conecte-se conosco


Cultura

Egocentrismo do protagonista atrapalha drama gay brasileiro “45 Dias sem Você”

Publicado

em

Se assumirmos como hipótese que nenhum filme é totalmente ruim e nem de todo bom, “45 Dias sem Você” pode ser bastante apropriado para verificação. O longa de Rafael Gomes tem a chancela de reunir os mesmos produtores do hit cult “Hoje eu Quero Voltar Sozinho” (2014) e abriga conflitos existenciais de natureza análoga, mas falta coesão no desenvolvimento das ideias.

45 Dias sem Você
Divulgação
Cena do filme 45 Dias sem Você

Rafael (Rafael Bona que vai conquistando o personagem à medida que o filme avança) resolveu sair do país depois de ser abandonado por um namorado que não era namorado, mas era um grande amor que ele esperou por 45 dias apenas para ser dispensado junto com uma caixa de chocolates. “45 Dias sem Você” começa com o protagonista chegando à Londres, sem falar favas de inglês, para passar um tempo com a amiga Júlia, vivida pela estreante Julia Corrêa.

Depois desse tempo em Londres ele passará por Lisboa e Coimbra em Portugal e por Buenos Aires, na Argentina, sempre encostando na morada de amigos e com dinheiro não sendo um problema.

45 dias sem Você
Divulgação
Dor do abandono move protagonista de 45 Dias sem Você

Gomes reconhece o egocentrismo de seus personagens, a começar por seu reclamão protagonista, mas tem dificuldades em conectá-los com o público. A relação dos personagens, por seu turno, flui bem. Se é difícil torcer por Rafael, é muito reconhecível vê-lo interagindo com seus amigos. Além do retrato despressurizado da homossexualidade ser um alento narrativo digno de nota, bem ao estilo de “Me Chame pelo Seu Nome”.

Todavia, os diálogos, que vão de Shakespeare a enlatados americanos, são frequentemente ruins, o que amplia essa sensação de distanciamento entre o filme e sua audiência. No limiar, “45 Dias sem Você” tem uma ótima premissa, mas não consegue articular suas ideias de maneira narrativa e dramaturgicamente satisfatórias. 

Fonte: IG Gente
Comentários do Facebook
Leia mais:  447ª Festa da Penha movimenta turismo no Espírito Santo
publicidade

Cultura

Estudantes aprendem a planejar as finanças com a ajuda do teatro

Publicado

em

Projeto Arte de Somar, promovido pelo Sicoob ES, leva noções de educação financeira a alunos de todo o Estado

Para muitos brasileiros, “dinheiro na mão é vendaval”, como imortalizou Paulinho da Viola, na música Pecado Capital. Os recursos disponíveis nem sempre são suficientes para cobrir as despesas do mês. O resultado são dívidas acumuladas e contas sempre no vermelho. Mas como mudar essa situação? Um dos caminhos passa por um maior controle de gastos, com noções de educação financeira.

Noções que, no Estado, já começam a ser dadas na escola – e com a ajuda do teatro. Por meio do programa “Arte de Somar”, o Sicoob ES oferece a estudantes do sexto ao nono anos do ensino fundamental a possibilidade de aprender a administrar de forma eficiente seus gastos e os da família.

Educação financeira

“Boa parte da população acha que consegue controlar as próprias finanças. Mas acaba errando nas contas e assumindo algumas dívidas. Somente a educação financeira pode combater o descontrole nas contas e garantir que as pessoas tenham dinheiro para realizar seus projetos pessoais”, observa Sandra Helena Kwak, superintendente do Sicoob ES.

Daí vem a importância de preparar as futuras gerações para conseguir cuidar bem do próprio dinheiro.

“As pessoas precisam ser educadas desde a infância sobre o valor do dinheiro e a necessidade da disciplina diária para que as metas se tornem conquistas. O projeto Arte de Somar é uma semente sendo plantada nos adolescentes, para que o consumo consciente seja praticado e, assim, a vida das famílias melhore”, afirma Sandra.

Etapas

O programa de educação financeira é dividido em quatro etapas. Na primeira, o Projeto e apresentado para as crianças e jovens das escolas, na segunda etapa  realizam um curso on-line sobre finanças no site do Banco Central.

Já na terceira etapa, os estudantes participam de uma oficina de teatro de bonecos, onde ensaiam uma peça sobre a gestão financeira eficiente. Por último, fazem uma apresentação utilizando o teatro de bonecos para os colegas de outras turmas e para as familias. Na história, é feita uma analogia entre finanças e meio ambiente, por meio de uma abordagem didática e uma linguagem divertida. A intenção é fazer com que as crianças e os adolescentes, compreendam a importância do controle do dinheiro e dos gastos.

A expectativa do Sicoob é de que, neste ano, até 4 mil alunos participem das atividades nas três fases do Projeto Arte de Somar. O programa já passou por Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Linhares e Piúma. As próximas apresentações serão em Guarapari, Muniz Freire, Boa Esperança e São Mateus.

 

Leia mais:  Morre a cantora Beth Carvalho, aos 72 anos

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

 

Guarapari

Escola: Ignez Massad Cola

Quando: 19 de junho

Horário: 13 às 17 horas

 

Muniz Freire

Escola Viva

Quando: 24 a 28 de junho

Horário: 9 horas e 14 horas

 

Boa Esperança

Escola: Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio dos Santos Neves

Quando: 26 de junho

Horário: manhã e tarde

 

São Mateus

Escola: Master

Quando: 27 de junho

Horário: 10 horas

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Nacional3 minutos atrás

PMs são alvos de operação contra quadrilha de sequestradores no Rio

Reprodução/TV Globo Para a polícia, PMs envolvidos se organizam como uma verdadeira “empresa do crime de sequestro” Um PM foi...

Nacional3 minutos atrás

Fugitivo sofre roubo, procura polícia e acaba preso com ladrão no interior de SP

Divulgação/Polícia Civil Ao consultar os antecedentes criminais da vítima de roubo, policiais constataram que se tratava de um fugitivo Ladrão...

Nacional3 minutos atrás

Universidades vão ajudar na recuperação da bacia do Rio Doce

Fred Loureiro/Secom/ES – Arquivo Imagem aérea mostra a lama no Rio Doce, na cidade de Resplendor, Minas Gerais Universidades de...

Nacional3 minutos atrás

Uso de simulador para obtenção de CNH passa a ser facultativo

Divulgação/Ministério das Cidades Aulas em simuladores deixarão de ser obrigatórias para a obtenção da carteira de motorista Resolução do Conselho...

Nacional3 minutos atrás

Motorista de aplicativo morre atingido por bloco de concreto arremessado no Rio

Reprodução Delegacia de Homicídios apura o caso; bloco de concreto atingiu motorista em cheio no peito Era madrugada de sexta...

Nacional3 minutos atrás

Vaticano propõe que homens casados possam ser padres na Amazônia

Agência Ansa Papa Francisco O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (17) o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre a...

Economia1 hora atrás

Após demissão de Levy e embates entre Maia e Guedes, dólar opera instável

O dólar comercial voltou a operar de forma instável nesta segunda-feira (17). A moeda americana abriu os negócios em alta,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana