conecte-se conosco


Nacional

“É questão de física”, diz Covas sobre enchente que já dura 7 dias na zona leste

Publicado

em


Prefeito Bruno Covas afirmou estar preparado para mobilizar equipes a fim de resolver problemas de alagamentos em SP
Reprodução/TV Globo

Prefeito Bruno Covas afirmou estar preparado para mobilizar equipes a fim de resolver problemas de alagamentos em SP

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), alegou que as enchentes provocadas nos bairros da zona leste da capital são “uma questão habitacional e de física”. A declaração foi dada ao G1 depois que fortes chuvas atingiram a região da Vila Itaim, na manhã desta terça-feira (12), e fizeram com que os alagamentos que afetam o bairro há sete dias piorassem.

Leia também: Viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros será reaberto para carros já em março

“A Prefeitura está lá tentando fazer a ação o mais rápido possível, mas é uma questão de física que a água escorre para lá mesmo”, explicou Covas . Nesta terça-feira, uma equipe da Defesa Civil esteve no local, a fim de ajudar crianças do bairro da zona leste de São Paulo a chegarem às suas creches, já que os pais tentam evitar que as crianças tenham contato com a água e sejam contaminados.

O problema sobre o qual prefeito de São Paulo se pronunciou foi causado depois que a chuva que atingiu a região na semana passada fez com que o nível da água do Rio Tietê aumentasse e transbordasse, inundando e tornando intransitáveis diversas vias da região. Além disso, a população ainda enfrenta situações de água suja no nível do joelho e acumulação de lixo.

Os trens da linha 12-Safira da CPTM chegaram a ter a circulação interrompida entre as estações Engenheiro Manoel Feio, Jardim Romano e Itaim Paulista, no período da manhã. Os trens da linha 11-Coral também andaram com velocidade reduzida e maior tempo de espera entre as estações Guaianases e Estudantes. Ambas as situações foram normalizadas.

Leia mais:  Bolsonaro anuncia mudanças na emissão e renovação da CNH

Leia também: Prefeitura de São Paulo interdita ponte que liga Marginal Tietê à Dutra

Com o agravamento das enchentes , os moradores do bairro aproveitaram ainda para protestar contra a atuação da Defesa Civil em relação à situação que se prolonga há uma semana. Um trecho da Avenida Marechal Tito, que passa sobre o rio, foi bloqueada com pedaços de madeira e caixas pelos manifestantes.

Leia também: MP quer multar prefeitura de São Paulo por falta de manutenção em viadutos

Covas  ainda destacou ao G1 que está preparado para mobilizar equipes e tomar medidas a fim de atenuar os problemas das inundações em São Paulo. A previsão é de que a aproximação de uma frente fria na capital traga mais chuvas fortes para a cidade, que podem agravar a situação da zona leste e provocar alagamentos em outras regiões da cidade.

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Publicado

em


Família de Luciano Macedo
Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército

O enterro do catador de material reciclável Luciano Macedo, 27 anos, acontecerá nesta sexta-feira (19) à tarde, no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, zona portuária do Rio. A família não divulgou o horário do sepultamento.

Leia também: Morre catador baleado pelo Exército ao ajudar família alvo de 80 tiros no Rio

Luciano levou três tiros no domingo (7), ao tentar ajudar a família do músico Evaldo dos Santos Rosa, o Manduca, 51 anos, que teve o carro atingido por 83 tiros disparados por militares do Exército , quando passava por Guadalupe, zona norte do Rio. O músico morreu na hora. Os militares confundiram o carro de Evaldo com um veículo também branco que havia sido roubado por ladrões.

De acordo com informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luciano morreu na madrugada de ontem (18), no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Em nota, a secretaria informou que “todos os esforços clínicos necessários foram realizados por profissionais multidisciplinares do Hospital Estadual Carlos Chagas com o objetivo de oferecer o melhor atendimento ao paciente Luciano Macedo, vítima de perfuração por arma de fogo que deu entrada na unidade no último dia 7″.

A SES esclareceu que o paciente “apresentava estado de saúde gravíssimo desde a entrada na unidade, o que impossibilitava sua transferência”. No dia 17, Luciano Macedo foi submetido a uma cirurgia torácica, mas acabou morrendo às 4h20 da madrugada de ontem (18). O catador deixou mulher, Daiana Horrara, grávida de cinco meses.

Leia também: Bolsonaro diz que “exército não matou ninguém” sobre tiros em músico

Leia mais:  “Mourão está precocemente escalando o golpe contraBolsonaro”, opina Ciro Gomes

A organização não governamental (ONG) Rio de Paz conseguiu, por meio de doações, enxoval para o bebê e dinheiro para alugar casa para a viúva. De acordo com o advogado da família do catador, João Tancredo, nove tiros disparados pelos militares do Exército atingiram outro veículo estacionado do outro lado da rua. 

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
Continue lendo
Regional28 minutos atrás

Bandidos baleados em assalto a posto de Gasolina

 BARRA S. FRANCISCO (ES) – Policias do 11º BPM, foram acionados na noite desta quinta-feira (18), por volta das 20h30min,...

Estadual35 minutos atrás

Morador de rua é morto a socos e chutes no ES

Um morador em situação de rua, que foi identificado apenas pelo nome de Helder, foi morto na madrugada desta sexta-feira...

Esportes47 minutos atrás

Luan no Palmeiras? Verdão pode ceder Lucas Limas para contratar ídolo do Grêmio

Divulgação Ídolo do Grêmio, Luan pode ser o novo reforço do Palmeiras O elenco estrelado do Palmeiras pode ganhar mais...

Economia1 hora atrás

AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS

Agência Brasil AGU tenta recuperar mais de R$ 2 bilhões em fraudes no INSS A Advocacia-Geral da União (AGU) está...

Nacional1 hora atrás

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Reginaldo Pimenta/Agência O Dia Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército O enterro do catador de material reciclável Luciano...

Mulher2 horas atrás

7 receitas veganas para colocar em prática no almoço de Páscoa

É tradição em muitos lares brasileiros reunir a família para desfrutar de um almoço nos feriados, e um deles é...

Nacional3 horas atrás

Rússia diz que Relatório Mueller não prova interferência nas eleições americanas

Divulgação/White House Donald Trump não conspirou com a Rússia para vencer eleições, diz investigação O Kremlin disse na sexta-feira que...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana