conecte-se conosco



Política

Efeitos da pandemia preocupam deputados

Publicado

em


A pandemia foi pauta abordada por diversos parlamentares na fase do grande expediente da reunião ordinária híbrida da Assembleia Legislativa (Ales), nesta segunda-feira (28). Tópicos como vacina, lotação em ônibus, volta às aulas presenciais, não cumprimento de protocolos sanitários por parte da população, além de quadros como ansiedade e depressão foram avaliados nos discursos.

A deputada Iriny Lopes (PT), demonstrou preocupação com a perspectiva, segundo ela, de que a pandemia continue por muito tempo. Para a parlamentar , será necessário contemplar toda a população do Planeta com a vacina, o que deve demorar. “Mesmo quando a vacina ficar pronta, não será terá disponibilidade para a população, não será automática. E há uma indicação clara de que só a primeira dose não será suficiente”, alertou. Concluindo, lembrou que a população continua lotando as praias, os bares e que pessoas sem máscara circulam pelas ruas.

Já Raquel Lessa (Pros), apontou a conexão entre o Setembro Amarelo – mês  para debater a prevenção ao suicídio – com a pandemia. Segundo avaliação da parlamentar, o isolamento social  tende a agravar quadros psiquiátricos. Para a deputada, as ações do Setembro Amarelo deveriam ter continuidade além deste mês. “O isolamento social, a crise econômica, o desemprego, têm sido causas da ansiedade, depressão e suicídio”, lamentou.

Já o deputado Luciano Machado (PV) propôs que seja instituído o Dia Estadual das Vítimas da Covid-19, a ser lembrado em 2 de abril, quando foi registrado o primeiro óbito pela doença no Espírito Santo, no município da Serra.

Ônibus lotados

Na mesma linha do debate das consequências da pandemia, o deputado Sergio Majeski (PSB) voltou a alertar sobre a lotação no transporte coletivo. “O trabalhador que depende do transporte no dia a dia, pode andar pendurado, de pé dentro dos ônibus, por duas horas”. Ele ainda questionou como a população que enfrenta essa realidade pode evitar o contágio em um ambiente com aglomeração, como os ônibus, e indagou sobre como evitar o contágio do novo coronavírus dentro de espaços como esse.

Majeski questionou também a decisão do governo estadual de retomar as aulas presenciais. “Quem já trabalhou dentro de uma escola sabe que não dá pra se comparar com um shopping ou supermercado. Os professores não vão dar conta de controlar as crianças. Se nós não estamos conseguindo fazer os adultos cumprirem as regras, imagine com as crianças”, avaliou.

O deputado alertou para a falta de segurança, segundo ele, sobre o número de professores que estão no grupo de riscos e de crianças contaminadas. Ainda pediu que o governo reveja a decisão do retorno às aulas. “Quando morrer o primeiro aluno ou o primeiro professor, quem será responsável por isso?”, perguntou.

Queimadas e pescadores

O deputado Dr. Rafael Favatto (Patri) falou sobre as queimadas que vêm acontecendo na Amazônia e no Pantanal. Segundo ele, as ocorrências decorrem da ganância dos produtores que querem mais terras para explorar. Considerou que esses problemas ambientais estão prejudicando a economia do país, pois afetam as exportações.

Por último, alertou para os cuidados com o abastecimento de água na Grande Vitória, que, na avaliação de Favatto, não está totalmente preparada para enfrentar a escassez. AInda lembrou que a barragem de Domingos Martins levará dois anos para ser concluída.

Já o deputado Theodorico Ferraço (DEM) denunciou o rigor e a truculência dos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) contra pescadores de várias localidade da região sul do estado.

De acordo com o parlamentar, os fiscais do Ibama têm apreendido pescados e instrumentos de trabalho dos pescadores. O primeiro caso, segundo informou, foi em Piúma e Marataízes e, nesta segunda, outro episódio foi reportado em Anchieta. Theodorico pediu que  o Ibama mude essa política de violência e respeite os pescadores e apelou  para o superintendente do órgão federal para que ouça os trabalhadores. “É preciso respeito ao pescador”, protestou.
 

Comentários do Facebook

Política

TV estreia reportagem sobre literatura

Publicado

em


A literatura produzida no Espírito Santo  melhorou ao longo dos últimos anos em quantidade e qualidade, principalmente no que se refere ao tratamento gráfico e editorial do livro. É o que mostra a Grande Reportagem que a TV Assembleia exibe nesta segunda-feira (12). A estreia será às 12h30, com reprise às 18 horas. 

O programa também faz uma reflexão acerca do desafio do mercado da literatura produzida no Espírito Santo,  formado por pequenas editoras que enfrentam dificuldades para distribuir os livros, não só para pontos existentes no Espírito Santo, mas para outros estados.

O telespectador vai conhecer a perspectiva de editores, produtores, professores e  escritores de várias gerações, como Bernadette Lyra, que tem caminhada mais longa, até os jovens escritores, para entender como estão fazendo literatura e com qual intenção. 

Outra abordagem é a importância dos editais de cultura e como esse mecanismo  de financiamento público pode fomentar a produção e a publicação literária.

Assista à Grande Reportagem na TV Assembleia, transmitida na Grande Vitória nos seguintes canais: 3.2 aberto e digital; GVT 319.2; NET 12; RCA 23 e Sky Digital 519.2.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher51 segundos atrás

Maternidade é condenada por abrir exceção a Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso

Reprodução/Instagram Giovanna Ewbank e Zyan A maternidade em que Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso tiveram seu filho, Zyan, foi condenada...

Política54 segundos atrás

TV estreia reportagem sobre literatura

A literatura produzida no Espírito Santo  melhorou ao longo dos últimos anos em quantidade e qualidade, principalmente no que se...

Entretenimento3 minutos atrás

Paolla Oliveira posta foto sem roupa e brinca: ‘Quem mais aí tá com calor?

A atriz Paolla Oliveira postou um ‘nude’ nesta sexta-feira (9) em seu Instagram e brincou com seus seguidores na legenda: “Quem mais...

Internacional16 minutos atrás

Trump diz que “está ótimo” em primeiro discurso ao vivo depois da Covid-19

Reprodução: O Dia Trump: Estamos muito perto de uma vacina e de uma ‘cura’ para a covid-19 O presidente dos...

Esportes16 minutos atrás

Bruno Soares fica com o vice-campeonato de duplas em Roland Garros

O mineiro Bruno Soares ficou com o vice-campeonato de duplas masculinas no torneio de Roland Garros, um dos quatro principais...

São Mateus32 minutos atrás

Mulher tenta suicídio em viaduto e outra escapa de estupro em São Mateus

Uma mulher de nome e idade preservada pela Polícia Militar no Boletim Unificado, tentou o suicídio no final da noite...

Nacional1 hora atrás

Caminhão cai de viaduto e motorista só sofre arranhão

    Divulgação cop bh Camihão caiu na avenida Cristiano Machado O motorista, Rodrigo Borges, sofreu apenas ferimentos leves depois...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!