conecte-se conosco


Nacional

Em posse, Maduro ataca direita e diz que Venezuela é ‘profundamente democrática’

Publicado

em


Nicolás Maduro tomou posse em 10 de janeiro para segundo mandato na Venezuela; novo governo vai até 2025
Divulgação

Nicolás Maduro tomou posse em 10 de janeiro para segundo mandato na Venezuela; novo governo vai até 2025

Nicolás Maduro tomou posse nesta quinta-feira (10) para seu segundo mandato na presidência do país, que vai até 2025. A cerimônia foi realizada na sede do Tribunal Supremo de Justiça em Caracas, uma vez que a Assembleia Nacional, dominada pela oposição, não reconhece a  vitória do político na eleição realizada no ano passado – que teve abstenção superior a 50% e foi rodeada por denúncias de fraudes e de uso do aparato estatal a favor de Maduro.

Em seu discurso, Nicolás Maduro criticou opositores e autoridades internacionais que também não reconhecem a legitimidade de seu regime. Esse é o caso do próprio Brasil, que não enviou nenhum representante oficial para a cerimônia. A única brasileira presente ao evento foi a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann .

De acordo com Maduro, há um esforço internacional para “principiar processo de desestabilização” na Venezuela , o que seria resultado da atuação da direita do país, acusada de ter contaminado “toda a região” da América Latina. O chavista incluiu nessa crítica o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PSL), taxado como “fascista” por Maduro.

O presidente venezuelano acrescentou que “governos satélites” dos Estados Unidos colocaram sua posse no “centro de uma guerra mundial”, afirmando que a Venezuela surge como uma nação que está “arriscando criar um novo mundo”.

Segundo Maduro, há “manipulação” contra a memória e ideologias de seu antecessor no cargo, Hugo Chavez (1954 – 2013), e contra ele próprio. “Não há um só país onde não haja uma campanha persistente, diária, permanente, de 20 anos de manipulação contra o comandante Chavez e este humilde trabalhador”, disse.

Leia mais:  Ibope: Rejeição a Haddad dispara e Bolsonaro melhora desempenho com eleitoras

O presidente venezuelano reafirmou ainda a legitimidade de sua vitória na disputa eleitoral, que, segundo ele, ocorreu com “olhos nos olhos” de seus adversários. O chavista também prometeu, “respeitando a democracia”, tomar as “rédeas da pátria”, que convive há anos com aumento da pobreza, violência e desemprego, e com alta inflação e desabastecimento de insumos básicos.

“Cumpri com a Constituição, meu juramento foi retificado e, a partir de hoje, assumo a presidência para, democraticamente, tomar as rédeas de nosso país em direção a um destino melhor”, declarou. “Nós, na Venezuela , defendemo-nos da manipulação, das mentiras midiáticas e das emboscadas. […] A Venezuela é um país profundamente democrático”, enfatizou.

OEA contesta legitimidade do governo Nicolás Maduro


Nicolás Maduro tomou posse em 10 de janeiro para segundo mandato na Venezuela; novo governo vai até 2025
Divulgação/Twitter – @NicolasMaduro

Nicolás Maduro tomou posse em 10 de janeiro para segundo mandato na Venezuela; novo governo vai até 2025

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou, também nesta quinta-feira, uma declaração conjunta na qual diz que não reconhece a legitimidade do novo mandato do presidente reeleito da Venezuela. A iniciativa ocorreu logo após a posse de Maduro, em Caracas.

“Saudamos o compromisso dos países das Américas reconhecendo como ilegítimo o regime de Maduro. O povo da Venezuela não está sozinho, seguimos trabalhando para recuperar a democracia, os direitos e as liberdades de todos”, afirmou o secretário-geral da OEA, Luís Almagro, via sua conta pessoal no Twitter.

O Conselho Permanente da OEA se reuniu hoje extraordinariamente para discutir a situação de Maduro e da Venezuela. A declaração foi aprovada com 19 votos a favor, 6 contrários, 8 abstenções e 1 ausência. O Brasil votou favoravelmente à medida. Ao lado da Venezuela ficaram Bolívia e Nicarágua, entre outros países.

No começo do mês, o Grupo de Lima, formado por 14 países, inclusive o Brasil , aprovou manifestação semelhante, na qual recomenda Maduro transmita o poder para a Assembleia Nacional, que assumirá o compromisso de promover novas eleições.

