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Empreendedores: Mais de 50% não sabem administrar as finanças

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Pesquisa do Sebrae mostra a dificuldade dos empreendedores capixabas

Mais de 50% dos donos dos micros e pequenos empresários capixabas admitiram a necessidade de capacitação quando o assunto é controle e gestão financeira, segundo uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ES).

O levantamento – que mostrou o perfil dos empresários proprietários de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) -, revelou a porcentagem dos 39% que buscam orientação para obter crédito ou empréstimo. Há ainda um grupo formado por 24% que admitiu já ter atrasado o pagamento de algum imposto.

“Os dados sugerem a necessidade de uma gestão financeira para os pequenos negócios urgente. É comum esse empreendedor dar início as atividades e ser, ele mesmo, responsável por tudo. Mas com o tempo percebe a inabilidade para algumas áreas, como a financeira”, explicou a administradora e gerente da Unidade Financeira do Conselho de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Kamyla Dadalto.

Segundo ela, quanto mais o pequeno empresário insistir em dar seu “jeitinho” para equilibrar as contas do negócio, pior pode ficar. “Em geral, a recomendação é buscar uma consultoria para identificar os problemas e criar as estratégias para sair do vermelho. Cada empresa terá um tipo de dificuldade e a vantagem da consultoria é a personalização do atendimento”, sugeriu.

Para os empreendedores que ainda não podem contratar um consultor, a administradora dá uma dica preciosa: separe as contas bancárias de uso pessoal e para uso do negócio. “Sem essa divisão é até difícil conseguir perceber se a empresa está dando lucro ou prejuízo”, alerta a gerente do CRA-ES.

Outra sugestão é não usar o capital obtido com empréstimo bancário para pagar dívidas. “Empréstimo é para investir. Por isso, ter um plano de negócios é fundamental para que esse dinheiro não vá embora sem ter possibilitado o crescimento ou a melhoria desejada para a empresa”, finalizou.

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Veja oito dicas do Bandes sobre logística para as empresas se adaptarem ao cenário atual

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A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) impactou no funcionamento do mercado e nos hábitos de consumo. Devido às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), grande parte da população está em casa seguindo o distanciamento social, o que ocasionou o aumento das compras on-line e nas mudanças de logística das empresas.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em março, houve um aumento de cerca de 35% nas compras on-line, em comparação com o mesmo período de 2019. Muitos dos consumidores preferem comprar pela internet, não só para evitar saírem de casa, mas também pela facilidade e rapidez no processo de venda, além do conforto em receber tudo em casa.

Nesse período, é ainda mais necessário que as empresas procurem métodos para aumentar a eficiência produtiva, com o objetivo de desenvolver vantagens sobre os concorrentes. “O investimento no processo de vendas on-line envolve planejamento, execução, controle da distribuição de produtos, além de armazenamento. Ou seja, é estratégico, porque é a área da empresa que pensa como os produtos e serviços chegam ao consumidor final”, explica Sávio Caçador, economista e gerente de Planejamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Para ajudar os empresários a organizar melhor este processo, o economista enumerou oito dicas valiosas, confira:

Organização e agilidade: Quanto mais informações e números sobre a empresa disponíveis, melhor e mais rápidas as demandas serão atendidas. É importante manter um bom acompanhamento de todo o processo para evitar possíveis problemas. A equipe de vendas e de produção deve atuar de forma bem próxima.

Cadeia de suprimentos: A falta de produtos em estoque é um problema, tanto quanto o excesso deles. Para evitar os prejuízos, uma boa solução é compartilhar o sistema da cadeia de suprimentos com os fornecedores. Dessa forma, eles podem entregar os produtos de acordo com a necessidade. Ou seja, a quantidade de matéria-prima que a empresa tem em estoque para atender às demandas dos clientes deve ser bem planejada.

Previsões de demandas: Para evitar faltas ou desperdícios, é importante ter uma previsão das demandas do mês. Esse controle pode ser feito com base nas demandas do mês anterior, fazendo ajustes condizentes ao mês atual.

Parceiros inovadores: Procure por parceiros e fornecedores entre os quais você enxerga a capacidade de inovação e eficiência, contribuindo para o crescimento da empresa.

Integração da equipe: A equipe da empresa deve estar integrada e informada sobre os processos de produção, para que as operações sejam alinhadas e tudo funcione com mais eficiência e rapidez.

Softwares: Pesquise e escolha o software que melhor atende às demandas da empresa. Essa escolha é essencial para que a gestão permaneça organizada, minimizando os possíveis erros humanos e situações inesperadas.

Desempenho: Vale a pena estar sempre monitorando as atividades dos fornecedores e dos colaboradores da empresa, para garantir que estejam todos alinhados. Os ambientes interno e externo devem estar equilibrados para que as demandas da empresa sejam atendidas com efetividade.

Bom atendimento: o bom atendimento, prestado com cordialidade e clareza das informações, continua sendo um diferencial competitivo importante. Ele deve ser feito on-line (telefone, SMS, Whatsapp, site) ou off-line (vendedor, motoboy, entregador, etc.).

Texto: Julia Ronchi

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 3331-4352/ (27) 98131-6987 / (27) 3331-4424
[email protected]
www.facebook.com/bandesonline

Fonte: Governo ES

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