conecte-se conosco



São Mateus

Dr Facheti, juiz de São Mateus é homenageado ao se aposentar

Publicado

em

Desde que ingressou no Poder Judiciário em 1988, o magistrado atuou em diversas comarcas e se dedicou a importantes projetos de ressocialização.

Nesta quarta-feira (27), o juiz titular da 2ª Vara Criminal de São Mateus, Antonio Carlos Facheti, foi homenageado no Salão do Júri da comarca por magistrados, promotores, advogados, defensores públicos, servidores e deputados. Após mais de 30 anos atuando no Poder Judiciário Estadual, o juiz agora encerra suas atividades e se afasta para desfrutar a aposentadoria.

Nascido em 1950, Antonio Carlos Facheti é natural do município de Pancas e formou-se em Direito pela Universidade de Colatina (UNESC). Trabalhou por 7 anos como advogado e 5 como assessor jurídico do município de Nova Venécia, até ser empossado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo, no dia 7 de dezembro de 1988.

Ao longo de mais de 30 anos no judiciário, atuou em comarcas como Linhares, Montanha, Mucurici, Conceição da Barra, Pinheiros, Afonso Cláudio e Aracruz. Até ser promovido, em 1993, a juiz titular da Vara Criminal de São Mateus, onde permaneceu por 16 anos ininterruptos como diretor do fórum e também como juiz eleitoral. Nos anos seguintes, respondeu pelas comarcas de Barra de São Francisco, São Domingos do Norte e Jaguaré e, como juiz substituto, pela comarca da capital.

“Um fato marcante do início da carreira foi quando tentei colocar no livro dos recordes um julgamento do tribunal do júri de Pinheiros, em 1989, como um dos mais rápidos do país. Do dia do crime ao dia do julgamento foram apenas 29 dias”, lembra o juiz.

Em 2013, o magistrado voltou para a Comarca de São Mateus onde atua como titular até hoje. Foi lá que ajudou a desenvolver, junto com a sociedade organizada, o projeto Semeando a Liberdade, que garante aos internos do sistema penitenciário oportunidades de renda, remissão de pena e recuperação por meio da agricultura. Mais do que maracujá, banana da terra e goiaba, o projeto cultivou muitas novas vidas e vem contribuindo para reduzir os índices de reincidência na região.

“Em todo o período que acompanhei de perto o projeto, percebi que os internos se preparam para voltar ao convívio social com outra ideia, outro pensamento. E com certeza não serão reincidentes no crime. Pelo menos uma vez por semana nós visitávamos o presídio e a fazenda anexa onde o projeto é realizado. Os presos tinham um certo carinho comigo”.

Outro importante projeto de recuperação social ao qual se dedicou foi a Remissão Pela Leitura, que aqui no Espírito Santo, teve o start em São Mateus.

Em seu último dia de trabalho, Antonio Carlos Facheti chegou ao Fórum às 08h da manhã, como todos os dias, porém, com lágrimas nos olhos.

“Em toda a minha vida nunca deixei de ir ao Fórum na parte da manhã. Acho que prestei um bom serviço para a sociedade como juiz, procurei julgar sempre com bom senso. Mas o Tribunal de Justiça foi muito importante para mim, porque me proporcionou criar meus filhos, minha família, que é o bem maior que podemos ter”.

Comentários do Facebook

São Mateus

Menina de 11 anos escapa de estupro na área da Exposição em São Mateus

Publicado

em

Uma menina de 11 anos de idade por pouco não foi estuprada no início da tarde desta terça-feira (7) quando caminhava pela estrada de chão entre o Bairro Aviação e o Hospital Roberto Silvares, na área onde é realizada todos os anos a Festa da Cidade, conhecida como Parque de Exposição.

De acordo com relato da vítima aos policiais militares que foram acionados, ela caminhava pela estrada quando foi surpreendida por um homem de moto, cujas características não soube fornecer. A placa da moto também não foi anotada.

A criança saiu correndo gritando por socorro e, com isso conseguiu fugir do maníaco. Ainda de acordo com a vítima a moto é de cor vermelha.

Policiais realizaram buscas em toda a região que compreende do bairro Ideal até Guriri, mas não conseguiram localizar o maníaco.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Mulher2 minutos atrás

Delineado, foxy eyes e bocão: testei as dicas de make do Tiktok

Maquiagem nunca foi meu forte, preciso confessar. Contudo, após três meses em casa, posso dizer que as coisas mudaram. Com o...

Mulher2 minutos atrás

Top model dos anos 90 posta foto sem maquiagem e fala sobre envelhecimento

Reprodução/Instagram Paulina Porizkova foi uma top model famosa nos anos 1990 Paulina Porizkova, top model dos anos 90, publicou uma...

Entretenimento3 minutos atrás

“A Fazenda”: Plateia ficará dentro de bolhas e peões terão pré-confinamento

A nova temporada de “A Fazenda”  está prevista para começar na primeira quinzena de setembro e a Record já tem...

Nacional3 minutos atrás

Teich critica plano “confuso” de abertura: ‘A espera de um milagre’

José Dias/PR Teich, que deixou o comando do ministério da saúde em maio, diz que retomada econômica é feita de...

Política3 minutos atrás

Vice-líder do governo na Câmara grava vídeo xingando o STF e repercute mal

Reprodução Redes Sociais Deputado federal, vice-líder do governo, Otoni de Paula (PSC-RJ) publicou um vídeo xingando ministros do STF. O...

Nacional3 minutos atrás

Jiboia de 3 metros é resgatada após engolir cachorro na Paraíba

Polícia Militar da Paraíba Cobra foi encontrada digerindo cachorro A Polícia Militar da Paraíba foi acionada na tarde da terça-feira...

Política3 minutos atrás

Teste de Covid-19 em sangue de doadores

. O deputado Sergio Majeski (PSB) apresentou o Projeto de Lei (PL) 378/2020, que obriga o exame de detecção de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!