conecte-se conosco



Política

Eduardo Bolsonaro e outros 17 deputados são suspensos do PSL

Publicado

em

source
Eduardo Bolsonaro arrow-options
Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Eduardo foi suspenso por 12 meses

O Diretório Nacional do PSL confirmou, no início da tarde desta terça-feira, as punições 18 deputados do partido, entre advertências e suspensões das atividades partidárias. O atual líder da bancada, Eduardo Bolsonaro (SP), foi um dos que teve a maior punição, com 12 meses de suspensão. Com a confirmação das funções partidárias suspensas, ele poderá ser destituído da liderança.

Leia também: ‘Galã’ do PCC vai para presídio federal após informações sobre plano de fuga

Deve haver, por parte dos bolsonarista, um questionamento em relação ao regimento interno da Câmara , que define que o líder será escolhido pela maioria dos membros do partido. Segundo o deputado Filipe Barros (PR), único bolsonarista presente na reunião, não há especificidade nas regras internas da Casa sobre o parlamentar estar suspenso ou não. A questão deve ser encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa para ser analisada, segundo o paranaense.

Além de Eduardo, Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG) e Daniel Silveira (RJ) também foram suspensos por um ano . A suspensão impede que os deputados participem de comissões, assinem listas e falem em nome da sigla no Congresso. Outros 14 deputados tiveram suspensões definidas entre 3 e 10 meses. Quatro foram advertidos.

Comentários do Facebook

Política

PL prevê formação de bancos de sementes

Publicado

em


.

Iniciativa pretende instituir a Política Estadual de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes e Mudas de Variedades e Cultivares Locais, Tradicionais ou Crioulos – PEIBCS. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 362/2020 da deputada Iriny Lopes (PT) . 

A matéria especifica como “banco comunitário de sementes e mudas” a coleção mantida e administrada localmente por agricultores familiares, assentados por programa de reforma agrária, quilombolas, indígenas ou povos e comunidades tradicionais que multiplicam sementes ou mudas para consumo próprio, distribuição, troca e comercialização. 

A “variedade e cultivar local, tradicional ou crioulo” é definida como semente ou muda desenvolvida, adaptada ou produzida pelos agricultores familiares em condições de conservação conhecidas como in situ (no local de origem) ou on farm (conservação não apenas no local de origem).

A implementação será de acordo com os preceitos constantes na lei federal nº 8.171/1991, que dispõe sobre a política agrícola, e a lei estadual nº 10.711/2003, que altera a Lei nº 9.769/2011, instituída para regulamentar o regime jurídico das terras devolutas, sua arrecadação e legitimação pelo Estado.

Entre os objetivos da PEIBCS estão a proteção da biodiversidade agrícola; organização comunitária; capacitação para o gerenciamento dos bancos de sementes e de mudas; proteção dos conhecimentos tradicionais; e manutenção de valores culturais da população local.

“Esta atividade tem um caráter estratégico inclusive na preservação da nossa biodiversidade, qualificada pelo trabalho permanente promovido no campo ao longo de gerações. Além disso, a prestação de assistência técnica, o apoio do sistema nacional de pesquisa agropecuária e a concessão de créditos e incentivos, tenderão a contribuir para a efetividade do trabalho até aqui conduzido de forma intuitiva por nossos agricultores”, defendeu Iriny Lopes.

Como instrumentos da política estadual, foram elencados pesquisa agroecológica e tecnológica; concessão de crédito rural sob condições especiais e favoráveis, principalmente no que se refere a taxas de juros, carência e prazos de pagamento; prestação de extensão rural e assistência técnica especializada, de caráter agroecológico; e concessão de subvenções econômicas e incentivos fiscais e tributários.

Ao Poder Público caberá, entre outras atribuições, capacitar e treinar os agricultores beneficiários, acompanhar e avaliar periodicamente a efetividade das ações concernentes à execução da política, desenvolver sistema de reposição das sementes e mudas, implementar e manter atualizado cadastro dos bancos comunitários de sementes e mudas e de seus acervos, além de estimular a troca de experiências e o intercâmbio de germoplasma entre os bancos comunitários.

O projeto institui também o Selo de Sementes ou Mudas de Variedades e Cultivares Locais, Tradicionais ou Crioulas com o objetivo de atestar a sustentabilidade, o interesse social e ambiental da produção e do uso desse tipo de insumo.

Tramitação 

Após apreciação dos colegiados de Justiça, Agricultura, Meio Ambiente e Finanças, a proposição será submetida à votação em plenário. Sendo aprovada, seguirá para sanção ou veto do Executivo. 
 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional16 minutos atrás

Doria afirma que estado de São Paulo está ingressando em um platô

Governo do Estado de São Paulo Doria afirmou que São Paulo chegou no platô Em coletiva realizada hoje (10) no...

Nacional16 minutos atrás

Homem usa cano para salvar cachorro de ataque de cobra de quatro metros; assista

Divulgação/Bombeiros Sucuri mordeu o cachorro no meio da rua. Um homem salvou a vida de um  cachorro ao bater em...

Nacional16 minutos atrás

Parques estaduais e zoológico serão reabertos a partir da segunda-feira em SP

Reprodução/Governo de SP Parque Estadual Alberto Löfgren deve reabrir sob procolos O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (10),...

Política16 minutos atrás

PL prevê formação de bancos de sementes

. Iniciativa pretende instituir a Política Estadual de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes e Mudas de Variedades...

Política16 minutos atrás

PL prevê caixão com visor para vítimas da Covid

. Proposta em tramitação na Assembleia Legislativa obriga as empresas privadas que prestam serviços funerários ou o Poder Público a...

Carros e Motos16 minutos atrás

Lançamentos virtuais de motocicletas reais

Divulgação Apresentação ao vivo da nova Kawasaki Z900 2021 Tá quase. Mais um pouco de paciência e logo, logo voltamos...

Entretenimento45 minutos atrás

Rita Cadillac fará live com o iG nesta sexta

Nesta sexta-feira (10) quem participa da live do iG é a a dançarina e atriz Rita Cadillac (@ritacadillac). A ex-chacrete...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!