conecte-se conosco



São Mateus

Eleitor não sabe em quem votou para vereador em São Mateus, revela pesquisa

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Passados apenas 2 anos e 9 meses da última eleição municipal, o eleitor de São Mateus, que elegeu prefeito, vice e vereadores, em sua grande maioria, diz não se lembrar em quem votou para vereador na eleição passada (2016).

O Instituto de Pesquisas Perfil, foi às ruas de São Mateus nos dias 25 e 26 de junho, e apurou que 67% da população eleitora do município, não se lembra em que candidato votou para vereador na última eleição.

A pergunta feita para uma resposta espontânea era… O Sr (a) se lembra em que vereador votou na última eleição municipal (2016)?

Quando o entrevistado respondia que sim, e dizia o nome do candidato, era computado como recall (lembrança).

Segundo o diretor do Instituto, Erasmo Lima, há alguns fatores a serem considerados nesta constatação: “O cidadão comum, que não tem nenhum tipo de envolvimento eleitoral, que é a sua imensa maioria, esse não é o tipo de assunto de sua preferência (política), portanto, ele vai lá, vota, e simplesmente deleta isso de sua mente, é como se fosse algo irrelevante para ele. Uma pena, porque é um assunto (política) que irá atingi-lo diretamente, o tempo todo de suas vidas. Enquanto o eleitor, não tomar esta consciência, ele não adquire uma maturidade eleitoral suficiente, que o ajude a tomar a decisão mais acertada na hora da sua decisão do voto”.

“Ele (este eleitor), tem muitas coisas para resolver em seu dia a dia, ele está preocupado com sua conta de energia que vai vencer, preocupado com o filho na escola (ou fora dela), com o gás que está pra acabar, até com futebol, com tudo, menos com o assunto…política. Ele não vivencia isso”.

Em suma, é um eleitor mais suscetível a ser ‘induzido’ em seu voto. Sintetiza o diretor.

A pesquisa recall (lembrança) aponta ainda, portanto, que apenas 1/3 (um terço) da população, consegue de fato lembrar-se em quem votou na vereança mateense (2016). Dentre estes 33% que acertaram a lembrança, Doda Mendonça foi o mais lembrado (6%) seguido por Temperinho e Paulo Chagas (3,5%), que empataram neste quesito. Dos candidatos que não foram eleitos, destacaram-se com boa lembrança, Isael do Saae, e Dr. Paulo Fundão.

Contudo o pesquisador Erasmo Lima, faz um último alerta… “Para que o público leitor, não confunda ‘lembrança’ com ‘intenção de voto’, são situações distintas, apesar de que, quem está sendo mais lembrado, obviamente que leva alguma vantagem, claro. Mas, não significa dizer que quem lembrou irá repetir o voto, nem que, quem não se lembrou não possa em outubro de 2020, repetir o voto dado em 2016″.

O Instituto esteve na ocasião em 30 bairros e/ou localidades do município, e foram ouvidas para tanto, 400 pessoas, em entrevistas feitas face a face.

Comentários do Facebook

São Mateus

Trabalhador morto com tiro no pescoço no interior de São Mateus

Publicado

em

Um trabalhador identificado pelas iniciais R.R.S., de 34 anos foi morto com um tiro no pescoço, na noite desta quinta-feira quando retornava para casa, na localidade de Palmitinho, zona rural de São Mateus. Um amigo que pilotava a moto em que a vítima estava de carona conseguiu escapar.

A perícia da Polícia Civil constatou que a vítima levou um único tiro e chegou a correr junto com o amigo, mas caiu metros de pois, ainda com a mão no local que foi atingido.

O condutor da moto contou aos policiais que costumava dar carona à vítima todos os dias na volta do trabalho. Disse ainda que o amigo foi alvejado no momento que foi abrir a porteira da fazenda por onde passavam todos os dias. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Polícia Federal18 minutos atrás

PF prende homem por tráfico internacional de drogas

Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal prendeu, na quinta-feira (27/2), um homem por tráfico internacional de drogas. A apreensão ocorreu...

Internacional18 minutos atrás

Novo coronavírus: bolsas asiáticas e norte-americana caem

Os mercados asiáticos de ações caíram ainda mais hoje (28), mostrando os receios causados pelo surto do novo coronavírus Covid-19....

Internacional18 minutos atrás

Papa suspende parte da agenda por causa de um leve resfriado

O papa Francisco celebrou missa na manhã de hoje (28), cumprimentou os participantes, mas decidiu adiar as audiências oficiais desta...

Entretenimento18 minutos atrás

Anitta estreia como atriz e web reage: “boa em tudo que faz”

A cantora Anitta estreou, na última quinta-feira (27), na novela ” Amor de Mãe “, da Globo . Na trama...

Carros e Motos31 minutos atrás

Projeção antecipa linhas do SUV do Argo que chega em 2021

arrow-options Projeção/Kleber Silva Projeção do SUV feito com a base do Fiat Argo mostra que o estilo arrojado será um...

Tecnologia31 minutos atrás

Com preço atraente, novo smartwatch traz bateria que dura até 25 dias

arrow-options Divulgação/Timex Timex Ironman GPS R300 A Timex apresentou o seu mais novo relógio, o Ironman GPS R300 , um...

Internacional44 minutos atrás

Eleição de Evo Morales na Bolívia não foi fraude, aponta estudo do MIT

arrow-options Ansa Evo Morales vive como refugiado na Argentina Especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachussets ( MIT ) defendem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana