conecte-se conosco



Regional

Em 14 dias, mãe e 3 filhos morrem de Covid-19 no Norte do ES

Publicado

em

Marilda da Mota, Pedro Piu da Mota, Maria Aparecida Mota e dona Iraci Pereira da Mota (esq. p dir.) (Foto: Reprodução/Acervo Familiar)

As duas últimas semanas foram de muita tristeza para uma família de Pinheiros, no Norte do Estado. Nesses 14 dias, o novo coronavírus (Covid-19) levou a mãe, uma idosa de 91 anos, e três dos seus oito filhos. Uma outra filha da aposentada também está internada em uma unidade do município, mas passa bem.

Apesar de todas as perdas, o filho de uma das vítimas, o autônomo Tonny Pereira Da mota, de 44 anos, conversou com a reportagem e explicou como tudo aconteceu.

De acordo com o vendedor de marmitas e espetinhos, a primeira a adoecer foi a avó dele, a aposentada Iraci Pereira da Mota, 91 anos. Ela precisou ser levada para o hospital no dia 22 de março e morreu no dia 25 do mesmo mês, no dia de seu aniversário e antes de conseguir uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Logo depois, Pedro Piu Pereira da Mota, de 67 anos também adoeceu e precisou ser hospitalizado. Ele, que morava com a mãe, morreu no dia 26 de março, um dia após dona Iraci e sem saber da morte dela. O idoso era envolvido com esportes no município e, segundo seu sobrinho, tinha duas filhas.

A mãe de Tonny, a professora Marilda Pereira da Mota, de 69 anos, também foi infectada pela doença e foi intubada na UTI do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. Ela, que tinha três filhos, não resistiu às complicações da doença e morreu na última segunda-feira (5). 

A última a morrer, foi a também professora Maria Aparecida Mota do Livramento, de 63 anos, na madrugada desta quinta-feira (8). De acordo com Tonny, ela estava internada em um hospital particular em Linhares. 

“Ela se alimentava bem, praticava exercícios, corria, andava de bicicleta. Na madrugada de hoje (8), recebi um telefonema da minha prima e ela disse ‘Tonny, mamãe está no céu’. Eu fiquei devastado. A gente espera uma notícia ruim, mas nunca essa”, contou o sobrinho.

Uma outra tia do autônomo, Hildebranda Pereira Da Mota, também está internada, mas passa bem.

“Ela chegou a receber alta, mas quando chegou em casa e viu que a mãe e o irmão não estavam lá, ela sentiu falta e precisou ser levada novamente para o hospital. Ela ainda não sabe da morte da minha mãe e nem da minha tia”, explicou.

Tonny explicou que a família Mota é tradicional de Pinheiros e que todos eles eram muito conhecidos na cidade. 

“Eles eram muito católicos, muito queridos aqui. Quando eu andava na rua, as pessoas perguntavam da minha mãe, dos meus tios. A gente fica procurando uma forma de pensar o por que disso acontecer. Eu sei que é uma doença grave, mas parece uma facada no nosso peito”, lamentou.

Apesar da tristeza, Tonny lembra de todos os familiares com muito carinho. “Todo ano minha avó fazia esse presépio e ele era muito visitado. Todo ano, podia acontecer o que fosse, que ela montava. Isso era atentada demais. Ela só morreu por causa da Covid, porque se fosse depender dela adoecer, ela não ia morrer não, ia ficar aí”, lembrou.


(*Tribuna on line)

Comente Abaixo
Mulher3 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 14 de maio de 2021

Marcelo Dalla O horóscopo do dia auxilia nas decisões que merecem ser tomadas ÁRIES  Conte com mais capacidade de promover...

Estadual5 horas atrás

Suzano vende 2,9 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2021

Preço da celulose inicia trajetória de recuperação no mercado internacional A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir...

Política5 horas atrás

Apenas 14% dos brasileiros não votariam em Lula nem em Bolsonaro, diz pesquisa

    Agência Brasil – Lula e Bolsonaro; pré-candidatos devem alcançar o segundo turno, revelam pesquisas A disputa pela presidência em...

Mulher5 horas atrás

A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não chegam

Reprodução: Alto Astral A gravidez não é a única causadora do atraso menstrual! Conheça outros motivos para ciclos que não...

Nacional5 horas atrás

Fazendeiro é atingido por boi que tentava pular muro e vai parar na UTI

Reprodução Uma das patas do boi atingiu o fazendeiro que estava escorado em uma baia Um idoso de 72 anos...

Mulher6 horas atrás

8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar!

Reprodução: Alto Astral 8 perfis de vestidos de noiva para você seguir no Instagram e se inspirar! Nada mais justo...

Estadual6 horas atrás

Servidores do TJES participam de capacitação sobre acessibilidade de imóveis

O curso remoto terminou nessa quarta-feira, 12/5. A Escola de Magistratura do Espírito Santo (Emes), em parceria com a Comissão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!