Leia mais:  A velha Rádio-patrulha

Nicolás Maduro foi eleito ano passado e houve uma abstenção avaliada em torno de 60%. A oposição, que comanda a Assembleia Nacional da Venezuela, levantou dúvidas sobre a legitimidade do processo eleitoral na época.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Líderes de 12 países latinos assinam criação do Prosul: “Fórum sem ideologia”

Publicado

em


Líderes de 12 países latino americanos assinaram a criação do Prosul
Divulgação

Líderes de 12 países latino americanos assinaram a criação do Prosul

Líderes de 12 países latino-americanos assinaram, no início da tarde desta sexta-feira (22) a criação do Prosul, nova comunidade que deverá substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O encontro aconteceu no Chile. 

Leia também: Bolsonaro participa de cúpula com outros seis líderes sul-americanos no Chile

O Prosul será formado por 12 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

“Queremos criar um fórum de diálogo”, disse o presidente chileno Sebastián Piñera, após a reunião entre os representantes. “Um fórum sem ideologias, sem burocracias, franco e direto com democracia e [preservação dos] direitos humanos”, acrescentou o presidente, informando que esses são “valores e princípios” do grupo.

Ainda de acordo com o líder chileno, o maior objetivo dos membros do grupo é “avançar juntos, melhorar a qualidade de vida e criar mais oportunidades para que todos os habitantes possam seguir com seus projetos de liberdade”

No encontro, Piñera destacou que a primeira ação do grupo deve ser uma análise sobre o que foi realizado e precisa ser aperfeiçoado. “[Temos de pensar] no desenvolvimento do nosso povo.” Ele lembrou que há cinco anos, os líderes da região não se reúnem em um fórum como o que ocorre hoje.

O presidente do Chile ressaltou que os objetivos do Prosul são o diálogo contínuo e a coordenação de ações conjuntas a para o desenvolvimento da região. Segundo Piñera, o segundo passo será a instituição de grupos de trabalho para elaborar as bases para a criação da comunidade comum.

Leia também: “Cada um que responda pelos seus atos”, diz Bolsonaro sobre Temer

O presidente Jair Bolsonaro viajou ontem (21) para Santiago e deve ficar lá até sábado (23). Integram a comitiva brasileira os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), além dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ).  

Leia mais:  João de Deus é interrogado hoje e polícia espera finalizar segundo inquérito

Já no sábado (23), Bolsonaro participa de um café da manhã com cerca de 20 empresários, a convite da Sociedade de Fomento Fabril do Chile (Sofofa), uma das principais associações empresariais do país. Na sequência, ele se reúne, em encontro bilateral, com o líder chileno Sebástian Piñera, no Palácio La Moneda. Antes do encontro, deposita flores no monumento em homenagem ao libertador chileno, o general Bernardo O’Higgins. Após almoço da comitiva brasileira com o presidente Piñera, Bolsonaro e comitiva embarcam de volta ao Brasil.

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
Continue lendo
São Mateus27 minutos atrás

Estação de Tratamento de Esgoto do balneário de Guriri continua sem funcionar

SÃO MATEUS (ES) – Construída há 19 anos, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mariricu, que atenderia toda a...

Sem categoria2 horas atrás

Petrocity: Faculdade vai capacitar mão de obra para o porto

SÃO MATEUS (ES) – A Petrocity e a Faculdade Vale do Cricaré celebraram convênio para que a instituição de ensino...

Mulher2 horas atrás

Pizza sem glúten é opção que cabe na dieta; veja como preparar

Pizza combina com final de semana, encontro entre amigos ou aquele momento bate uma vontade de comer algo diferente e...

Mulher2 horas atrás

Sonha em ter cabelo volumoso? Veja 5 truques básicos que são infalíveis

Ter um cabelo volumoso e hidratado todos os dias é um sonho de consumo para a maior parte das pessoas,...

Mulher2 horas atrás

Foto de parto cesárea mostra bebê com “pose de super-herói”

Muitas crianças sonham em ser um super-herói quando crescer, mas um garotinho parece ter conseguido atingir esse sonho logo que...

Mulher2 horas atrás

Mulheres inspiradoras: corredora muda vida de mulheres da comunidade há 20 anos

“O que você está fazendo para mudar o mundo?”. Assim, de cara, a pergunta soa dura e pede uma reflexão....

Entretenimento5 horas atrás

Paolla Oliveira posa de biquíni e conscientiza seguidores: “Água é vida”

Paolla Oliveira, de 36 anos, compartilhou um registro fotográfico em sua conta do Instagram na tarde desta sexta-feira (22). De...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana