conecte-se conosco


Internacional

Em Praga, tchecos fazem manifestação contra primeiro-ministro

Publicado

em

Mais de 200 mil tchecos, segundo a polícia, concentraram-se este sábado (16) no centro de Praga para pedir a saída do primeiro-ministro Andrej Babis, acusado de corrupção, na véspera do 30º aniversário da Revolução de Veludo que derrubou o comunismo na antiga Tchecoslováquia.

Antigo comunista, o chefe de governo populista, Andrej Babis, enfrenta uma série de acusações de corrupção e um inquérito da Comissão Europeia sobre um eventual conflito de interesses relacionado com a sua holding, que reúne empresas agrícolas  e do setor químico. O primeiro-ministro rejeita as acusações.

Babis é também identificado como agente nos dossiers secretos da polícia dos anos 80, o que ele também desmentiu. O seu governo de coligação minoritário é apoiado no parlamento pelo partido comunista.

“Mais de 200 mil pessoas” participam da manifestação enquanto outras chegam ao Parque Letna, no centro de Praga, explicou a polícia tcheca através da rede social Twitter.

A manifestação é organizada pelo movimento Um Milhão de Momentos pela Democracia, que pediu ao primeiro-ministro para encontrar uma solução para os seus conflitos de interesses ou retirar-se do cargo.

A concentração de protesto realiza-se na véspera do 30º aniversário da Revolução de Veludo, quando manifestações sem precedentes e uma greve geral acabaram com quatro décadas de totalitarismo imposto pela União Soviética no que era então a Tchecoslováquia.

Em junho, cerca de 250 mil pessoas concentraram-se em Praga pedindo a saída Babis na maior manifestação organizada desde a Revolução de Veludo.

Edição:

Comentários do Facebook
Leia mais:  Lacalle Pou leva pequena vantagem na disputa à presidência do Uruguai
publicidade

Internacional

Manifestantes vão às ruas de Hong Kong em ato pró-democracia

Publicado

em

source
Manifestantes nas ruas de Hong Kong arrow-options
Reprodução/Twitter

Milhares saíram às ruas de Hong Kong

Milhares de manifestantes saíram às ruas de Hong Kong neste domingo (8) em um ato pró-democracia. O protesto começou à tarde, no horário local e, à noite, muitas pessoas continuavam protestando. Elas usavam os celulares como lanternas e exibiam cartazes com os dizeres “Free Hong Kong” (Hong Kong livre, na tradução do inglês).

Os manifestantes se reuniram no Victoria Park, na Causeway Bay, depois que a Frente Civil de Direitos Humanos, o grupo que organizou as marchas de milhões de pessoas na cidade sob controle chinês em junho, conseguiu autorização para a realização da manifestação.

Leia também: Protestos se intensificam em Hong Kong após meses de agitações

A mobilização começou em 9 de junho contra um projeto de lei sobre extradições para a China continental, que já retirado. Depois a pauta se expandiu para demandas por maior democracia e contra a interferência de Pequim nos assuntos locais.

O protesto deste domingo é visto como uma forma de pressão sobre o governo do território semiautônomo, que sofreu derrota recente nas eleições distritais.

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Leia mais:  Bolsonaro exonera presidente da ABDI
Continue lendo
Internacional59 minutos atrás

Manifestantes vão às ruas de Hong Kong em ato pró-democracia

arrow-options Reprodução/Twitter Milhares saíram às ruas de Hong Kong Milhares de manifestantes saíram às ruas de Hong Kong neste domingo...

Internacional59 minutos atrás

Greta Thunberg diz que índios foram mortos por proteger florestas no Maranhão

arrow-options Reprodução/Instagram Greta Thunberg Greta Thunberg usou Twitter para comentar mortes de índios Guajajara A ativista Greta Thunberg fez uma...

Política2 horas atrás

No país com mais gado do mundo, pobre não pode comer carne, dispara Lula

arrow-options Agência Brasil O ex-presidente Lula foi ao Twitter para questionar a alta no preço da carne bovina No início...

Política2 horas atrás

Carlos Bolsonaro reativa conta no Twitter, após quase um mês fora das redes

arrow-options Caio César/CMRJ Carlos Bolsonaro Após quase um mês fora das redes sociais, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) reativou sua...

Política2 horas atrás

Metade do País avalia combate à corrupção de Bolsonaro como ruim ou péssimo

arrow-options Marcos Corrêa/PR Recuperação lenta da economia tem ajudado a diminuir queda da popularidade de Bolsonaro Metade dos brasileiros avalia...

Política2 horas atrás

Doria discute o novo PSDB com Fernando Henrique Cardoso

arrow-options Reprodução Dupla se encontrou no apartamento de FHC Neste domingo 8, o governador de São Paulo, João Doria, e...

Política2 horas atrás

Moro desiste de mudanças no pacote anticrime no Senado

arrow-options Agência Brasil Sergio Moro quer acelerar tramitação do pacote anticrime O ministro Sergio Moro , da Justiça e Segurança...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana