conecte-se conosco



Internacional

Em meio a protestos, Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Publicado

em

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje (10), em um pronunciamento transmitido a partir da cidade de Cochabamba, sua renúncia ao cargo, em meio à escalada dos protestos que se seguiram à eleição de 20 de outubro no país.

Ao lado de Morales, o vice-presidente Alvaro García Linera também anunciou que deixa seu posto. Posteriormente, o ex-presidente boliviano falou sobre o assunto em suas redes sociais.

“Queremos preservar a vida dos bolivianos”, disse Morales no pronunciamento. Ele disse que decidiu deixar o cargo “para que não continuem maltratando parentes de líderes sindicais, prejudicando a gente mais humilde. Estou renunciando e lamento muito esse golpe”.

Imagens de TV mostraram oposicionistas comemorando nas ruas de La Paz. A pressão sobre Morales aumentou depois que o comandante das Forças Armadas bolivianas, William Kaiman, sugeriu, na tarde deste domingo, que Morales renunciasse para permitir a “pacificação e a manutenção da estabilidade, pelo bem da nossa Bolívia”.

Mais cedo, Morales havia anunciado a realização de novas eleições e a substituição dos integrantes do Tribunal Superior Eleitoral boliviano, mas não conseguiu melhorar os ânimos dos adversários. Na ocasião, ele disse que sua “principal missão é proteger a vida, preservar a paz, a justiça social e a unidade de toda a comunidade boliviana”.

O anúncio da nova eleição foi feito depois de a Organização dos Estados Americanos (OEA) ter divulgado um informe sobre uma auditoria do processo eleitoral, em que o órgão recomendou a realização de um novo pleito.

Antes da renúncia de Morales, a imprensa boliviana noticiou a realização neste domingo de diversos ataques a residências, incluindo casas de familiares de Morales, e a prédios públicos. No Twitter, o ainda presidente havia denunciado que “fascistas” tinham incendiado a casa dos governadores de Chuquisaca y Oruro, e também de sua irmã, Esther Morales, em Oruro. Emissoras de rádio e TV estatais, como a Bolívia TV, foram alvo de protestos.

Depois que manifestantes atacaram a sua casa, o presidente da Câmara dos Deputados, Víctor Borda, também renunciou ao cargo neste domingo.

BOLIVIA-ELECTION_MORALES_RESIGNATION

Evo Morales durante transmissão televisiva da renúncia – Reuters/Direitos Reservados

Eleição polêmica

As eleições presidenciais bolivianas ocorreram em 20 de outubro. Morales obteve 47,07% dos votos, enquanto seu principal concorrente, Carlos Mesa, alcançou a 36,51%. Pelas regras eleitorais bolivianas, Morales foi declarado eleito, por ter obtido mais de 10% de votos além de Mesa.

A apuração dos votos, no entanto, foi acompanhada por polêmica, com acusações de ambos os lados. Uma missão de observação da Organização dos Estados Americanos (OEA) apontou problemas como a falta de segurança no armazenamento das urnas e a suspensão da apuração.

Diante da polêmica, Morales e líderes oposicionistas sugeriram que a Organização dos Estados Americanos (OEA) auditasse o resultado das eleições – e Morales convidou países como Colômbia, Argentina, Brasil e Estados Unidos a participarem do processo. Desde então, os protestos populares se acirraram, com oposicionistas chegando a estabelecer um prazo para que Morales deixasse o cargo.

*Com informações da agência de notícias Télam
*Matéria atualizada às 21h para acréscimo de informações

Edição: Bruna Saniele

Comentários do Facebook

Internacional

Vaticano: condição de Bento XVI "não é particularmente preocupante"

Publicado

em


.

O Vaticano, ao responder a uma reportagem de um jornal alemão de que o papa emérito Bento XVI estaria gravemente doente, informou nessa segunda-feira (3) que a condição “não é particularmente preocupante” e que ele que está superando uma doença dolorosa, mas não grave.

O esclarecimento veio horas depois de o biógrafo de Bento, Peter Seewald, ter causado alarme ao dizer ao Passauer Neue Presse que ele havia achado o papa emérito, de 93 anos, excepcionalmente frágil quando o visitou no sábado (1º)..

Seewald disse que Bento, que está com problemas de saúde há algum tempo, agora sofre de herpes zóster, uma infecção viral que causa erupções dolorosas e é comum entre idosos.

“As condições de saúde do papa emérito não são particularmente preocupantes, tirando o fato de ser um homem de 93 anos que está superando a fase mais aguda de uma doença dolorosa, mas não grave”, afirmou o comunicado.

Seewald declarou que a voz de Bento é quase inaudível – repetindo algo que outros visitantes disseram há meses – e que o papa emérito disse a ele que poderia voltar a escrever se recuperasse suas forças.

Em junho, Bento, que vive em um antigo convento nos jardins do Vaticano, deixou a Itália pela primeira vez desde sua renúncia em 2013 para uma visita de despedida ao irmão mais velho, Georg, na Baviera. Georg Ratzinger morreu em 1º de julho, aos 96 anos. Os dois irmãos foram ordenados sacerdotes no mesmo dia, em 1951.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde2 minutos atrás

São Paulo usa Metrô para vacinar adultos e crianças 

. As estações Sé (integração entre as linhas 1-Azul e 3-Vermelha) e Vila Matilde (linha 3-Vermelha) recebem hoje (4) ações...

Carros e Motos2 minutos atrás

Honda Civic lidera ranking de nacionais com melhor valor de revenda

Com uma desvalorização de 24% em 12 meses, o Honda Civic foi o modelo produzido no Brasil com melhor valor...

Agricultura2 minutos atrás

Está disponível no site do Cepea o relatório de Custos de Produção de Pecuária

. Cepea, 04/08/2020 – Confira:   Forte alta do dólar influencia preços pecuários no 1º semestre No cenário atual, tomado...

Tecnologia2 minutos atrás

Xiaomi planeja celular com tela removível

Jon Russell Xiaomi desenvolve celular com tela removível Aparentemente, a Xiaomi  trabalha em um projeto de smartphone modular, algo que...

Entretenimento17 minutos atrás

Wesley Safadão pode ter que pagar R$ 40 milhões para o tio devido a um processo

O cantor Wesley Safadão pode ter que desembolsar uma grana alta para o tio Emanuel Hélio Eduardo de Oliveira. O...

Política18 minutos atrás

Concursos: veto à suspensão de prazos encabeça pauta

. A análise pelo Plenário de cinco urgências nesta terça-feira (4) aguarda a apreciação prévia do veto total ao Projeto...

Variedades24 minutos atrás

‘Adultério’: Mulher é obrigada a carregar marido nos ombro em punição

Imagens registrando a punição viralizaram e levou a polícia a prender sete pessoas que participaram do incidente. Uma mulher foi...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!