conecte-se conosco


Regional

Eleitor de Nova Venécia é denunciado por filmar o voto e postar no Instagram

Publicado

em

O denunciado responde a processo no valor de R$ 5 mil e pode perder os direitos políticos

NOVA VENÉCIA (ES) – O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou denúncia contra um eleitor do município de Nova Venécia, por violação do sigilo de voto, no primeiro turno das eleições, no último domingo (07). De acordo com o órgão, o eleitor filmou e publicou os votos para governador e presidente da República no Instagram.

Ainda de acordo com a denúncia, o número de seguidores do denunciado aumenta o potencial da divulgação de seus votos e da violação do sigilo. O Ministério Público Eleitoral de Nova Venécia requer uma condenação por danos moral coletivo no valor de R$ 5 mil, além da suspensão dos direitos políticos do denunciado


(*Folha Vitória).

Comentários do Facebook
Leia mais:  Parcela de brasileiros que praticam exercícios físicos aumenta 24%
publicidade

Regional

Mãe busca doador de medula óssea para filha há 5 anos em Rio Bananal

Publicado

em

Menina nasceu com um caso raro de anemia, a síndrome de Blackfan-Diamont. Saiba como ser um doador de medula óssea.

RIO BANANAL (ES) – Uma mãe faz campanha para encontrar doador de medula óssea há cinco anos para salvar a vida da filha que nasceu com um caso raro de anemia, a síndrome de Blackfan-Diamont. Encontrar uma pessoa compatível tem sido o objetivo da família desde que a doença foi descoberta.
O transplante de medula óssea é apontado por médicos hematologistas como única solução para curar a síndrome. Isso porque, na anemia de Blackfan-Diamond, a medula óssea, que é responsável pela produção de células, não funciona direito e o organismo deixa de produzir glóbulos vermelhos, células dos sangue responsável por transportar o oxigênio pelo corpo humano.
Sem o funcionamento adequado dessa célula, a Mayara, que tem 5 anos, precisa fazer transfusão de sangue periodicamente. De três em três meses, a mãe dela, Patrícia Preciosa leva a criança para fazer o tratamento em São Paulo. “É o único jeito para manter ela de pé e ativa”, declara a mãe.
Para sustentar as idas a outro estado para as transfusões, a mãe já fez um pouco de tudo: de pedido de doação de brindes para rifas no comércio, a faxinas e produção panos de pratos bordados e pintado, e pudim. Patrícia contou que a comunidade sempre foi receptiva e nunca se negou a ajudar a família.
A comunidade também embarcou no pedido da mãe para fazerem exames para serem doadores de medula óssea. Dessa forma, Patrícia espera aumentar as chances de encontrar alguém compatível com a menina. Essa compatibilidade costuma acontecer uma a cada 100 mil habitantes.
Compatibilidade
Foi por essas campanhas da família de Mayara que a lavradora Fátima Guarnieri se tornou doadora de medula óssea. Para a surpresa dela, Fátima foi compatível com uma pessoa que precisava de doação a mais de 2 mil quilômetros de distância.
“Eu fiz o teste por causa da campanha de doação para a Mayarinha, mas fui compatível com uma pessoa lá de Recife (PE) e fui para lá doar”, disse a lavradora.
Sobre a surpresa da compatibilidade da amiga com uma pessoa do estado do Pernambuco, Patrícia declarou que tem fé em Deus.
“Eu creio e tenho muita fé em Deus de encontrar. Eu creio até em um milagre de Deus, mas enquanto isso, a gente via continuar correndo atrás e pedindo as pessoas para se cadastrar para ser também como a Fátima e salvar uma vida”, revelou a mãe.
Como doar
O cadastro de doador de medula óssea pode ser realizado por qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos que esteja com boa saúde. O procedimento pode ser feito em qualquer unidade do Hemoes.
No estado são cinco pontos de cadastro: São Mateus, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Vitória. O doador preenche um cadastro e é recolhida uma amostra de sangue.
As amostras são enviadas para análise e ficam registradas em um banco nacional de doadores. Além de realizar o cadastro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) enfatiza que é importante que o voluntário seja doador de medula óssea e mantenha os dados atualizados.
O voluntário pode atualizar as suas informações caso tenha mudado, por exemplo, de endereço, telefone e e-mail, no site do Redome, o que facilita que o voluntário seja encontrado caso haja compatibilidade com um paciente à espera do transplante.
Hemocentros
•Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 17h30;
•Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12h30;
•Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30;
•Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30;
•Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.


(* G1/ES)

Leia mais:  Juiz vai até assentamento fazer audiência com a participação de assentados

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento1 hora atrás

Modelo brasileira Barbara Fialho vai se casar com filho de Bob Marley

A modelo mineira Barbara Fialho, dona de um corpo condizente com o nome e há sete anos consecutivos figura cativa...

Nacional1 hora atrás

Agressores de mulheres não poderão tirar carteira de advogado, diz OAB

Caberá aos conselhos seccionais avaliarem cada caso e determinar se o candidato tem a idoneidade moral necessária para advogar SÃO...

Educação2 horas atrás

Decreto de Bolsonaro corta 13,7 mil cargos em universidades públicas

Funções eliminadas eram concedidas a professores e coordenadores; entidades criticam corte BERNARDO CARAM – BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O decreto...

Nacional2 horas atrás

Acidente envolvendo quatro veículos deixa um morto e um ferido na BR 116

Acidente ocorreu na BR-116. Rodovia precisou ser parcialmente interditada, por conta da batida. Um grave acidente envolvendo dois carros e...

Direto de Brasília2 horas atrás

Governo chileno sugere que mulheres usem “vestido curto” em almoço com Bolsonaro

Reprodução/Twitter/Maite Orsini Pascal Deputada do partido de oposição se indigna com recomendação do governo chileno para que mulheres usem “vestido...

Política2 horas atrás

Kajuru chama Gilmar de “canalha” e o acusa de vender sentenças no STF

Agência Senado Senador Jorge Kajuru bateu de frente com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal: ‘bandido e canalha’...

Educação2 horas atrás

Inep libera correção da redação do Enem 2018

shutterstock Tema da redação do Enem 2018 foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet Os...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana