Connect with us

Estadual

Empresas apresentam projetos de ferrovia que pode ligar o litoral do Espírito Santo ao Peru

Published

on

Imagem ilustrativa | Divulgação/ PAC

Quatro propostas foram entregues ao governo federal. Aracruz, São Mateus e Presidente Kennedy podem se tornar portas de entrada da Ferrovia Bioceânica rumo ao Pacífico

Empresas privadas apresentaram ao governo federal quatro projetos de ferrovias partindo do Espírito Santo, que poderão se integrar ao traçado da Ferrovia Bioceânica — corredor logístico planejado para ligar o litoral brasileiro ao porto de Chancay, em Lima, no Peru, criando uma rota direta entre a América do Sul e o mercado asiático.

Segundo o consultor técnico da Findes, Luis Cláudio Montenegro, os projetos envolvem trechos ferroviários conectados a áreas estratégicas para logística e exportação, sobretudo pela proximidade com portos em desenvolvimento no Estado.

Quatro propostas saindo do ES

Aracruz concentra duas das propostas, enquanto São Mateus, com o projeto ferroviário da Petrocity, e Presidente Kennedy, ligado ao Porto Central, completam a lista de interessados.

Em Aracruz, os empreendimentos são considerados potenciais portas de entrada para cargas que chegam pelo Atlântico e seguem em direção ao Pacífico. O complexo portuário local — com destaque para Portocel e o porto da Imetame, previsto para iniciar operações em 2026 — é visto como uma das vantagens competitivas do Estado.

Já em Presidente Kennedy, o Porto Central também surge como alternativa. No entanto, Montenegro ressalta que qualquer escolha exigirá “a construção de uma ferrovia extensa, que demandará investimento elevado”.

Bioceânica ainda prevê início na Bahia

O projeto oficial da Ferrovia Bioceânica, apresentado pelo governo federal, prevê como ponto de partida o futuro Porto Sul, em Ilhéus (BA). A obra, porém, enfrenta dificuldades para avançar, incluindo complexidade no licenciamento ambiental e uma ponte de mais de 3 km prevista para conectar o porto à Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste).

Uma fonte do alto escalão do governo estadual avaliou que o trecho baiano é “complexo e problemático” para licenciamento, reforçando a atratividade do Espírito Santo como alternativa.

Integração ferroviária no Centro-Oeste

A Bioceânica deverá conectar trechos já existentes em Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, integrando-se às ferrovias Fiol, Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) e à Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte (GO).

O objetivo é criar um corredor multimodal capaz de escoar commodities agrícolas do Centro-Oeste para o Atlântico ou Pacífico.

Desafios técnicos e adequações

Um dos desafios discutidos por técnicos é a diferença de bitola entre trechos ferroviários, o que pode exigir zonas de transbordo, aumentando custos e tempo de transporte. Adequações nos projetos ainda poderão ocorrer, dependendo das propostas selecionadas para formar o traçado final.

Acordo Brasil–China

O interesse internacional pelo projeto é reforçado por um memorando assinado entre Brasil e China, que prevê que o país asiático conduza estudos aprofundados da malha ferroviária brasileira.

Em abril deste ano, uma comitiva da China Railway Economic and Planning Research Institute esteve no Brasil para reuniões com a Casa Civil, Ministério dos Transportes e MPO.

ES pode entrar no mapa oficial

Apesar de o início previsto ainda ser Ilhéus, a expectativa é de que o Espírito Santo seja incluído oficialmente no projeto, já que investidores apresentaram quatro propostas tendo o Estado como ponto de partida.

Fontes: Agência Gov, EPL e Tribuna on line.


📲 Curtiu essa notícia? Siga o FA NOTÍCIAS
No Twitter, Facebook e Instagram.
Entre nos grupos  WhatsApp e Telegram!

Comente Abaixo
Estadual2 horas ago

Comitê promove evento para fortalecer a participação feminina no Poder Judiciário

O Comitê Gestor de Incentivo à Participação Institucional Feminina e Equidade de Gênero do Tribunal de Justiça do Espírito Santo...

Horóscopo2 horas ago

Horóscopo do dia | previsão para os 12 signos em 02/12/2025

O sagitariano, embora prefira estar sempre livre e descompromissado, uma vez envolvidos num relacionamento amoroso, tudo farão para torná-lo agradável...

Política6 horas ago

Alunos de Vitória compartilham experiência de simular ONU

A Comissão de Educação recebeu nesta segunda-feira (1º) estudantes da Escola Estadual Elza Lemos Andreatta, da região da Grande São...

São Mateus7 horas ago

Calor intenso | Médico reforça importância da hidratação nos dias quentes início de dezembro

Com máximas acima dos 30 °C em diversos municípios capixabas, inclusive em cidades tradicionalmente mais frias, Dr. Danilo Almeida explica...

Estadual7 horas ago

TVE transmite o ‘Vozes PcD’s’ e amplia espaço para representatividade

A TVE reforça seu compromisso com a inclusão e a representatividade: a emissora pública dos capixabas transmite ao vivo, na...

Estadual7 horas ago

Projeto Cafeicultura Sustentável inicia certificação de propriedades participantes

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do...

Nacional7 horas ago

VÍDEO | Homem usa duas armas para atirar contra ex em pastelaria

Vítima foi atingida por ao menos seis disparos na pastelaria onde trabalha, na zona norte de São Paulo. Mulher segue...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana