conecte-se conosco



Nacional

“Ela poderia ter morrido”, diz mãe de bebê resgatado em enchente no Rio

Publicado

em

source
Bebê arrow-options
Fabiano Rocha / Agência O Globo

Bebê Aylla Cristine Azeredo é resgatada da enchente no bairro Jardim Catarina

“Quando eu vi aquele vídeo, a minha reação foi só chorar. Por um instante eu pensei que a minha filha pudesse ter morrido”. A fala é de Hellen dos Santos Fully, de 19 anos, mãe da pequena Aylla Cristine Azeredo Santos, de 11 meses, resgatada por um homem na manhã da última segunda (13), no Jardim Catarina , em São Gonçalo , na região metropolitana do Rio, durante uma enchente.

Leia também: Novo vídeo mostra que dois mísseis atingiram avião no Irã; assista

Horas antes, a chuva castigou dezenas de famílias em diferentes bairros do município. Nesta terça, em conversa com o  Extra, a mulher disse que é grata ao morador que resgatou sua bebê. A pequena Aylla fará 1 ano no próximo dia 26 de janeiro. Mais de 30 horas após o temporal, é possível observar os reflexos das águas.

Hellen contou que a filha dormiu na casa da madrinha, no dia anterior, e na manhã de segunda acordou com a chuva e a preocupação com a filha, que estava em uma casa na parte baixa do bairro, onde há sempre alagamentos.

“Acordei com a minha mãe dizendo que lá em baixo (na Rua 10) estava tudo alagado. Entrei em desespero. Mas, em seguida, a madrinha chegou com a minha filha. Quando peguei a Aylla ela estava com a roupinha molhada”, lembrou a mulher.

Hellen contou que só horas depois viu o vídeo do resgate da filha, feito por um morador da região.

“Os meus amigos me perguntaram se eu havia visto o vídeo da minha filha sendo resgatada. Eu respondi que não. Quando eu começei a ver aquela cena, eu só chorava. Aquelas imagens acabaram comigo, o meu coração ficou despedaçado. Eu falei: gente, a minha filha poderia ter morrido”, disse.

Leia mais:  Bolsonaro desmarca reunião com ministros por ordens médicas

No entanto, por questão do destino, um homem que vive na região resgatou a pequena. Ainda nessa segunda, a mulher diz que teve um encontro com o morador e o agradeceu pelo resgate da pequena Aylla.

Leia também: Acusado de feminicídio por morte de estudante da Uerj vai a júri popular

“Eu sou muito grata a ele. Sou muito grata por tudo. Ele foi herói da minha filha. Conversamos e ele disse que faria isso por qualquer pessoa, pois ele tem uma filha de 2 anos”, salientou Hellen.

Além de Aylla, pelo menos outras cinco crianças pequenas foram resgatadas por moradores. Idosos e duas cadeirantes também foi carregadas no colo por populares.

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Brasileiro confia mais em grupos de WhatsApp e igrejas do que no STF e partidos

Publicado

em

source
zapzap arrow-options
Allan White/ Fotos Públicas

WhatsApp é visto como ‘mais confiável’ do que algumas instituições do Brasil

Um estudo divulgado na última segunda-feira (27), chamado ‘A Cara da Democracia’, apontou que a população brasileira tem maior confiança em grupos de família no WhatsApp e nas igrejas do que em instituições como o STF, o Congresso Nacional e os partidos políticos.

Leia também: Desvio de dinheiro e discriminação: Igreja Universal pode ser banida da Angola

O levantamento, divulgado pelo Valor Econômico, mostrou que as igrejas foram colocadas no grupo ‘confia muito’ por 32%  das pessoas ouvidas, ficando atrás apenas da Polícia Federal, que somou 33%, como a instituição mais confiável junto à população.

No Top 5 da pesquisa, ainda aparecem as Forças Armadas (29% de ‘confia muito’), a Polícia Militar (20%) e os grupos de família no WhatsApp (15%). Na outra ponta, o Facebook e os partidos políticos foram os principais apontados no quesito ‘não confia’, com 54% e 71%, respectivamente.

Logo após a PF, aparecem no ranking de confiança dos brasileiros, as igrejas, as Forças Armadas e a Polícia Militar. Na sequência, por mais exótico que isso possa parecer, os grupos de família no WhatsApp. Fechando a fila estão o Congresso Nacional, o Facebook e os partidos políticos.

“Os dados demonstram a percepção da população de que o combate à corrupção é essencial para o crescimento do País”, avalia o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens. O trabalho correto de investigação que levou à prisão diversos “figurões” da República, independentemente de coloração partidária, segundo ele, colaborou para essa percepção.

“A PF se mostra uma instituição confiável porque não há fatos graves que desabonem a corporação. Ela se mostra eficiente, ainda que possa ser muito mais se investirmos na modernização de sua estrutura”, avalia.

Leia mais:  Para Advocacia do Senado, não há nepotismo em caso Eduardo Bolsonaro

Democracia e Golpe Militar

Ainda segundo o levantamento, o sentimento de apoio à Democracia cresceu de 2018 para 2019. O número de pessoas que disse ver o sistema como o ‘preferível’ a qualquer outra forma de governo subiu de 56% para 64%.

Outro ponto que apresentou melhora foi a percepção dos brasileiros sobre a Ditadura Militar. O número de pessoas que respondeu que um golpe não se justificaria ante casos de corrupção ou em cenário de muitos crimes subiu: de 41% para 55% e 46% para 56%, respectivamente.

Leia também: Policial deixa filho de castigo em garagem e criança morre de hipotermia

O estudo “A Cara da Democracia” é realizado pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação e integra o Programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.  O Instituto é formado por grupos de pesquisas de quatro instituições principais: UFMG, IESP/UERJ, Unicamp e UnB. Participam ainda pesquisadores de outras cinco instituições nacionais (USP, UFPR, UFPE, Unama e IPEA) e duas estrangeiras (CES/UC e da UBA). No levantamento recente foram ouvidas 2.009 pessoas em 151 municípios entre 8 e 16 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

*Com informações da assessoria da Fenafep

Comentários do Facebook
Continue lendo
Agricultura4 minutos atrás

LEITE/CEPEA: Em janeiro, preço real é o maior da série para o mês

Clique aqui e baixe o release completo em word.   Cepea, 29/01/2020 – O preço do leite pago ao produtor...

Estadual4 minutos atrás

Fundos de investimentos da Banestes DTVM se destacam entre os melhores do mercado

Dois fundos de investimentos geridos pela Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM), da categoria DI e Curto Prazo,...

Estadual4 minutos atrás

Ampliado prazo do Simples Nacional para empresários de cidades atingidas pelas chuvas

A Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Simples Nacional vai prorrogar as datas de vencimentos dos tributos do programa aos contribuintes com...

Estadual4 minutos atrás

Secult divulga resultado de Seleção das Comissões Julgadoras dos Editais da Cultura

A Secretaria da Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (29), o resultado do Edital de Seleção de profissionais para composição...

Estadual4 minutos atrás

Mais de mil autos lavrados pelo Procon-ES durante ações fiscalizatórias em 2019

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) lavrou 1.020 autos no ano de 2019, decorrentes de 576 ações...

Estadual4 minutos atrás

Resultado final do Processo Seletivo para coordenação das escolas de Tempo Integral

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nesta quarta-feira (29), o resultado final do Processo Seletivo para as funções de “Coordenador...

Nacional17 minutos atrás

Brasileiro confia mais em grupos de WhatsApp e igrejas do que no STF e partidos

arrow-options Allan White/ Fotos Públicas WhatsApp é visto como ‘mais confiável’ do que algumas instituições do Brasil Um estudo divulgado...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana