conecte-se conosco



Política

Eleição: curso destaca papel da comunicação

Publicado

em


.

A importância de saber se comunicar foi abordada nesta sexta-feira (10), no último módulo do curso de Direito Eleitoral, transmitido ao vivo no canal da Assembleia no YouTube. O encontro debateu as estruturas das campanhas eleitorais. Iniciado em maio, o curso foi promovido pela Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames), em parceria com a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES).  

Os convidados discutiram temas como planejamento e organização das campanhas durante a pandemia do novo coronavírus. Para eles, as eleições deste ano serão totalmente decididas pelas redes sociais, devido ao isolamento social imposto pelas autoridades sanitárias para evitar o contágio. 

De acordo com o consultor político, pós-doutor em Política Social e professor universitário César Albenes, se o candidato tem uma campanha bem estruturada e se souber transmitir a mensagem correta ao eleitor, suas chances de ser eleito aumentam. “Muitas coisas no campo do Direito Político mudaram e isso implicou toda a campanha”, disse Albenes, que deu dicas para os futuros candidatos:

“Tenha conhecimento do que você propõe em suas plataformas de mandato. Estude sobre seu município e mostre ao eleitor que você sabe sobre o que está falando”, disse.

“ Às vezes dá a entender que a pessoa não sabe quais são as funções de um vereador na Câmara. Hoje, o político é a pessoa que tem menos credibilidade no país e só o conhecimento é capaz de dar credibilidade a ele”, afirmou Albenes. 

Comunicação e oratória

Segundo o consultor em oratória José Luiz Gobbi, “só há uma coisa que vai trazer voto ao candidato: a comunicação. Vivemos o momento da comunicação virtual. Conquiste as pessoas com a sua capacidade de transmitir mensagens. É possível conquistar votos com a comunicação, mas também é possível perder”, destacou.

Para Gobbi, o autoconhecimento e a clareza ao se comunicar são fundamentais para quem pretende seguir carreira pública. Além disso, de acordo com Gobbi, o autocontrole conquista a confiança do eleitor.

“A comunicação exige clareza e articulação nas palavras; precisa de empatia, conhecimento, história de vida e soluções para o dia a dia da pessoa”, ressaltou.

O curso

Durante dois meses de debates, o Curso de Direito Eleitoral debateu temas como a responsabilidade dos agentes políticos e dos servidores públicos ao tomarem decisões nas esferas de Poder; a transparência nos atos da administração pública; e a estrutura organizacional das campanhas eleitorais e oratória para candidatos. Também foram discutidos os sistemas majoritário e proporcional e as convenções partidárias, coligações e registros de candidaturas. 

Comentários do Facebook

Política

3ª Companhia vai para a Curva da Jurema

Publicado

em


.

O quiosque número um da orla da Curva da Jurema deve abrigar a nova sede da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que atende a região dos bairros Praia do Canto e Santa Lúcia, em Vitória. A informação foi passada em audiência pública virtual realizada pela Comissão de Segurança na noite desta segunda-feira (27).

O requerimento da audiência pública foi apresentado pelo deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos). O debate sobre a construção de uma nova sede para o destacamento da PM desta região é pauta no colegiado da Assembleia Legislativa (Ales) desde agosto do ano passado.

Os trabalhos e efetivo da 3ª Companhia da PM foram transferidos para o 1º BPM que fica em Maruípe em dezembro do ano passado, de forma provisória, depois de reclamações de policiais e moradores de que a estrutura física estava em condições precárias .

Na audiência, autoridades policiais e representantes de associações de moradores destacaram a intenção de acompanhar as obras de reforma do quiosque para que o projeto possa contemplar questões estratégicas de segurança como chegada e saída das viaturas e ainda a adequação necessária à qualidade no acolhimento aos profissionais que vão atuar, bem como a população que será atendida.

Obras

O comandante do 1º BPM/ES, tenente-coronel Marcio Franco Borges disse que a obra será executada pela Prefeitura de Vitória e que a previsão de entrega é novembro de 2020. “A área do quiosque vai ser totalmente ocupada. É uma reforma de cerca de 200 metros quadrados. O projeto ainda está sendo realinhado com pequenos ajustes finais”.

O presidente da Comissão de Segurança, deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL) destacou que colocará na pauta da próxima reunião do colegiado a solicitação para que o projeto de reforma seja disponibilizado a todos os agentes interessados. Informou ainda que estuda uma visita técnica ao local.

O deputado Pazolini disse que o fato de a companhia funcionar fora do seu território de atuação estava trazendo prejuízos para a população. “O agente de segurança pública tem que estar no dia a dia da comunidade. Tenho certeza que a instalação dessa nova estrutura vai possibilitar avanços e fluidez no atendimento às ocorrências, melhorando a sensação de segurança e trazendo mais tranquilidade pra quem vive e trabalha nas redondezas”, avaliou.

O parlamentar destacou também que as novas instalações devem garantir acolhimento e condições para os policiais se estabelecerem dignamente, “por isso, nosso pedido para acompanhar o dia a dia dos projetos e obras”, observou.

Comissão

O colegiado de Segurança é presidido pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL) e tem como vice- presidente coronel Alexandre Quintino (PSL). São membros efetivos os deputados Euclério Sampaio (DEM), Capitão Assumção (Patri), Delegado Lorenzo Pazolin (Republicanos), Marcelo Santos (Podemos), Enivaldo dos Anjos (PSD), Dr. Emílio Mameri (PSDB) e Luciano Machado (PV). São suplentes Dary Pagung (PSB), Gandini (Cidadania), Hudson (Republicanos) e Alexandre Xambinho (PL).

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional2 horas atrás

Mulher é agredida a socos por dois homens e revida com golpes de faca

A Polícia Civil alegou que os três envolvidos estavam bebendo juntos no momento da discussão que antecedeu o crime Uma...

Nacional3 horas atrás

VÍDEO | “cadeirante” briga no metrô e sai correndo para fugir de seguranças

Imagens mostram momento em que um homem agarra o impostor e alega que ele estava mentindo sobre a deficiência Um...

Educação3 horas atrás

Lei possibilita suspensão de até quatro parcelas do FIES

Medida é positiva, mas deveria ser acompanhada de uma linha de crédito, segundo economista Estudantes de todo o país que...

Economia3 horas atrás

Empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

Decisão da Receita Federal, articulada pelo Sebrae, evita a exclusão do Simples de empresas com débitos tributários. Em função da...

Regional3 horas atrás

Pastor Georgeval Alves, acusado de assassinar filho e enteado, estaria recebendo auxílio emergencial

Dois anos após o crime que chocou o Espírito Santo, Georgeval Alves, acusado de estuprar, espancar e assassinar o filho...

Regional3 horas atrás

Homem é executado a tiros em Boa Esperança

Um homem foi assinado na noite desta sexta-feira (25), na Rua Itaúnas, próxima ao morro que dá acesso ao cemitério,...

Nacional3 horas atrás

Idoso é atacado e roubado após deixar mulher usar o banheiro da casa

De acordo com a Polícia Civil, ao sair do banheiro, ela bateu no aposentado e roubou carteira com R$ 2...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!