conecte-se conosco


Nacional

Em nota, PT afirma que STF deve um julgamento justo a Lula

Publicado

em

Lula
TVT/ Reprodução
PT cobra do STF um julgamento justo para Lula


Nesta quarta-feira (26), um dia após os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF)  adiarem a decisão sobre o pedido de habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, o Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu uma nota afirmando que um julgamento justo ainda não foi feito.

Na visão do PT , o STF ainda deve um julgamento justo a Lula, que está preso em Curitiba condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Leia também: Advogado de Lula diz seguir confiante que ex-presidente deixe a prisão

“A sessão no STF de ontem (25/06) deixou clara que tornou-se insustentável a manutenção da sentença de Sergio Moro, diante das graves evidências de sua parcialidade e dos abusos que cometeu no processo, reconhecidos até por ministros que votaram contra o direito de Lula aguardar em liberdade até o final do julgamento”, diz a nota.

Durante s discussão do habeas corpus, o ministro Gilmar Mendes pediu a soltura de Lula até que o julgamento fosse concluído, mas, por 3 votos a 2, não foi atendido.

Leia também: 2ª Turma do STF nega liberdade a Lula e julgamento da suspeição de Moro é adiado

Confira a nota do PT:

As últimas decisões da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal continuam devendo ao presidente Lula o julgamento justo que ele nunca teve nas mãos de Sergio Moro e prolongam sua prisão ilegal em Curitiba. Mais uma vez foi negado a Lula o direito constitucional da presunção de inocência que deve assistir a todos os cidadãos.

A sessão de ontem (25/06) deixou clara, no entanto, que tornou-se insustentável a manutenção da sentença de Sergio Moro, diante das graves evidências de sua parcialidade e dos abusos que cometeu no processo, reconhecidos até por ministros que votaram contra o direito de Lula aguardar em liberdade até o final do julgamento.

As provas de que o ex-juiz grampeou ilegalmente as conversas de advogados de Lula foram destacadas nos votos dos ministros dentre outras evidências arroladas pela defesa. Somam-se a elas as revelações do site Intercept e seus parceiros na imprensa sobre as criminosas mensagens trocadas entre Moro e os procuradores da Lava Jato, desvendando o cenário em que manipularam o processo com o objetivo político de excluir Lula do processo eleitoral.

Quem permanece no banco dos réus é o atual ministro Sergio Moro. Foi o julgamento de seus crimes que o STFpostergou mais uma vez no habeas corpus que terá de ser julgado, finalmente, depois do recesso judicial. A injusta decisão de manter Lula preso está longe de significar um voto a favor de Moro, que vem tentando se sustentar por meio de reiteradas mentiras.

O Partido dos Trabalhadores, em conjunto com todas as forças democráticas e populares, continuará cobrando do STF a devida resposta às graves denúncias da parcialidade, ilegalidade e arbitrariedade no processo contra Lula. Esta resposta se torna cada vez mais inadiável na medida em que estamos mantendo e ampliando a luta pela libertação e pela justiça para Lula, nas ruas, nos comitês e também nas redes sociais, junto à comunidade jurídica e à opinião pública mundial.

Já nesse fim de semana, o PT e demais organizações do Comitê Nacional Lula Livre darão início à coleta de assinaturas pela anulação dos processos contra o ex-presidente, em abaixo-assinado dirigido ao Supremo Tribunal Federal. Os Mutirões e Caravanas da Campanha Lula Livre serão intensificados como oportunidades de diálogo com o povo sobre as arbitrariedades da perseguição judicial contra Lula e a defesa de sua inocência e liberdade imediata.

O Brasil só vai se reconciliar com a democracia e o estado de direito quando for anulada a farsa judicial de Sergio Moro e seus procuradores.

Lula Livre!

Leia também: Gilmar e Lewandowski pedem liberdade de Lula; Celso de Mello deve decidir

Leia mais:  Rodrigo Maia quer que governo não interfira na eleição para presidente da Câmara

A nota foi compartilhada nas redes sociais pelo PT e pelo Instituto Lula. Filiados do partido também divulgaram o texto.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Dois amigos morrem ao tentar fazer selfie em cachoeira

Publicado

em

No domingo (14), dois homens faleceram ao tentar tirar uma “selfie” em uma cachoeira na Serra do Cipó, em Santana do Riacho. O operador de empilhadeira Ismael Elias Maia, de 26 anos, e o técnico administrativo Victor Kennedy Almeida Afonso Pena, de 29, são as duas vítimas.

Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros que a dupla estava na parte mais alta da Cachoeira da Farofa, e se aproximaram da beirada do penhasco para bater a foto. Um deles escorregou e caiu no poço da queda d’água. Seu colega mergulhou logo depois, para tentar socorrê-lo. No entanto, ambos acabaram se afogando.

O resgate dos corpos teve início e foi concluído nesta segunda-feira, 15. Com muitas cachoeiras, a Serra do Cipó registra grande movimento de banhistas sobretudo nos fins de semana e períodos de férias. O ponto turístico fica em Santana do Riacho, a 120 quilômetros de Belo Horizonte.

Em 23 de setembro do ano passado, Minas Gerais registrou outra morte por tentativa de “selfie” em queda d’água. A adolescente Taynara Claudino Ferreira estava com parentes na Cachoeira do Fabinho, em Santa Margarida, na Zona da Mata. Ao deixar o local, a moça disse que faria mais uma foto. Ela se posicionou sobre uma pedra, escorregou, bateu a cabeça, caiu no poço e ficou submersa. Os parentes chamaram resgate, mas a moça foi retirada já morta do local.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Massacre de Suzano completa um mês e vítimas recebem homenagem
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Regional8 minutos atrás

Corpo carbonizado é encontrado em plantação de eucaliptos em Aracruz

Cadáver estava em estado de decomposição avançado; exame ainda apontará a causa da morte O corpo de um homem foi...

Agricultura12 minutos atrás

Fiscais Federais Agropecuários contribuem em ações de combate ao tráfico de drogas

O Ministério da Agricultura, através dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, vem contribuindo nas operações de combate ao tráfico de drogas...

Agricultura12 minutos atrás

Ministra Tereza Cristina fará abertura de reunião de vice-ministros da Agricultura do Brics

Nesta quarta-feira (17), a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), acompanhada do secretário-executivo, Marcos Montes, dará as boas-vindas aos...

Agricultura12 minutos atrás

Capacitação visa aumentar compras da agricultura familiar para escolas e outros órgãos públicos

Servidores que trabalham com licitação, contratos e em área de nutrição voltados para a compra de alimentos destinados a instituições...

Agricultura12 minutos atrás

Preços de frutas e hortaliças ficaram mais baratos em junho, de acordo com a Conab

As frutas de maior consumo na mesa dos brasileiros como banana, laranja, melancia e maçã apresentaram queda nos preços no...

Saúde13 minutos atrás

384 casos de sarampo são confirmados de janeiro a julho no estado de São Paulo

De janeiro a 15 de julho deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou 384 casos de sarampo no estado...

Saúde13 minutos atrás

Ministério da Saúde suspende fabricação de 19 remédios; confira a lista

Nas últimas três semanas, o Ministério da Saúde rompeu contratos firmados com laboratórios de produção de remédios que eram distribuídos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana