conecte-se conosco



Internacional

Em posse, Fernández pede “nunca mais” ao uso político da Justiça na Argentina

Publicado

em

source
duas pessoas arrow-options
Reprodução/Twitter Alberto Fernández

Alberto Fernández e Cristina Kirchner em cerimônia de posse

“Precisamos de cidadania na democracia”, começou dizendo Alberto Fernández, presidente da Argentina, ao tocar no tema da Justiça, um dos mais delicados do seu discurso durante a cerimônia de posse, nesta terça-feira (10), no Congresso Nacional do país.

Fernández disse que “sem uma Justiça realmente independente do poder político, não há república nem democracia, somente um conjunto de juízes que passam a atuar para satisfazer os poderosos de turno e a castigar aqueles que o enfrentam”.

Com a autoridade de quem é um dos mais renomados juristas da Argentina, professor decano da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, Alberto Fernández aproveitou essa introdução para descrever o cenário dos últimos quatro anos como “um processo de deterioração da Justiça, onde vimos perseguições indevidas e detenções arbitrárias, induzidas por aqueles que governam e silenciada por certa complacência midiática”.

Leia também: Bolsonaro recua e decide enviar Mourão para posse na Argentina 

Fernández se referia aos mais de 9 processos judiciais contra a ex-presidenta, e agora sua vice-presidenta, Cristina Kirchner, além das prisões preventivas de ao menos dois de seus ex-ministros e outras figuras dos anteriores governos.

“Por isso venho a manifestar diante desta assembleia e de todo o povo argentino, um contundente nunca mais. Nunca mais a uma justiça contaminada por serviços de inteligência! Nunca mais a uma justiça contaminada por operadores políticos! Nunca mais aos procedimentos judiciais obscuros e aos linchamentos midiáticos! Nunca mais a uma Justiça que decide e persegue de acordo aos ventos políticos do poder de turno! Nunca mais a uma política que criminaliza os dissensos para eliminar seus adversários! E digo isso com a firmeza de uma decisão profunda. Quando digo nunca mais, é nunca mais!”.

Leia também: Alberto Fernández toma posse como presidente da Argentina

O trecho traz claras referências à forma como o governo de Mauricio Macri atuou neste aspecto, perseguindo referentes kirchneristas e peronistas, fez a grande maioria dos deputados e senadores presentes se levantarem para aplaudir de pé a declaração.

Em seguida, o presidente Fernández anunciou um projeto de reforma do Poder Judiciário, que pretende criar um novo marco e evitar o uso político da Justiça. “Quando a política ingressa aos tribunais, a verdadeira justiça foge pela janela”, comentou o mandatário argentino, para ilustrar o pensamento que guiará o seu projeto. (pulsar/ revista fórum )

Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook

Internacional

Brasil passa a Espanha no número de mortes pela Covid-19

Publicado

em

 

 

 
Jovem com máscara contra o coronavírus
Pixabay/Orna Wachman

Nos casos confirmados da Covid-19 o Brasil está atrás somente dos Estados Unidos

O Brasil passou a Espanha nesta sexta-feira (29) no número de mortes causadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), chegando à marca de 27.276 registros de óbitos desde o início da pandemia da Covid-19 . Já o casos confirmados da doença são mais de 450 mil. Os dados são das secretarias estaduais de saúde.

No ranking mundial da plataforma nCoV2019.live, que mede o avanço do coronavírus, a Espanha aparece com 27.121 mortes o que faz o Brasil ficar atrás apenas de Estados Unidos (104.135), Reino Unido (38.161), Itália (33.229) e França (28.714).

No caso da França, devido à proximidade com o Brasil, ela deve ser ultrapassada neste sábado levando em consideração a tendência de alta dos dois países. Enquanto o Brasil tem registrado mil novos registros por dia, a França tem permanecido em uma quantidade diária menor do que 100.

O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás dos Estados Unidos.


Fonte: IG Mundo

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual1 minuto atrás

Metade do rebanho do Estado já foi imunizado contra febre aftosa

. A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa começou no dia 1º de maio e até o momento,...

Estadual1 minuto atrás

Ministério da Saúde prorroga campanha de vacinação contra Influenza até 30 de junho

. O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o próximo dia 30 de junho...

Estadual1 minuto atrás

Assinatura de memorando prevê instalação de refinaria e fábrica de lubrificantes e asfalto no Estado

. O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, e o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel...

Saúde16 minutos atrás

Ministério da Saúde fala sobre combate à pandemia de covid-19

. Neste momento, representantes do Ministério da Saúde participam de entrevista, no Palácio do Planalto, sobre enfrentamento à pandemia de...

Policial20 minutos atrás

PM apreende 17 pés de maconha em Viana

. Na tarde desta sexta-feira (29), policiais militares da 11ª Companhia Independente apreenderam 17 pés de maconha na Zona Rural...

Entretenimento20 minutos atrás

Kylie Jenner não é bilionária e Forbes expõe mentiras da socialite

Kylie Jenner teria mentido sobre os valores de sua empresa, a Kylie Cosmetics , para alcançar o título de mais...

Entretenimento20 minutos atrás

Ex-The Voice pode ser a nova namorada de Roberto Carlos

Roberto Carlos estaria vivendo um novo amor, conforme o próprio filho do cantor , Duda Braca, informou. E, segundo o programa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!