Connect with us

Variedades

É verdade que sexo vicia? Especialistas respondem

Published

on

A dependência em sexo pode causar sofrimento psíquico — Foto: Dainis Graveris para Pexels

O vício em sexo é classificado como um transtorno psicológico pela Organização Mundial da Saúde desde 2018. Ele pode gerar consequências físicas, como lesões genitais e infecções sexualmente transmissíveis, e problemas psicológicos, como ansiedade, irritabilidade, alterações no sono e dificuldade na concentração.

O desejo sexual é inerente ao ser humano e é um dos termômetros de qualidade de vida. Só que quando a prática sexual passa a beirar o excesso, o sexo pode se tornar um vício. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde classificou o comportamento sexual compulsivo como um transtorno psicológico em 2018.

A psiquiatra Giovanna Brega Quinet de Andrade, da Clínica Revitalis, explica que o vício em sexo é entendido como uma grande dificuldade em controlar o impulso de transar, a ponto da pessoa continuar tendo relação sexual mesmo sem sentir prazer.

Luciana Inocêncio, psicóloga e psicanalista, aponta a dependência ainda faz com que a pessoa se torne mais insistente com o parceiro para que eles venham a ter mais relações sexuais, e passe a se masturbar com mais frequência. “Outro sinal é usar mais do seu tempo e/ou do seu dinheiro com pornografia e prostituição, e abandonar completamente suas obrigações profissionais, familiares e estudos”, completa.

O vício em sexo acontece porque, de acordo com a psiquiatra Livia Castelo Branco, da Holiste Psiquiatria, transar libera substâncias relacionadas ao prazer, principalmente dopamina. Logo, o cérebro vai incentivar a prática sexual cada vez mais para que ele venha a se sentir compensado.

Quais são as causas do vício em sexo?

A compulsão sexual, assim como outros transtornos mentais, tem causa multifatorial, envolvendo fatores genéticos, da personalidade e da história de vida do paciente, além de fatores ambientais, físicos e emocionais. Livia Castelo Branco, psiquiatra

Caso o paciente tenha histórico familiar de dependência química e de outras compulsões, como a de comida e a de compras, as chances dele ter compulsão sexual são maiores.

O mesmo vale para caso a pessoa seja impulsiva, tenha tido privação material e afetiva ao longo da vida ou ainda tenha sofrido abuso sexual na infância. Há ainda situações em que o vício em sexo é causado por outros transtornos psicológicos, como a bipolaridade, em que, nas fases de mania, a pessoa pode ficar obcecada em transar.

As consequências do vício em sexo

“Do ponto de vista físico podem haver lesões genitais, infecções sexualmente transmissíveis e perda de peso pela atividade física extenuante”, enumera Branco.

Já psicologicamente, o vício em sexo pode causar sofrimento psíquico, uma vez que a pessoa sente que perdeu o controle sobre o próprio corpo e em relação a vontade de manter relações sexuais por prazer. Esse sofrimento psíquico é visto por meio de ansiedade, irritabilidade, alterações no sono e dificuldade na concentração.

“O comportamento pode causar ainda isolamento social, conflitos familiares, prejuízo financeiro e redução da produtividade no trabalho”, completa a psiquiatra da clínica Revitalis.

É possível tratar vício em sexo?

Inocêncio explica que, como o vício em sexo é classificado como um transtorno mental, o principal tratamento indicado neste caso é a psicoterapia.

A busca pelo psiquiatra pode ser importante também. “Ele pode receitar remédios que diminuam quimicamente o desejo sexual, conseguindo, assim, minimizar os sentimentos de menos valia e de depressão associados ao quadro”, completa a psicóloga e psicanalista.

Os grupos de apoio também podem ser importantes aliados para que a pessoa consiga expor o que sente e se sinta acolhida ao ouvir histórias semelhantes a sua.

Curtiu? Siga o FA NOTÍCIAS no Twitter , FacebookInstagram.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

Comente Abaixo
Polícia Federal2 minutos ago

PF escolta visita de presidente francês à UFPA

Belém/PA. Equipe da Polícia Federal fez a escolta de barco visitado pelo presidente francês Emmanuel Macron, no início da tarde...

Variedades12 minutos ago

Preliminares | 8 coisas que você provavelmente nunca tentou e que são ótimas

Você pensa que sabe tudo sobre preliminares no sexo? Boa parte das pessoas, porém, costuma apostar sempre naquilo que já...

Política32 minutos ago

Produtores aprendem regras para comercializar pó de café

O Espírito Santo se destaca na produção de uma das bebidas mais apreciadas no Brasil e no mundo: o café....

Entretenimento32 minutos ago

Luisa Mell protesta seminua em Belém durante prévia da COP30: ‘Exibicionismo’

Luisa Mell, de 47 anos, realizou um protesto nesta quinta-feira (6) em Belém (PA), em frente ao local onde chefes...

Variedades37 minutos ago

Tesão diferente | Conheça o fetiche em morder e ser mordido no sexo

Feito com cuidado e consentimento, o fetiche em mordida pode ser aproveitado no sexo para turbinar o prazer; veja como...

Política1 hora ago

Indústria do plástico defende fortalecimento da economia circular

Tornar o Espírito Santo referência em sustentabilidade, mas sem deixar de olhar para a atividade econômica. Com esse objetivo se...

Estadual1 hora ago

Estudantes de escola estadual de Vitória conhecem os serviços de TI do Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (05),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana