conecte-se conosco



Estadual

Em dez meses, 28 mulheres foram mortas por companheiros no ES

Publicado

em

Somente no primeiro semestre, a Justiça expediu 4 mil medidas protetivas

De janeiro a outubro deste ano, 28 mulheres foram assassinadas por homens com quem mantinham relacionamento ou mantiveram em alguma época da vida, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Só no primeiro semestre, a Justiça expediu mais de 4 mil medidas protetivas no Espírito Santo.

O feminicídio passou a ser contabilizado no Espírito Santo em 2016. Com base nos boletins de ocorrências, foi possível traçar um perfil das vítimas. O mês de dezembro mal começou e duas mulheres já foram mortas pelos companheiros no Estado.

A estudante de Enfermagem Cristina Melo do Rosário, de 32 anos, foi assassinada no último domingo (01) com golpes de faca na madrugada de domingo, na frente das filhas, pelo próprio marido, o servidor público Eduardo Cruz. O feminicídio aconteceu após 10 anos de relacionamento.

Cristina tinha três filhas, sendo duas do casamento com o servidor público. A morte da estudante de Enfermagem guarda uma triste coincidência: em janeiro, outra mulher chamada Cristina perdeu a vida pelas mãos do companheiro, identificado como Adriano Moisés Mendes, de 37 anos. Ele foi preso e confessou o crime.

As duas mulheres chamadas Cristina moravam em Cariacica e não se conheciam. Além de dividirem o mesmo nome e morarem no mesmo município, ambas foram executadas pelos companheiros. De acordo com dados da Sesp, o primeiro mês deste ano foi o janeiro mais violento dos últimos três anos para as mulheres capixabas. Foram seis vítimas de feminicídio.

Já em dezembro, além de Cristina do Rosário, outra mulher foi morte pelo companheiro. Huanna Pereira Rody Bastos Fardim, de 33 anos, foi assassinada em Cachoeiro de Itapemirim. Segundo a polícia, o crime foi cometido com golpes de faca pelo marido, Charles Nery, de 32 anos, preso logo após a ação.

Segundo o Anuário de Segurança Pública, que registra dados nacionais, a maioria das vítimas de feminicídio é negra (61%) e tem entre 30 e 39 anos (29,8%) e baixa escolaridade (70,7% só tinham até o ensino fundamental). 

Em novembro, o Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição Federal que pretende tornar imprescritível o crime de feminicídio. Atualmente, o tempo de prescrição varia de acordo com o período da pena, que é diferente em cada caso. A decisão foi celebrada pela comissão que defende as mulheres no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJEES).


(*TV Vitória/Record TV e Folha Vitória)

Comentários do Facebook

Estadual

Coronavírus: distribuição de máscaras continua nos terminais do Transcol

Publicado

em


.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), em conjunto com os consórcios operadores do Sistema Transcol e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, está distribuindo máscaras para passageiros que utilizam o sistema Transcol, desde o início do mês de maio. Até o momento, mais de 600 mil – de um total de um milhão – já foram distribuídas.

Todos os terminais já foram comtemplados com a ação ao menos uma vez. Na próxima semana a distribuição vai acontecer nos terminais Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe, na Serra; e na semana seguinte será a vez dos Terminais Ibes e São Torquato, em Vila Velha.

Cada kit entregue aos passageiros contém duas máscaras e um panfleto com instruções para a correta utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI). É muito importante que a população faça uso da máscara sempre que sair de casa e também ao usar o transporte público.

Confira o cronograma de distribuição:

Dia 08/06 (segunda-feira)
Terminal de Laranjeiras de 15h às 17h
Terminal Carapina de 17h30 às 19h
Terminal Jacaraípe de 19h30 às 21h

Dia 09/06 (terça-feira)
Terminal de Laranjeiras de 17h30 às 19h
Terminal Carapina de 19h30 às 21h
Terminal Jacaraípe de 15h às 17h

Dia 10/06 (quarta-feira)
Terminal de Laranjeiras de 19h30 às 21h
Terminal Carapina de 15h às 17h
Terminal Jacaraípe de 17h30 às 19h

Dia 15/06 (segunda-feira)
Terminal Vila Velha de 15h às 17h
Terminal Ibes de 17h30 às 19h
Terminal São Torquato de 19h30 às 21h

Dia 16/06 (terça-feira)
Terminal Vila Velha de 17h30 às 19h
Terminal Ibes de 19h30 às 21h
Terminal São Torquato de 15h às 17h

Dia 17/06 (quarta-feira)
Terminal Vila Velha de 17h30 às 19h
Terminal Ibes de 15h às 17h
Terminal São Torquato de 17h30 às 19h

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler (27) 3636-9617 / 99697-6783
[email protected] 

Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES
Mônica Luz 3232-4510 / 99849-6178
[email protected] 

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento1 minuto atrás

Marina Ruy Barbosa diz: “Não votei no candidato do meu pai”

Recentemente, Paulo Ruy Barbosa, empresário e pai da atriz Marina Ruy Barbosa , disse em suas redes sociais estar arrependido...

Esportes6 minutos atrás

Duda Amorim é eleita a melhor defensora da Champions League

. A jogadora Eduardo Amorim, mais conhecida como Duda Amorim,  da seleção brasileira feminina de handebol, foi eleita hoje (5), pela quarta...

Policial11 minutos atrás

Denarc prende suspeito e apreende metralhadora de fabricação caseira em Viana

. Um jovem de 23 anos foi preso em flagrante, na tarde desta sexta-feira (05), com uma metralhadora de fabricação caseira calibre...

Policial11 minutos atrás

Suspeitos de roubo e tentativa de latrocínio são presos por policiais civis em Guarapari

. A equipe da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, com o apoio das demais delegacias do município,...

Policial11 minutos atrás

DHPP Vitória prende autor de homicídios em operação no bairro Piedade

. Durante operação realizada nesta sexta-feira (05), no bairro Piedade, em Vitória, a equipe do Departamento de Homicídios e Proteção...

São Mateus14 minutos atrás

COVID-19 | São Mateus tem 284 casos confirmados; Balneário de Guriri soma 75

    Em mais um dia de ruas movimentadas São Mateus acumulou mais 08 casos de covid-19. A Secretaria Municipal...

Nacional16 minutos atrás

No DF, mulher abaixa máscara, cospe nas mãos e esfrega em objetos de livraria

Reprodução Dentro da loja, funcionários foram avisados e conseguiram limpar os objetos antes que outros clientes os tocassem Na última...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!