conecte-se conosco



Estadual

Empresas podem utilizar saldo credor de ICMS para projetos de investimentos até março

Publicado

em

Empresas instaladas no Espírito Santo e que estejam interessadas em expandir suas operações utilizando saldos credores de ICMS deverão encaminhar suas propostas para análise da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), até o dia 01 de março. Os saldos são acumulados em decorrência das operações e prestações que destinam mercadorias para o exterior, por meio do Projeto de Investimento Produtivo (Proinp).

O Proinp foi instituído pela Lei 11.001/2019 e é regulado pelo Decreto nº 4524-R/2019 e pela Portaria Sedes R 136/2019. Em linhas gerais, as empresas detentoras dos créditos acumulados – desde que apresentem projeto de investimento produtivo de relevante interesse social e econômico, e após a provação do projeto pela Sedes – poderão transferir a terceiros os créditos do ICMS.

De acordo com a subsecretária de Competitividade e Projetos Estruturantes da Sedes, Rachel Freixo, a medida contribui para a expansão das atividades industriais. “Muitas vezes as empresas desejam aumentar sua produção, construindo uma nova fábrica, por exemplo, mas não têm o montante suficiente para iniciar este projeto. Com o Proinp essa empresa poderá transferir a terceiros o saldo credor de ICMS e, assim, obter recursos financeiros para iniciar esse novo empreendimento, tornando o Espírito Santo ainda mais competitivo no cenário nacional, gerando novos investimentos, criando novos postos de trabalho, principalmente, e por consequência mais riqueza, renda e qualidade de vida”, explica.

Já o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destaca que os estabelecimentos exportadores poderão apresentar projeto unificado. “Vamos supor que três empresas pequenas, do setor de rochas tenham saldo credor de ICMS e queiram investir em um único projeto de construção de produção de energia solar, elas poderão se unir e apresentar um único projeto que beneficiará todo o grupo. Trata-se de uma proposta positiva para toda a cadeia produtiva”, afirma.

Além da aplicação em novos projetos, o saldo credor acumulado de ICMS também poderá ser utilizado pelo estabelecimento exportador ou transferido a terceiros para a compensação de débito tributário, ajuizadas ou não, cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2018.

A Sedes é a responsável pela análise social e econômica do projeto. Após aprovado, o projeto segue para os demais procedimentos de transferência e acompanhamento do crédito junto à Secretaria da Fazenda, e nos casos de pagamento de dívida tributária, também terá a intervenção da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Os projetos deverão ser encaminhados à Sedes, via sistema e-Docs, pelo portal www.acessocidadao.es.gov.br para o destinatário de grupo “Projeto de Investimento Produtivo – Poinp”.

As empresas com projetos aprovados terão prazo de quatro anos para a conclusão dos investimentos propostos. O descumprimento do prazo pode acarretar multa de 25% sobre o valor do crédito homologado e caberá à Sedes a fiscalização do projeto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio
(27) 3636-9707 – 99942-9537 / 3636-9708
[email protected]  / [email protected] 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Carnaval com chuva e trovoada até terça-feira no ES

Publicado

em

O motivo é a passagem de uma frente fria pelo mar, o que pode fazer com que ocorra uma queda de temperatura em todas as regiões

Os próximos dias de carnaval no Espírito Santo, incluindo este domingo (23), serão com chuva e até registro de trovoadas em alguns momentos. A previsão, segundo o boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de tempo encoberto a nublado com chuva e possíveis trovoadas, principalmente na região Serrana e no Litoral capixaba.

No Estado as temperaturas devem oscilar entre 17° e 25°. Em Vitória a variação dos termômetros é um pouco maior, ficando entre 22° a 27°.

Leia também: Carnaval terá tempo instável em todo o ES, prevê Incaper

A mudança no clima decorre, segundo a coordenação de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), devido a passagem de uma frente fria pelo mar, o que pode fazer com que ocorra uma queda de temperatura em todas as regiões. Pode ocorrer vento moderado, em alguns momentos no litoral da região Nordeste.


(*G1)

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento4 minutos atrás

Grupo Especial: veja ordem das escolas de samba no 1º dia de desfiles na Sapucaí

Neste domingo (23) sete escolas vão passar pela Marquês de Sapucaí abrindo os desfiles do Grupo Especial, considerado a elite...

Carros e Motos4 minutos atrás

Primeiro SUV elétrico da Audi chega ao Brasil em abril

arrow-options Divulgação O E-tron será o primeiro veículo SUV da Audi à base de eletricidade Com a onda dos carros...

Economia38 minutos atrás

Marcado pelo turismo, carnaval deve movimentar R$ 8 bilhões

arrow-options Glaucimara Castro/Divulgação Confederação Nacional do Comércio estima que carnaval 2020 será o melhor desde 2015 Um dos principais feriados...

Mulher51 minutos atrás

Não é só bagunça: carnaval também anima as crianças pelo Brasil; veja fotos

O carnaval no Brasil é papo sério e faz ou já fez parte vida de quase todos os brasileiros. Afinal,...

Internacional1 hora atrás

Ao tentar provar que Terra é plana em experimento com foguete, aventureiro morre

arrow-options reprodução / Twitter Experimento aconteceu na Califórnia Um aventureiro norte-americano morreu neste sábado (22) no deserto da Califórnia, nos...

Entretenimento1 hora atrás

Curitiba é tomada pela Zombie Walk no domingo de Carnaval

arrow-options Reprodução / Facebook @Deise Lopes Foliões no Zombie Walk de 2020 O Centro de Curitiba foi invadido no início...

Saúde2 horas atrás

Coronavírus: todos os protocolos foram cumpridos, diz ministro

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou hoje (23) que todos os protocolos nacionais e internacionais foram cumpridos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana