conecte-se conosco



Policial

Duas pessoas são detida por extração ilegal de madeira em Nova Venécia

Publicado

em

 

Nesta segunda-feira (11), policiais militares da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA), após o recebimento de denúncias anônimas oriundas do Serviço Disque Denúncia 181, realizaram verificações em propriedades do município de Nova Venécia-ES, com ênfase na prática de crimes contra a flora. 

No período matutino, os policiais deslocaram até a comunidade do Córrego do Cavalo, local em que foi constatada a veracidade dos fatos narrados na denúncia, sendo aferida a extração de 4m³ (quatro metros cúbicos) de madeira serrada de Sapucaiú ou Inuiba (Lecythis lúrida), no interior de um fragmento de Mata Atlântica destinado a Reserva Legal, registrada oficialmente no cadastro rural (CAR) do descrito produtor rural. Na propriedade foram localizadas, ainda, duas motosserras com os números de série ilegíveis, sem os devidos registros nos órgãos ambientais. Diante dos fatos, o denunciado foi encaminhado à Delegacia de Nova Venécia-ES, juntamente com o material apreendido, por não possuir as devidas licenças ambientais.

No período vespertino, em continuidade aos atendimentos, a equipe deslocou até a comunidade do Córrego do Ouro, onde foi constatado o corte seletivo de uma árvore identificada, popularmente, como sendo o Guaribu Amarelo (Goniorrhachis marginata Taub.), cuja qual fora serrada em oito mourões de, aproximadamente, três metros de comprimento. Ressalta-se que, segundo o denunciado, os mourões foram comercializados pelo valor de R$ 200,00 (duzentos reais) cada. 

Ato contínuo foi constatado o corte de uma árvore, popularmente conhecida como Jatobá (Hymenaea courbaril), sendo esta serrada em 27 pranchões, totalizando, aproximadamente, cerca de dois metros cúbicos de madeira. O denunciado, ao ser questionado acerca das devidas autorizações legais para a extração das arvores citadas, informou não possuir, sendo, desta forma, encaminhado à Delegacia de São Mateus para as providencias devidas.

O comandante da Terceira Companhia Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha, orienta aos proprietários de terras situadas em áreas rurais que, antes de realizarem qualquer intervenção na flora nativa, ou em outro recurso natural, busquem informações junto aos órgãos de extensão rural do poder público, tais como IDAF e INCAPER, para não ficarem expostos ao cometimento de crimes.

“Para realizar o corte seletivo das árvores nativas, há necessidade de prévia autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), que é o órgão no Estado do Espírito Santo responsável pela emissão do licenciamento. Para o armazenamento da madeira é necessária a emissão do DOF (documento de origem florestal), emitido eletronicamente através do endereço eletrônico www.ibama.gov.br”, ressalta o capitão Fabrício.

Comente Abaixo
Carros e Motos18 minutos atrás

Volvo XC60 híbrido ganha opção de interior em tecido sustentável

Divulgação Interior em tecido sustentável do Volvo XC60 leva 30% de lã e 70% de poliéster reciclado Você viu? A...

Entretenimento18 minutos atrás

BBB 21: Larissa Manoela brinca ao ser comparada com Thaís “até eu buguei”

Reprodução Os internautas compararam a atriz com a participante do BBB 21 Larissa Manoela ficou em choque na estreia do...

Estadual18 minutos atrás

Governo entrega obras em escolas e de duas novas barragens em São Roque do Canaã

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta terça-feira (26), no município de São Roque do Canaã para...

Estadual18 minutos atrás

Secti divulga resultado do Pronatec Jovem Fic

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), divulga o resultado da...

Policial18 minutos atrás

Balanço da DIV-Deam aponta quase 2.000 homens autores de violência contra a mulher presos em 2020

Ao longo do ano de 2020, um total de 1.989 homens suspeitos de crimes relacionados a violência contra mulheres foram...

Entretenimento39 minutos atrás

Aline Riscado curte dia de praia e esbanja beleza natural: “Sereia”

A musa botou o corpão pra jogo Aline Riscado curtiu um fim de semana de praia, dando uma esticadinha em...

Tecnologia41 minutos atrás

Megavazamento pode trazer prejuízos a todos os brasileiros; saiba o que fazer

Marcello Casal Jr/Agência Brasil Dados vazados expuseram quase todos os brasileiros O vazamento que expôs dados de quase todos os...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!