conecte-se conosco


Política

Eleitor mateense ainda não está “muito” interessado em votar

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – O instituto mateense Perfil, foi às ruas e apurou: 68,68% dos eleitores de São Mateus, ou têm pouco (31,54%), ou não tem nenhum (37,14%) interesse para a próxima eleição.

Este elevado número, quase 70%, segundo o diretor do Instituto, e responsável pela Pesquisa, Erasmo Lima, deve-se ao fato do distanciamento e bronca que o eleitor está hoje do que tem se apresentado na política brasileira. “Ele (o eleitor) está preocupado com qualquer coisa: conta energia que está pra vencer, o gás que está acabando, seu salário, seu filho na escola ou amizades, enfim, com qualquer coisa, menos com a política, avalia o diretor.

Mas este cenário, ainda segundo ele, vai mudar: “Primeiro porque a medida que a eleição se aproxima (ele vê ou ouve algo, na TV ou no rádio), e de uma forma ou de outra, irá escolher alguém para votar; haverão, obviamente os que votarão em branco ou anularão o voto, mas a maioria que ainda não escolheu, escolherá alguém, ao cabo.

Outro fator, pondera o diretor, é o acirramento que a eleição presidencial fará até o dia 07 de outubro. “Essa é a parte boa, o avanço que a democracia está tendo Brasil afora. De uma forma ou de outra estão falando de política, principalmente nas Redes Sociais, e se estão debatendo, a tendência é que compareçam em número razoável as urnas, ou seja, é provável que a abstenção, nem seja tão alta como previam, por este fator.

Pela pesquisa, realizada pelo Instituto Perfil em São Mateus, 7,94% responderam ter muito interesse na próxima eleição, enquanto outros 23,36% disseram ter interesse médio.

A medição para consumo interno, foi feita nos dias 23 e 24 de agosto, e contemplou toda a Zona Urbana e Rural da cidade, tendo sido feita para tal, 428 entrevistas.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Ministro de Temer propõe SUS pago e a criação de um ‘tribunal super supremo’
publicidade

Política

Quebra de braço no MDB: Marcelino registra sua chapa e conta com apoio dos autênticos.

Publicado

em

Grupo de Marcelino reagiu à edital publicado por Lelo Coimbra que tenta tirar o ex-deputado da disputa interna. A eleição do Diretório que vai eleger Executiva e Conselho Fiscal, acontece domingo, dia 30, em Vitória. A chapa de Lelo é MDB 2020.

No último dia do registro de chapa para a eleição do MDB estadual, marcada para o próximo dia 30, nova polêmica. Neste sábado (22), o grupo de oposição ao atual presidente, Lelo Coimbra, reagiu ao que apontou como mais uma manobra para evitar que ocorra a disputa e registrou o nome do ex-deputado federal Marcelino Fraga, principal concorrente de Lelo. Em edital publicado nessa quarta-feira (19), os atuais dirigentes do partido definiram regras para tentar enquadrá-lo como ficha-suja e inapto a participar do pleito.

Segundo o documento assinado por Lelo, além das exigências da Lei da Ficha Limpa, não poderiam se inscrever para os cargos de presidente, vices, secretários e tesoureiros, candidatos com condenação em primeira instância por crime doloso que envolva “desvio de dinheiro público, sua malversação, apropriação, dilapidação ou desbaratamento, como crimes contra a administração pública e improbidade administrativa”.

Os membros natos do MDB, caso de Marcelino, também deveriam, no registro da chapa, apresentar declaração manuscrita de que não têm condenação criminal ou cível com base na mesma lei, nem de improbidade em primeiro grau.

As regras foram definidas, respectivamente, em novembro de 2018 e em reunião da executiva estadual realizada na véspera da publicação do edital, na última segunda-feira (17).

Com críticas à estratégia do grupo de Lelo de criar impedimento para sua possível candidatura à presidência do MDB, caso assim decidam os 71 membros do diretório estadual que serão eleitos no próximo domingo, 30, Marcelino registrou seu nome na chapa às 16 horas deste sábado, ao lado do deputado estadual José Esmeraldo e do vereador da Serra, Luiz Carlos Moreira, além de integrantes de diretórios de outros municípios que se encontravam na Capital, dentre eles, Aécio Mattos, de São Mateus.

As regras, como aponta o ex-deputado federal, divergem sobre o entendimento da condenação em segunda instância e ferem a Constituição Federal, o próprio Estatuto do MDB e a Lei Orgânica dos Partidos Políticos.

Na carta manuscrita exigida pelo edital, Marcelino declara que possui condenação, mas que esta não atrai as sanções da Lei da Ficha Limpa e de improbidade administrativa, “porque não retira meu direito de inegebilidade para compor chapa intrapartidária”.

O ex-deputado federal aponta, ainda, que o processo decorrente da Máfia das Sanguessugas, de 2006, atualmente está com efeito suspenso por recurso em trâmite no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e que, de acordo com a legislação, também não impede sua participação em chapa. “Além disso, há em meu favor sentença absolutória transitada em julgado. Em outras palavras, fui absolvido”. Marcelino cita outra ação, com mesmo objeto, que acarretará na “extinção por coisa julgada”, como afirma no documento.

Do grupo dele e também impedido de disputar o diretório de Vitória, o deputado estadual José Esmeraldo voltou a criticar o comportamento do grupo da situação que, segundo ele, quer “ganhar no tapetão e se perpetuar no poder criando procedimentos jurídicos que não existem”.

O deputado ressaltou que os adversários sabem que os membros natos estão com Marcelino e querem evitar a derrota no voto. Lelo também integra o grupo, assim como o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Roberto Valadão, e o vereador Luiz Carlos Moreira. Os dois já manifestaram apoio a Marcelino, assim como os históricos, que criticam os rumos do partido há anos sob o comando de Lelo, alinhado nesse tempo todo aos interesses do ex-governador Paulo Hartung.

Esmeraldo reforçou que os atuais dirigentes destruíram o partido, a ponto de não ter cadeira no Senado, na Câmara dos Deputados e até na Câmara de Vitória. “Eu e Dr. Hércules só ganhamos porque somos bons de votos. O MDB tinha sete deputados estaduais”, lembrou, referindo-se ao resultado negativo das eleições de 2018.

Mas quem acha que a “guerra” acabou está equivocado: os correlegionários de Marcelino Fraga agora apontam que na chapa de Lelo existem vários inscritos que também respondem a processo, portanto, estariam enquadrados na Lei da Ficha Limpa, que na verdade deveria ser chamada de Ficha Suja.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Teori está na lista dos passageiros de avião que caiu no litoral do Rio
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Regional3 minutos atrás

Família é amarrada e trancada em galpão de fazenda em Jaguaré

Bandidos levaram quatro celulares da propriedade; este já é o segundo caso em apenas dois dias na Zona Rural do...

Carros e Motos57 minutos atrás

Argo e Cronos levam três estrelas em teste de colisão. Assista ao vídeo

arrow-options Divulgação Fiat Cronos passa por teste de colisão e tem resultados apenas razoáveis, de acordo com o Latin NCAP...

Economia57 minutos atrás

Previdência: Bezerra prevê inclusão de estados e municípios

arrow-options Jefferson Rudy/Agência Senado – 25.6.19 Líder do governo no Senado Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) acredita que a Casa vai...

Esportes58 minutos atrás

Biro Biro tem parada cardíaca e precisa ser reanimado em treino do Botafogo

arrow-options Divulgação/Vitor Silva/Botafogo Biro Biro Biro Biro foi um personagem central do treinamento do Botafogo nesta terça-feira. Durante a atividade...

Esportes58 minutos atrás

Ex-atleta da seleção sul-africana de futebol é morto a tiros dentro de carro

arrow-options Reprodução Twitter Marc Batchelor Ex-defensor da seleção sul-africana de futebol, Marc Batchelor foi morto a tiros na noite da...

Esportes58 minutos atrás

Milton Leite critica Neymar em caso Najila: “Era fácil de evitar”

arrow-options MUNDO DEPORTIVO/REPRODUÇÃO Neymar é acusado de estupro por modelo Em entrevista ao jornalista Marcelo Bonfá, no canal do YouTube...

Esportes58 minutos atrás

Vantagem financeira de Palmeiras e Flamengo aumenta sobre rivais

arrow-options Reprodução Torcida do Palmeiras Um estudo divulgado pelo Itaú BBA referente ao ano de 2018 revela que a vantagem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana