conecte-se conosco



Estadual

Em dez meses, 28 mulheres foram mortas por companheiros no ES

Publicado

em

Somente no primeiro semestre, a Justiça expediu 4 mil medidas protetivas

De janeiro a outubro deste ano, 28 mulheres foram assassinadas por homens com quem mantinham relacionamento ou mantiveram em alguma época da vida, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Só no primeiro semestre, a Justiça expediu mais de 4 mil medidas protetivas no Espírito Santo.

O feminicídio passou a ser contabilizado no Espírito Santo em 2016. Com base nos boletins de ocorrências, foi possível traçar um perfil das vítimas. O mês de dezembro mal começou e duas mulheres já foram mortas pelos companheiros no Estado.

A estudante de Enfermagem Cristina Melo do Rosário, de 32 anos, foi assassinada no último domingo (01) com golpes de faca na madrugada de domingo, na frente das filhas, pelo próprio marido, o servidor público Eduardo Cruz. O feminicídio aconteceu após 10 anos de relacionamento.

Cristina tinha três filhas, sendo duas do casamento com o servidor público. A morte da estudante de Enfermagem guarda uma triste coincidência: em janeiro, outra mulher chamada Cristina perdeu a vida pelas mãos do companheiro, identificado como Adriano Moisés Mendes, de 37 anos. Ele foi preso e confessou o crime.

As duas mulheres chamadas Cristina moravam em Cariacica e não se conheciam. Além de dividirem o mesmo nome e morarem no mesmo município, ambas foram executadas pelos companheiros. De acordo com dados da Sesp, o primeiro mês deste ano foi o janeiro mais violento dos últimos três anos para as mulheres capixabas. Foram seis vítimas de feminicídio.

Já em dezembro, além de Cristina do Rosário, outra mulher foi morte pelo companheiro. Huanna Pereira Rody Bastos Fardim, de 33 anos, foi assassinada em Cachoeiro de Itapemirim. Segundo a polícia, o crime foi cometido com golpes de faca pelo marido, Charles Nery, de 32 anos, preso logo após a ação.

Segundo o Anuário de Segurança Pública, que registra dados nacionais, a maioria das vítimas de feminicídio é negra (61%) e tem entre 30 e 39 anos (29,8%) e baixa escolaridade (70,7% só tinham até o ensino fundamental). 

Em novembro, o Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição Federal que pretende tornar imprescritível o crime de feminicídio. Atualmente, o tempo de prescrição varia de acordo com o período da pena, que é diferente em cada caso. A decisão foi celebrada pela comissão que defende as mulheres no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJEES).


(*TV Vitória/Record TV e Folha Vitória)

Comentários do Facebook

Estadual

Comissão Estadual Judiciária de Adoção inicia dois processos de adoção internacional

Publicado

em


.

Encontros marcaram o início do estágio de convivência entre os integrantes das novas famílias.

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) deu início, na última quinta-feira (17), a dois processos de adoção internacional, com a realização de encontros entre seis irmãos e dois casais italianos.

Para cada família foram entregues três crianças, definidas de acordo com o grau de afinidade entre elas, mas que deverão ter os laços afetivos mantidos durante e após a adoção.

Os encontros marcaram o início do estágio de convivência. Nessa etapa da adoção, as famílias passam a viver com as crianças sob acompanhamento periódico e sistemático de uma equipe técnica, que auxiliará na adaptação e formação dos vínculos familiares. Ao final desse período, será realizada uma audiência que finalizará o processo de adoção.

Devido à pandemia do novo coronavírus, os casais e as crianças realizaram testes para detecção do vírus, que tiveram resultado negativo. Durante os encontros também foram respeitadas as normas de segurança e prevenção ao contágio da Covid-19.

Vitória, 18 de setembro de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle (com informações da Corregedoria Geral da Justiça) | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Saúde21 minutos atrás

Dia do doador de medula: transplante une famílias no Recife

. Primeiro, surgiu um nome que a família dos gêmeos Mateus e Cauã não conhecia – doença granulomatosa crônica, que...

Nacional21 minutos atrás

Incêndios no Pantanal já afetam quase metade das terras indígenas da região

Mayke Toscano/Secom-MT Incêndios no Pantanal já tomam conta de quase metade das terras indígenas Os incêndios no Pantanal, que já...

Entretenimento51 minutos atrás

Raissa se descontrola com Lucas e Jojo Todynho surta: ‘vai tomar no c*’

Reprodução/Twitter Jojo Todynho em briga na madrugada de hoje (19) em A Fazenda A festa arco-íris, que aconteceu nesta madrugada...

Entretenimento1 hora atrás

A Fazenda: Luiza briga com Narizinho após suposto comentário sobre sua filha

Reprodução/Twitter Luiza Ambiel chora ao lado de Rodrigo Moraes em A Fazenda A noite foi movimentada na madrugada deste sábado...

Nacional1 hora atrás

Exército retira jornalistas de afiliada da Globo de evento com Bolsonaro em MT

Agência Brasil/Fernando Frazão Exército impediu trabalho de jornalistas e retirou profissionais de afiliada da Globo de evento com Bolsonaro em...

Saúde1 hora atrás

Tratamento de cardiopatias não piora quadro de covid-19, diz estudo

. Um estudo desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e pelo Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) aponta que...

Nacional2 horas atrás

Terremoto de magnitude 6,9 atinge oceano próximo a Fernando de Noronha

Ministério do Turismo / Divulgação Tremor ocorreu a 816 km de Fernando de Noronha Um terremoto de magnitude 6,9 na...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!