conecte-se conosco


Estadual

Em dez meses, 28 mulheres foram mortas por companheiros no ES

Publicado

em

Somente no primeiro semestre, a Justiça expediu 4 mil medidas protetivas

De janeiro a outubro deste ano, 28 mulheres foram assassinadas por homens com quem mantinham relacionamento ou mantiveram em alguma época da vida, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Só no primeiro semestre, a Justiça expediu mais de 4 mil medidas protetivas no Espírito Santo.

O feminicídio passou a ser contabilizado no Espírito Santo em 2016. Com base nos boletins de ocorrências, foi possível traçar um perfil das vítimas. O mês de dezembro mal começou e duas mulheres já foram mortas pelos companheiros no Estado.

A estudante de Enfermagem Cristina Melo do Rosário, de 32 anos, foi assassinada no último domingo (01) com golpes de faca na madrugada de domingo, na frente das filhas, pelo próprio marido, o servidor público Eduardo Cruz. O feminicídio aconteceu após 10 anos de relacionamento.

Cristina tinha três filhas, sendo duas do casamento com o servidor público. A morte da estudante de Enfermagem guarda uma triste coincidência: em janeiro, outra mulher chamada Cristina perdeu a vida pelas mãos do companheiro, identificado como Adriano Moisés Mendes, de 37 anos. Ele foi preso e confessou o crime.

As duas mulheres chamadas Cristina moravam em Cariacica e não se conheciam. Além de dividirem o mesmo nome e morarem no mesmo município, ambas foram executadas pelos companheiros. De acordo com dados da Sesp, o primeiro mês deste ano foi o janeiro mais violento dos últimos três anos para as mulheres capixabas. Foram seis vítimas de feminicídio.

Já em dezembro, além de Cristina do Rosário, outra mulher foi morte pelo companheiro. Huanna Pereira Rody Bastos Fardim, de 33 anos, foi assassinada em Cachoeiro de Itapemirim. Segundo a polícia, o crime foi cometido com golpes de faca pelo marido, Charles Nery, de 32 anos, preso logo após a ação.

Segundo o Anuário de Segurança Pública, que registra dados nacionais, a maioria das vítimas de feminicídio é negra (61%) e tem entre 30 e 39 anos (29,8%) e baixa escolaridade (70,7% só tinham até o ensino fundamental). 

Em novembro, o Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição Federal que pretende tornar imprescritível o crime de feminicídio. Atualmente, o tempo de prescrição varia de acordo com o período da pena, que é diferente em cada caso. A decisão foi celebrada pela comissão que defende as mulheres no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJEES).


(*TV Vitória/Record TV e Folha Vitória)

Comentários do Facebook
Leia mais:  Acidente na Rodovia do Sol deixa três feridos
publicidade

Estadual

Chamada Pública: Sedu prorroga prazo da Pré-Matrícula para até dia 19 de dezembro

Publicado

em

A Secretaria da Educação (Sedu) prorrogou o prazo para a Pré-Matrícula na Rede Estadual para até o próximo dia 19. A publicação foi feita na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do Espírito Santo. Quem não é aluno da Rede Estadual e deseja ingressar em uma das 448 escolas estaduais para o ano letivo de 2020 deve aproveitar o prazo. Para solicitar a vaga, basta acessar o site da Secretaria da Educação (Sedu) – ACESSE AQUI, clicar no banner principal e fazer o cadastro.

É necessário acessar o site com o número de CPF do aluno, se for maior de idade, ou do responsável, se o estudante for menor de idade, para que seja gerado login de acesso ao sistema. Além disso, é preciso ter em mãos documentos pessoais do aluno, nome e CPF do pai, da mãe e do estudante, e o endereço da residência do aluno.

Quem tiver dificuldades em acessar a internet para realizar a pré-matrícula deve procurar a escola da Rede Pública Estadual mais próxima, onde a equipe da unidade de ensino dará a devida assistência para que o aluno e/ou responsável utilize um computador disponibilizado no local.

Os resultados da rematrícula, da transferência interna e da pré-matrícula serão divulgados até o dia 15 de janeiro de 2020. Já a efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula será feita até o dia 31 de janeiro. Esta é a única etapa presencial do processo, a ser feita na própria escola onde o aluno estudará.

São mais de 250 mil vagas para o Ensino Fundamental e Médio Regular e 44 mil para Educação de Jovens e Adultos (EJA), que agora passa a contar com a oferta do Ensino Profissionalizante. O período da rematrícula e/ou solicitação de transferência interna, ou seja, para os alunos que já são da Rede Estadual, foi realizado do último dia 29 de outubro a 26 de novembro. Esta primeira etapa também foi totalmente on-line, pelo site da Sedu.

Leia mais:  Acidente na Rodovia do Sol deixa três feridos

A Sedu ressalta que o aluno que já é da Rede Estadual e não realizou a rematrícula dentro do prazo deve efetuar a Pré-Matrícula para garantir sua permanência na Rede. 

Cursos Técnicos para Ensino Médio Regular

Uma das novidades para o ano letivo de 2020 na Rede Estadual é a oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral. No total, 5.800 vagas estão sendo ofertadas pela Sedu em 36 escolas. A organização curricular de cada um dos Cursos Técnicos terá um desdobramento para as turmas que iniciarem na 1ª série e as que iniciarem na 2ª Série do Ensino Médio.

Serão ofertados cursos como o Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Administração, Técnico em Marketing, Técnico em Comércio, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Logística, por exemplo. Todos os cursos serão disponibilizados já para o 1º semestre de 2020, das 13h às 20h, com direito a Alimentação e Passe Escolar.

Confira aqui mais informações: http://bit.ly/350gwWI

EJA Profissional

No primeiro semestre de 2020, a oferta da Sedu é de 1.833 vagas em 21 escolas da Rede Pública localizadas em diferentes municípios do Estado. Serão ofertados cursos técnicos como Logística, Administração, Cuidados de Idosos, Técnico em Cooperativismo e Técnico em Condomínio, por exemplo, com a oferta de vagas em Cariacica, Vitória, Viana, Guarapari, Vila Velha, Serra Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Aracruz e Santa Teresa.

A equipe da Educação de Jovens e Adultos acentua que o Curso Cuidador de Idosos não se trata de formação de grau técnico, mas uma Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso será ofertado de forma integrada de segunda a sexta-feira.

Leia mais:  Policiais não podem fazer greve, decide Supremo Tribunal Federal

Confira AQUI mais informações

Veja o cronograma da Chamada Pública Escolar

  • Pré-matrículas para aqueles que desejam ingressar na Rede Estadual será até o dia 19/12;
  • Divulgação do resultado da rematrícula, transferência interna e pré-matrícula ocorrerá até o dia 15/01/2020;
  • Efetivação das matrículas dos alunos provenientes das etapas de transferência interna e pré-matrícula será feita até o dia 31/01/2020.
  • Mais informações: (27) 3636 7830 / 3636-7831.

Leia também: Sedu abre primeira Escola Estadual Indígena e oferta vagas para 2020  

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
[email protected]/ [email protected]/ [email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento3 minutos atrás

No “Encontro”, Fátima Bernardes pinta unha de convidada e choca web

Nesta quarta-feira (11), o “Encontro com Fátima Bernardes”, matinal da Globo , exibiu a história de Robson, um ex-vigilante que...

Nacional3 minutos atrás

Pelo menos 18 mulheres denunciam ginecologista por estupro em Belo Horizonte

arrow-options Polícia Civil Médico foi preso, mas pagou fiança Pelo menos 18 mulheres atendidas pelo médico Edilei Rosa de Novaes,...

Polícia Federal3 minutos atrás

PF deflagra simultaneamente, em Rondônia, as Operações Eneagrama e Ímpios

Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11/12) a denominada OPERAÇÃO ENEAGRAMA, visando desarticular esquemas de fraudes em prestações...

Estadual16 minutos atrás

Chamada Pública: Sedu prorroga prazo da Pré-Matrícula para até dia 19 de dezembro

A Secretaria da Educação (Sedu) prorrogou o prazo para a Pré-Matrícula na Rede Estadual para até o próximo dia 19....

Carros e Motos16 minutos atrás

Quem segura a Caoa Chery em 2020?

arrow-options Divulgação Facelift do Tiggo 5X deve estrear ainda no primeiro semestre de 2020 A Caoa Chery foi a marca...

Política16 minutos atrás

Mudança em fundo do Judiciário tramita em urgência

Tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar (PLC) 57/2019, que traz mudanças ao Fundo...

Entretenimento16 minutos atrás

Luan Santana faz montagem vestido de Papai Noel e ‘causa’ na internet

arrow-options Reprodução/Instagram/@luansantana Luan Santana posta montagem em que aparece de Papai Noel sexy Leia também: Luan Santana abre o jogo sobre...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana