conecte-se conosco


Tecnologia

É de graça! aprenda a cuidar de suas economias na internet sem gastar dinheiro

Publicado

em

source
contas arrow-options
shutterstock
Veja como aprender a cuidar do seu dinheiro de graça na internet


Para muitas pessoas, cuidar do próprio dinheiro pode parecer um bicho de sete cabeças , fazendo não sobrar quase nada no final do mês. Era justamente isso que acontecia com o empresário Rogerio Moraes, de 34 anos.

Ele conta que, no passado, gastava muito dinheiro sem necessidade, e não tinha muito controle sobre suas finanças . Há cerca de nove anos, Rogerio começou a aprender a cuidar do próprio dinheiro, e se orgulha em dizer que, de lá para cá, passou de devedor para investidor

Além de mudar sua vida, ele conta que aprender a cuidar de suas finanças mudou também a vida de sua família: hoje, ele já ensina o que sabe para os filhos de 8 e 12 anos. Tudo o que o empresário aprendeu sobre educação financeira veio da internet , sobretudo de canais no YouTube . “Não paguei por nenhum curso, foi tudo gratuito”, conta.

Leia também: É só encostar: saiba como usar o celular para fazer pagamentos

Os YouTubers do dinheiro

Como Rogerio, milhões de outras pessoas têm aprendido a cuidar do dinheiro na internet. As opções são muitas mas, dentre as mais populares, estão os canais no YouTube . Através da plataforma, é possível aprender desde as noções mais básicas para cuidar do dinheiro, até os assuntos mais aprofundados sobre o mercado financeiro

Com mais de 4 milhões de inscritos, um dos canais mais assistidos é o Me Poupe! , da jornalista Nathalia Arcuri. Conhecidos por tratarem de temas financeiros com uma linguagem simples , os vídeos se tornaram os preferidos para quem está começando a aprender sobre o assunto.

Leia mais:  Novos produtos da Huawei vazam antes de serem apresentados; confira

A autônoma Rebecca Jean Boyle, de 28 anos, conta que o Me Poupe! foi um dos maiores responsáveis para que ela aprendesse a cuidar do próprio dinheiro. 

Leia também: 7 extensões do Google Chrome que ajudam a economizar: aprenda como usar

Filha de um acionista da bolsa , investimento sempre foi um tema presente dentro de casa, mas Rebecca confessa que foi só com o YouTube que passou, de fato, a aprender sobre o assunto.

“Comecei a aprender no YouTube mesmo, pois eu não entendia nem os básicos de educação financeira, e conforme fui descobrindo e aprofundando no assunto, comecei a conversar com meu pai e pedir conselhos”, conta. Hoje, Rebecca investe na bolsa de valores e segue acompanhando YouTubers que falam sobre o assunto. 

O YouTube também foi a porta de entrada para que a assistente de vendas Jessika Aline, de 29 anos, aprendesse a cuidar do próprio dinheiro. Ela conta que não tinha o costume de guardar dinheiro para emergências e, hoje, já tem uma quantia considerável aplicada. “Me reeduquei de tal maneira que nem acredito”, afirma. 

Leia também: Youtubers famosos têm suas contas roubadas; veja com se proteger

Além do Me Poupe!, muitos outros canais do YouTube ensinam a cuidar das finanças. Dentre eles, estão O Primo Rico , Gustavo Cerbasi , Quero Ficar Rico , EconoMirna , André Bona , e muitos outros.

Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama, diz que há muitas boas opções disponíveis no Youtube para quem quer começar a organizar as finanças.

Para quem já está um pouco mais avançado e quer começar a investir, porém, ela aconselha um cuidado dobrado. “Nesse caso, eu realmente acho que precisa seguir e acompanhar pessoas que são especializadas e qualificadas para isso”, afirma. 

Leia mais:  Google lança jogo com termos mais buscados em 2018. Você sabe quais foram?

Cuidando do dinheiro na palma da mão

cofre arrow-options
iStock
Muitos aplicativos ajudam a poupar dinheiro


Além dos canais no YouTube, outra forma boa e gratuita de aprender a cuidar do dinheiro é através de aplicativos . Eles podem ser uma forma eficiente, sobretudo, para organizar as receitas e as despesas, mantendo todos os gastos em ordem. 

Dois aplicativos bastante populares são o Minhas Economias ( Android e iOS ) e o Toshl Finanças ( Android e iOS ).

Em ambos, é possível acrescentar todas as despesas e separá-las por categorias, o que pode ser um bom primeiro passo para entender os seus gastos. Os aplicativos geram gráficos completos sobre os principais lugares para onde o dinheiro está indo, ajudando o usuário a economizar

Leia também: Uber traz ‘corridas silenciosas’ para o Brasil; entenda o recurso

No Minhas Economias, ainda dá para estipular metas. Se o usuário coloca no app , por exemplo, que quer ir à Alemanha daqui a dois anos e que, para isso, precisa de uma determinada quantia de dinheiro, o software se encarrega de fazer a conta da economia mensal necessária, e sempre lembra o usuário de poupar. 

Outra opção de aplicativo é o Organizze ( Android e iOS ). Além das funções presentes nos outros dois apps, este também possui uma aba mais voltada à educação financeira .

Por lá, é possível encontrar artigos e e-books interessantes sobre o assunto, a partir dos quais o usuário pode aprender ainda mais a cuidar do próprio dinheiro

Sites e blogs para aprender a cuidar do dinheiro

Além dos YouTubers e dos aplicativos , há também alguns sites e blogs que dão dicas de como cuidar melhor do seu dinheiro.

Algumas grandes corretoras de investimentos têm blogs próprios e, neles, é possível encontrar boas dicas para começar a se organizar. Alguns deles são o blog da Rico , da XP e da Órama .  

Leia mais:  Google Pay passa a aceitar cartão de débito em compras online

Leia também: Procurando hospedagem de sites? Saiba como encontrar a melhor opção

Além desses, muitos outros blogs também falam sobre assuntos relacionados a finanças e investimentos. Alguns deles são o Clube do Valor , Dinheirama , Quero Ficar RicoClube dos Poupadores e Professor Elisson de Andrade .

Aprender a organizar o próprio dinheiro é muito importante , e a internet tem opções muito ricas e diversas para aprender sobre isso. Porém, vale a pena sempre ter um olhar crítico sobre as informações e lembrar que não existe dinheiro fácil. Por isso, confira como não cair em dicas erradas na internet.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários do Facebook
publicidade

Tecnologia

Qualquer um pode ser um YouTuber: como começar a produzir vídeos hoje

Publicado

em

source

O crescimento das redes sociais fez com que diversas pessoas se arriscassem a apostar na carreira de blogueiros em vídeo – no YouTube ou em outras plataformas. Quem acompanha esses nomes conhecidos pode até ter ficar com vontade de tentar entrar para o ramo, mas normalmente esbarra ao sentir dificuldade com a produção e pós-produção dos vídeo. Hoje isso já não é um problema. 

editor de vídeos arrow-options
shutterstock
Tornar-se um Youtuber pode ser simples, e editar vídeos não é tão difícil quando parece

Fazer gravações de forma simples com celular, câmera e até webcam podem ser uma opção para quem está começando. O maior problema é a edição de vídeo, já que muitos softwares têm uma interface extremamente complicada para quem não conhece o programa. Uma boa opção é o Filmora9 , que tem interface simples e em português, perfeita para iniciantes. 

Dicas que podem ajudar na hora de gravar seu primeiro vídeo:

  • Celular: no começo não é necessário ter uma câmera profissional, o que importa é o conteúdo, que deve chamar a atenção de quem está assistindo. Uma câmera pode ser adquirida futuramente, mas não é um item indispensável para as gravações;
  • Roteiro: tenha sempre em mente o que vai dizer, pode ser em tópicos ou até um texto mais extenso. O que importa é ser objetivo, sem ficar fazendo muito mistério sobre o assunto que será abordado;
  • Fone de ouvido: esse item pode um aliado importante para quem sonha com um microfone de lapela. Simples e barato, é um “quebra galho” que ajuda muito com o som do vídeo. Se, mesmo assim, ainda for preciso de um microfone de lapela, existem diversas opções acessíveis no mercado, que podem ser conectadas ao celular;
  • Iluminação: gravar de dia, principalmente em frente a uma janela, é uma ótima opção. Luzes artificiais, como as de computadores, também ajudam na hora de manter luz constante. Mas lembre-se: evite ficar contra a fonte de iluminação, isso pode prejudicar o resultado final. Muitos youtubers utilizam rebatedores, para redirecionar o brilho natural ou artificial e eliminar sombras no rosto. Eles podem ser improvisados com folhas de cartolina branca ou isopor;
  • Edição: existem diversos softwares no mercado, mas alguns deles são simples, rápidos e com diversas opções de efeitos já na versão gratuita. A plataforma do Filmora conta com efeitos de som e vídeo do Filmstock , com uso livre de direitos autorais, o que significa que não é preciso pagar para usar os filtros escolhidos. Além dele, o  FilmoraPro é uma opção mais completa para quem já tem certo conhecimento de edição, que possibilita fazer vinhetas, sincronização, corte, entre outras ferramentas.
Leia mais:  Criança autista ganha ‘Netflix personalizada’ de internauta, após sofrer crises

Mesmo assim, é preciso decidir o tipo de vídeo que será feito. Stream de jogos? Vlogs? Tutoriais? A gama de opções é enorme, e por isso, contar com certas ferramentas dentro da plataforma de edição vai ajudar muito no produto final.  

Outros recursos incrementam seus vídeos

Trilha sonora – Não deixe seus vídeos no silêncio, preenchendo todos os espaços apenas com sua voz. Uma boa trilha dá o tom necessário para cativar sua audiência e facilita as transições entre cenas e temas.

Chroma Key – Essa ferramenta é o famoso “fundo verde”, que abre um leque de possibilidades para o editor colocar diversas imagens de fundo do vídeo. Além disso, torna o recorte de objetos mais fácil, fazendo com que as transições de cenas fiquem mais graduais. Ideal para a idealização de cenários e para efeitos especiais.

Divisão de tela – Quem gosta de tutoriais de maquiagem ou de faça-você-mesmo, sabe que esses vídeos trabalham com cenas de antes e depois. Por isso, a divisão de tela na hora da edição é de extrema importância: ela ajuda a colocar a sequência das cenas de forma correta, evitando confusões com várias janelas abertas ao mesmo tempo. 

Esses recursos já exigiram investimentos altos, mas hoje são disponibilizados por diversos apps. A dica do Filmora é valiosa porque concentra todos esses recursos num programa só, com resultado de qualidade. Agora não tem mais desculpa para deixar o sonho de se tornar um YouTuber de lado. Seria você o próximo Felipe Neto?

Fonte: IG Tecnologia
Comentários do Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Economia5 horas atrás

Saldo de empregos formais no Brasil foi de 157 mil novas vagas em setembro

arrow-options Jana Pêssoa/Setas Setembro de 2019 teve o melhor resultado em abertura de vagas com carteira assinada para o mês...

Economia5 horas atrás

De 10 empresas que abriram em 2012, pelo menos 6 já fecharam as portas

arrow-options Reprodução Saldo de empresas abertas e fechadas continua negativo em 2017, diz IBGE Cerca de 40% das 597,2 mil...

Estadual6 horas atrás

Pleno declara inconstitucional lei que obriga a anexar foto de medidor em conta de luz

“Houve violação direta na competência privativa da união para legislar sobre energia elétrica”, concluiu o magistrado relator. O Pleno do...

Tecnologia6 horas atrás

Qualquer um pode ser um YouTuber: como começar a produzir vídeos hoje

O crescimento das redes sociais fez com que diversas pessoas se arriscassem a apostar na carreira de blogueiros em vídeo...

Entretenimento8 horas atrás

Record cancela ‘Dancing’ especial dos campeões após polêmica com Maytê Piragibe

A Record TV, que até então estava com uma edição do ‘Dancing Brasil’ especial com campeões do reality engatilhada para...

Entretenimento8 horas atrás

Bailarinas do Faustão curtem dia de sol e colocam o bronzeado em dia. Fotos!

Neste fim de semana, algumas integrantes do balé do Domingão do Faustão e a ex-bailarina do programa Tainá Grando tiraram...

Entretenimento8 horas atrás

Record usa baixa audiência do “Se Joga” para alfinetar Globo

A Record TV resolveu alfinetar a Globo . A emissora criou uma campanha publicitária em que brinca com a baixa...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana