conecte-se conosco



Nacional

Empate em ação penal não beneficia o réu, decide Fux

Publicado

em


source
Luiz Fux, presidente do STF
O Antagonista

Luiz Fux, presidente do STF

BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, decidiu na última quarta-feira, dia 14, que um eventual empate no julgamento de uma ação penal não absolve o réu.

A decisão foi tomada no âmbito de uma questão de ordem apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, que, no mês passado, pediu que Fux analisasse a possibilidade de submeter ao Plenário a discussão sobre empate em votação de matéria penal.

Fux, porém, considerou que essa é uma questão que já foi “longamente” debatida em plenário e que a decisão a favor do réu, em casos de empate, deve ser dada apenas em casos excepcionais.

“Note-se que todas as normas dão preferência à obtenção do voto de desempate, e não à solução favorável ao paciente ou recorrido, decorrente do empate na votação. A solução favorável em caso de empate no habeas corpus, portanto, constitui regra excepcionalíssima, que não pode ser estendida a casos distintos dos previstos”, disse Fux.

Leia Também

Leia Também

O pedido de Gilmar mendes aconteceu após o julgamento em que o STF condenou o ex-deputado André Moura a 8 anos e 3 meses de prisão em um caso envolvendo desvio de dinheiro público. Em um dos julgamentos do processo, a votação ficou empatada em 5 a 5, e Fux decidiu que este último caso seria suspenso e retomado apenas quando fosse o novo ministro da Corte fosse nomeado.

A defesa do ex-deputado alegou, porém, que o empate na votação devia ser interpretado a favor ao réu, e pediu a Gilmar Mendes a “preservação do status de inocência” de André moura. A defesa solicitou ao STF a revogação da decisão de suspensão do julgamento e a consequente proclamação do resultado pela absolvição do réu.

Leia Também

O presidente da corte decidiu que o entendimento favorável ao acusado, em caso de empate, não se aplica em julgamento que discute condenação. Na decisão, Fux diz trata-se de questão já “longamente debatida no Plenário”. “Não assiste razão à defesa”, declarou.

“A aplicação de normas por analogia exige que haja semelhança entre o caso não previsto na lei e aqueles disciplinados pela norma jurídica que se pretende aplicar para solucionar a controvérsia. A previsão expressa e específica de ‘habeas corpus’ e ‘recursos em matéria criminal’ não admite extensão a casos de distinta natureza”, completou o ministro.

Comente Abaixo
Entretenimento6 minutos atrás

Estreia hoje! Gizelly Bicalho confina famosos no reality Casa de Verão

Divulgação Gizelly Bicalho Provando que faz jus ao apelido de “furacão” conquistado durante participação na temporada de 2020 do  “Big...

Saúde20 minutos atrás

Covid-19: Brasil bate recorde de novos casos pelo 2º dia seguido

O número de casos de covid-19 registrados em 24 horas bateu o segundo recorde seguido em dois dias. De ontem...

Saúde20 minutos atrás

Distrito Federal volta a proibir público em competições esportivas

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, assinou, nesta quinta-feira (27), decreto que retoma a proibição de público em...

Saúde20 minutos atrás

Rio já tem mais casos de covid-19 do que no primeiro ano de pandemia

A cidade do Rio de Janeiro registrou, nos primeiros 26 dias do ano, 228.129 casos de covid-19. Este número é maior do...

Saúde21 minutos atrás

Secretários de Saúde pedem revogação de portaria sobre o kit covid

Os conselhos nacionais dos Secretários de Saúde (Conass) e das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) entregaram ofício ao Ministério da...

Saúde21 minutos atrás

Aumentam casos de covid-19 no Amazonas, que passa à fase de risco alto

O estado do Amazonas entrou na fase de risco alto por causa do aumento dos casos de covid-19. Segundo boletim...

Entretenimento51 minutos atrás

Taís Araújo grava ‘The Masked Singer’ com figurino das empreguetes

Reprodução Taís Araújo vestiu roupa da novela ‘Cheias de Charme’ O “The Masked Singer Brasil” não está chamando atenção apenas pelas roupas...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!