conecte-se conosco



Internacional

Eleições EUA: atrás nas pesquisas, Trump pode tentar “barrar” eleitores de Biden

Publicado

em


source
Trump e Biden
Reprodução

Trump e Biden se enfrentaram no último debate antes da eleição. Entretanto, situação do atual presidente continua complicada.

Faltando menos de duas semanas para a eleição presidencial dos Estados Unidos , o democrata Joe Biden aparece como favorito para se tornar o novo presidente dos EUA. Pesquisas de intenção de voto chegaram a mostrar o ex-vice-presidente com 9% de vantagem para Donald Trump , que tenta se reeleger. Com esses números, Biden poderá ter uma vitória tranquila no pleito do próximo dia 3.

Entretanto, com 11 dias de campanha restantes, Trump tentará reverter a desvantagem. Segundo Leandro Consentino, cientista político e professor do Insper, a missão do republicano é complicada. E acredita que ele poderá tentar “barrar o voto” dos eleitores de estados em que tende a perder.

“A eleição nos Estados Unidos não é obrigatória, é facultativa. O que ele ( Trump ) pode tentar fazer é barrar o voto de determinados estados que ele sabe que não o apoiam”, explica, Leandro, que complementa: “Barrar o voto não no sentido de alguma violência, mas no sentido de tentar impedir que as pessoas votem. Desmobilizar os eleitores democratas”.

Biden adotará ‘retranca’

Leandro também aponta que, nesta reta final, o democrata deverá adotar um tom tranquilo na campanha, evitando envolver seu nome em polêmicas – uma vez que está em vantagem em relação ao adversário.

“Ele vai fazer o jogo ‘da retranca’, fazendo uma analogia ao futebol. Quando você entra com uma vantagem no segundo jogo, você coloca o time na retranca para evitar que o time tome um contra-ataque e perca a vantagem”, explica Leandro.

Entretanto, o cientista diz que, caso Biden seja atacado pela campanha de Trump, ele precisará responder para que não passe a imagem de que vai aceitar os ataques. De todo jeito, Leandro diz que “de fato, o Biden vai jogar na retranca nesse último momento, nessa reta final”.

Desempenho no debate

Por fim, o professor diz que o debate da última quinta-feira (22) não tem força para influenciar o resultado da eleição.

“O debate foi morno e terminou, para muitos analistas, empatado. Eu acho que as pesquisas de opinião que dão uma vitória do Biden são mais as pessoas que estão mais ‘pró-Biden’. O clima está mais ‘pró-Biden’, então as pessoas sinalizam que ele venceu o debate”, explica Leandro, pontuando que, apesar disso, não houve uma vitória retumbante de nenhuma das partes.

O cientista destacou ainda que Biden focou o debate na pandemia, o que ele considera uma “área sensível” da administração de Donald Trump. “Ele fez uma gestão toda negacionista, toda complicada e colhe, hoje, frutos bastante ruins dessa pandemia”, conclui Consentino.

Fonte: IG Mundo

Comente Abaixo
Nacional24 minutos atrás

Senado aprova redefinição do crime de denunciação caluniosa

Agência Brasil Senado aprova redefinição do crime de denunciação caluniosa O Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), um Projeto de Lei (PL)...

Nacional34 minutos atrás

Impeachment no Rio: tribunal define testemunhas de processo contra Wilson Witzel

Fernando Frazão/Agência Brasil O governador afastado entregou, no dia 19 deste mês, sua defesa ao Tribunal Misto O tribunal misto...

Internacional44 minutos atrás

Sonda chinesa está a caminho da Terra depois de concluir missão na Lua

A sonda espacial chinesa Chang’e 5 deixou nessa quinta-feira (3) a superfície da Lua e já está retornando à Terra, de acordo...

Política44 minutos atrás

Denunciada, Flordelis perde guarda de filha adotiva que se automutilou; entenda

Reprodução Testemunha disse que marcas no braço da jovem foram feitas após discussão com a parlamentar A Justiça do Rio...

Entretenimento44 minutos atrás

Laryssa Bottino vai processar Ariadna após ser acusada de roubo de pulseira

Reprodução/O Dia Larissa Bottino diz que vai processar Ariadna Quem pensou que a treta virtual entre a ex-BBB Ariadna Arantes...

Entretenimento44 minutos atrás

Hariany Almeida está tendo um caso com ex-namorada de Anitta

Reprodução/O Dia Hariany Almeida está conhecendo melhor Gui Araújo A fila anda para a ex-BBB Hariany Almeida. Ela está conhecendo...

Mulher1 hora atrás

Testamos a Dazzle, nova linha de maquiagem da Hinode; confira o que achamos

Divulgação Dazzle é a nova linha de maquiagem da Hinode Não sou uma pessoa que utiliza muita maquiagem , pois...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!