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EDP vai investir mais de R$ 500 mil na iluminação pública de Montanha

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O projeto foi contemplado na Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética. Lâmpadas de LED são mais eficientes, econômicas e sustentáveis

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e a Prefeitura de Montanha assinaram em uma reunião virtual na tarde de hoje, dia 08, o convênio do projeto que substituirá de 310 pontos de iluminação da cidade pela tecnologia LED. A ação foi contemplada na Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, para incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica.

Com o projeto será possível reduzir o consumo de energia da administração municipal referente a iluminação pública em cerca de 280 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 115 famílias. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

Ao todo, a Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética da EDP vai investir mais de R$ 3 milhões em cinco projetos selecionados. Entre eles, está a eficientização da iluminação pública municipal de Cariacica com a substituição de 805 pontos de iluminação pública por lâmpdas LED. Duas unidades da organização solidária Cáritas em Aracruz e outra em Sooretama serão beneficiadas com a substituição de 250 lâmpadas, 12 aparelhos de ar condicionado split e instalação de 77 módulos fotovoltaicos, e a Procuradoria da República, em Vitória, terá a substituição de 4 aparelhos de ar condicionado split e instalação de 84 paineis fotovoltaicos.

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O projeto Eficiência Solidária, que atua por meio de um posto de atendimento itinerante para a  conscientização de clientes residenciais sobre o uso eficiente da energia e possibilita a troca de lâmpadas comuns por LED, também será realizado. Ao todo serão cerca de 40 mil lâmpadas antigas substituídas. Os municípios contemplados que ainda serão selecionados.

“Beneficiar instituições solidárias, a população e serviços públicos da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente está em linha com nosso propósito de Usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Conseguiremos contribuir diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica por meio dos projetos contemplados, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirma Vanessa Lugon , gestora executiva da EDP. 

Com as cinco iniciativas selecionadas pela Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, será possível reduzir o consumo de energia das instituições beneficiadas em cerca de 3.153 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 1.311 famílias.

Realizar projetos que resultem em eficiência energética é uma ação que reafirma o compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da Companhia para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.

 

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Regional

Hospital Rio Doce inova campanha Outubro Rosa com artistas nacionais

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Hospital apresenta uma série de depoimentos em vídeos, que alertam para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Campanha também visa arrecadar fundos para criar uma casa de acolhida para as pacientes.

Embora a pandemia de coronavírus tenha  impactado diversas agendas da sociedade, a campanha Outubro Rosa, que promove conscientização sobre o câncer de mama, e é considerada uma das principais mobilizações da área da saúde, não passou despercebida em Linhares. Referência no atendimento a pacientes oncológicos, a nível municipal e regional, o Hospital Rio Doce resolveu inovar no formato de sua campanha e apostou em nomes de peso para propagá-la.

Neste ano, o hospital convocou artistas nacionais, pacientes que superaram a doença e também seus colaboradores para que, através de depoimentos em vídeos, eles pudessem alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença, bem como ressaltar o engajamento da unidade no enfrentamento ao problema. Este material tem sido veiculado na TV aberta, nas redes sociais, em outdoors e também no site http://hospitalriodoce.com.br/ br/index.php/outubro-rosa/.

Realmente, a campanha Outubro Rosa foi arrojada. Tivemos o privilégio de contar com a Empresa SER, que idealizou todo o formato e contou com a coordenação de comunicação da publicitária Jack Rocha, ex-diretora da Globo Internacional. Devido à amizade com artistas, ela conseguiu fazer esse trabalho maravilhoso e de alto alcance social. Os artistas atraem a atenção e dão o recado para mulheres e homens se cuidarem”, afirma a diretora-administrativa do Hospital Rio Doce, Fátima Biancardi.

Casa Família Rio Doce

Além de promover conscientização, a campanha do Hospital Rio Doce tem outro nobre objetivo, que é reunir fundos para que seja criado um espaço de acolhida para os pacientes oncológicos – a chamada Casa Família Rio Doce. Segundo Fátima Biancardi, essa casa de apoio servirá de descanso e repouso para pacientes provenientes de outras cidades, já que a unidade de oncologia de Linhares é referência para 13 municípios do Norte do estado.

“Os pacientes chegam muito cedo, ficam na frente do hospital esperando o serviço de oncologia abrir, às 7h. E quando o local fecha, às 17h, os pacientes ficam aguardando, na rua, as ambulâncias de seus municípios, que muitas vezes vêm de Vitória com outros pacientes. Queremos proporcionar um espaço digno onde eles possam ser cuidados. O paciente com câncer precisa de atenção e carinho. Se queremos um atendimento humanizado, não basta atender bem, temos que pensar também na qualidade de vida desses pacientes e de seus acompanhantes durante seu tratamento em nossa Unidade de Oncologia”, detalha.

Atendimento

Conforme a diretora, a unidade oncológica do Hospital Rio Doce conta, no momento, com 615 pacientes em tratamento, sendo 205 mulheres com câncer de mama. A unidade realiza, em média, 2.255 consultas, 68 cirurgias oncológicas e 119 internações por mês.

Como colaborar

Quem quiser apoiar financeiramente a campanha, pode fazer sua contribuição em uma conta bancária (Banco Sicoob, Agência nº 3007 e Conta Corrente nº 15.534-3). No site hospitalriodoce. com.br/br/index. php/outubro-rosa, há um QR Code que direciona o usuário para o sistema de doações. Os artistas atuaram de forma voluntária e gratuita na campanha, que tem a Marques Produções e Estruturas como um dos apoiadores.

“Na oportunidade, queremos demonstrar nossa gratidão ao provedor, Arles Guerra de Miranda, que juntamente com os membros do conselho diretor, autorizou essa arrojada e pioneira campanha. Agradecemos também às empresas engajadas para viabilização da Casa Família Rio Doce”, completa Fátima Biancardi.


(*Correio Estado)

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