Connect with us

Estadual

Eco101 anuncia que desistiu de concessão da BR 101 no ES

Published

on

Foto: Reprodução

A ECO101 protocolou na tarde desta sexta-feira (15) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma declaração formal de intenção para deixar o contrato de concessão da BR-101 por meio de uma devolução amigável. No documento, a empresa pede à agência a extinção do contrato e a celebração de um termo aditivo com novas condições contratuais até uma nova licitação.

A desistência da concessão foi confirmada pela assessoria da ECO101 e pelo deputado federal Neucimar Fraga, que foi informado pela empresa. O governador Renato Casagrande também já teria sido informado, nesta tarde, pela empresa sobre a decisão.

LEIA MAIS: PEDÁGIO | Preço pode aumentar para compensar impacto da pandemia em rodovias

“A EcoRodovias Infraestrutura e Logísitica S.A. (“Companhia” ou “EcoRodovias”) e sua controlada direta EcoRodovias Concessões e Serviços S.A. (“ECS”) em atendimento às disposições do parágrafo 4º do artigo 157 da Lei nº 6.404/76, conforme alterada, e da Resolução da Comissão de Valores Mobiliários nº 44/21, vêm a público informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que a controlada direta da ECS, ECO101 Concessionária de Rodovias S.A. (“ECO101”), protocolou em 15 de julho de 2022, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, declaração formal quanto à intenção de adesão ao processo de relicitação, que compreende a extinção amigável do Contrato de Concessão e a celebração de um Termo Aditivo ao Contrato de Concessão com novas condições contratuais até a nova licitação do empreendimento, referente ao objeto do Contrato de Concessão celebrado com a ANTT, nos termos da Lei n° 13.448/2017, regulamentada pelo Decreto nº 9.957/2019”, diz trecho do documento público (Fato Relevante) informado ao mercado.

No dia 4 de junho,  a empresa tinha a intenção de deixar o contrato por conta de decisões recentes tomadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Numa das decisões, a Corte determinou que o desconto previsto pela não execução dos investimentos até o 5º ano de concessão fosse feito de forma concentrada e imediatamente no ano seguinte e não de forma diluída pelo prazo restante da concessão.

LEIA MAIS: Homem é encontrado morto dentro de suíte de motel no ES

Em tese, isso daria um desconto maior na tarifa do pedágio e também um prejuízo maior para o caixa da concessionária, a depender dos cálculos feitos pela ANTT, que também foi alvo da decisão do TCU.

A Corte determinou que a agência calcule – num prazo de 90 dias acrescido de mais 30 – os valores e promova o reequilíbrio do contrato, por meio de revisão tarifária. A decisão consta no item 9.3.8 do acórdão 1447/2018-Plenário.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter e  Instagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

No dia 7 de junho, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve com representantes da EcoRodovias e, em visita ao Estado, ele confirmou a intenção da empresa, mas disse que estava tentando reverter a situação.

“Eles alegam prejuízo financeiro, por conta das decisões. Perguntei se seria irrevogável e eles disseram que por ora, sim”, disse Neucimar Fraga, que é presidente da Comissão Externa de Fiscalização da ECO101.

Comente Abaixo
Política24 minutos ago

Proposta homenageia escritor capixaba

O Projeto de Lei (PL) 404/2022, apresentado pelo deputado Gandini (Cidadania), declara patrono da Educação no Espírito Santo o professor...

Política24 minutos ago

Matéria visa aumentar segurança em piscinas

Ampliar a segurança em piscinas residenciais e coletivas com a instalação de uma série de dispositivos de segurança nesses espaços....

Estadual42 minutos ago

Mulher é espancada após flagrar relação sexual do companheiro com amiga em festa

O caso aconteceu no bairro Morada da Barra, em Vila Velha. Segundo a polícia, as agressões aconteceram depois que a...

Economia54 minutos ago

Dieese: salário mínimo de uma família deveria ser de R$ 6.388 em julho

Redação 1Bilhão Dieese: salário mínimo de uma família deveria ser de R$ 6.388 em julho O salário mínimo ideal para...

Economia54 minutos ago

Renegociação de dívidas com a Receita tem descontos de até 70%

Giovanni Santa Rosa Governo amplia renegociação de dívidas com a Receita com descontos de até 65% O governo ampliou o...

Tecnologia1 hora ago

Facebook e Instagram rastreiam usuários quando eles clicam em links

Unsplash/Dima Solomin Meta rastreia usuários O navegador próprio do Instagram e do Facebook consegue rastrear dados completos dos usuários, de...

Política1 hora ago

Ciro diz que Lula e Bolsonaro não vão debater por “contradição moral”

Divulgação Ciro Gomes usou o Twitter para criticar seus adversários Nesta sexta-feira (12), Ciro Gomes (PDT) usou seu perfil no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana