conecte-se conosco



Internacional

Em Praga, tchecos fazem manifestação contra primeiro-ministro

Publicado

em

Mais de 200 mil tchecos, segundo a polícia, concentraram-se este sábado (16) no centro de Praga para pedir a saída do primeiro-ministro Andrej Babis, acusado de corrupção, na véspera do 30º aniversário da Revolução de Veludo que derrubou o comunismo na antiga Tchecoslováquia.

Antigo comunista, o chefe de governo populista, Andrej Babis, enfrenta uma série de acusações de corrupção e um inquérito da Comissão Europeia sobre um eventual conflito de interesses relacionado com a sua holding, que reúne empresas agrícolas  e do setor químico. O primeiro-ministro rejeita as acusações.

Babis é também identificado como agente nos dossiers secretos da polícia dos anos 80, o que ele também desmentiu. O seu governo de coligação minoritário é apoiado no parlamento pelo partido comunista.

“Mais de 200 mil pessoas” participam da manifestação enquanto outras chegam ao Parque Letna, no centro de Praga, explicou a polícia tcheca através da rede social Twitter.

A manifestação é organizada pelo movimento Um Milhão de Momentos pela Democracia, que pediu ao primeiro-ministro para encontrar uma solução para os seus conflitos de interesses ou retirar-se do cargo.

A concentração de protesto realiza-se na véspera do 30º aniversário da Revolução de Veludo, quando manifestações sem precedentes e uma greve geral acabaram com quatro décadas de totalitarismo imposto pela União Soviética no que era então a Tchecoslováquia.

Em junho, cerca de 250 mil pessoas concentraram-se em Praga pedindo a saída Babis na maior manifestação organizada desde a Revolução de Veludo.

Edição:

Comentários do Facebook

Internacional

Ganhadores de Nobel pedem que vacinas sejam para todos

Publicado

em


.

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu e o ator George Clooney estão entre as mais de 100 personalidades que assinaram um apelo para que as eventuais vacinas contra o novo coronavírus sejam declaradas como bem comum global e amplamente disponibilizadas.

O apelo é liderado pelo fundador do movimento de microcrédito Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz assim como Tutu. Segundo Yunus, algumas empresas farmacêuticas declararam que as vacinas serão proporcionadas primeiro a países ricos da Europa e aos Estados Unidos.

“O que acontece com o resto do mundo? É como se o resto do mundo fosse ser esquecido”, disse o criador do Centro Yunus, estabelecido há mais de uma década para combater a pobreza.

“Esta é uma vacina que é necessária para 8 bilhões de pessoas. O que acontece com os pobres? O que acontece com países pobres que não podem pagar os preços que eles estarão cobrando nos países ricos”?

Atualmente, não existe vacina contra a covid-19, mas mais de 100 estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, à medida que as farmacêuticas estão correndo para combater uma pandemia que já matou mais de 500 mil pessoas.

Especialistas preveem que o desenvolvimento de uma vacina segura e eficiente pode exigir de 12 a 18 meses.

Callum Mackenzie, diretor da Yunus Tailândia, alertou que, assim que isso tiver acontecido, as dificuldades para obtê-la podem levar a uma proliferação de vacinas falsas em países mais pobres.

A farmacêutica britânica AstraZeneca já iniciou testes com humanos de uma vacina desenvolvida com a Universidade de Oxford. A vacina custaria cerca de US$ 2,8 por dose na Europa, de acordo com o Ministério da Saúde da Itália, e a empresa não espera lucrar com ela durante a pandemia

Comentários do Facebook
Continue lendo
Tecnologia2 minutos atrás

Versão mais barata do Xbox Series X deve ser revelada em agosto

Reprodução Design oficial do Xbox Series X O Xbox Series X não deve ser o único console da Microsoft para...

Nacional3 minutos atrás

Jovem é agredida com socos e comentários racistas por vizinhos em Manaus

TV Amazônica Câmeras de segurança flagraram agressão Uma universitária de 22 anos identificada como Dayse Brilhante registrou um boletim de...

Polícia Federal8 minutos atrás

PF investiga desvio de recursos públicos do auxílio federal para enfrentamento ao Covid-19

. Manaus/AM – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (30/6), a Operação Sangria, inaugurando a fase ostensiva de...

Agricultura22 minutos atrás

AÇÚCAR/CEPEA: Com açúcar estocado, interesse comprador na commodity diminui

. Cepea, 30/6/2020 – As negociações de açúcar cristal no mercado spot de São Paulo estiveram em ritmo mais lento...

Agricultura22 minutos atrás

TRIGO/CEPEA: Clima favorece semeio e aumento de área no Sul do Brasil

. Cepea, 30/6/2020 – Os trabalhos de campo da nova safra de trigo seguem avançando, com o clima no Sul...

Agricultura23 minutos atrás

ETANOL/CEPEA: Procura diminui e cotações recuam novamente em SP

. Cepea, 30/6/2020 – O volume de etanol hidratado negociado no mercado spot paulista na última semana permaneceu praticamente estável,...

Agricultura33 minutos atrás

TOMATE/CEPEA: Preços caem pela terceira semana consecutiva

. Cepea, 30/6/2020 – Os preços do tomate salada longa vida 3A recuaram nos atacados nos últimos dias, devido ao...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!