conecte-se conosco



Política

Dosagem de vitamina D pode virar rotina

Publicado

em


.

Os exames de rotina realizados nas unidades de saúde pública do Espírito Santo deverão incluir a dosagem de vitamina D do paciente e, caso necessária a reposição, a vitamina deve ser disponibilizada  pelo governo do Estado gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 490/2020, que também estabelece a possibilidade de prescrição do hormônio a pacientes com Covid-19. A iniciativa é do deputado Capitão Assumção (Patri).

Parecer da ciência

A justificativa da proposta considera que mais de 150 mil publicações feitas em todo o mundo atestam a eficácia desse hormônio no fortalecimento do sistema imunológico. O texto fundamenta tal argumento em estudos feitos pelo presidente do Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Cícero Galli Coimbra. De acordo com o especialista no assunto, a Vitamina D tem resultados positivos no fortalecimento da defesa do organismo contra várias doenças infecciosas e autoimunes.

Ainda segundo a justificativa, estudo recente feito na Indonésia com 392  infectados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), revela taxa de letalidade de 93,3% nos indivíduos que apresentaram baixa concentração de Vitamina D no sangue (menos de 30 ng/mL).

“Dessa forma, considerando o atual momento pandêmico pelo qual o mundo passa, é primordial que o Poder Público ofereça as melhores condições de tratamento aos usuários das Unidades Públicas de Saúde. O sistema imunológico fortalecido é uma arma poderosa para a prevenção contra a doença e seus efeitos mais graves, razão pela qual o estado precisa, definitivamente, possibilitar o acesso a exames e medicamentos que atendam às demandas atuais”, defende Capitão Assumção.

Tramitação

A  matéria foi lida em Plenário em 16 de setembro e segue para elaboração de parecer pelas comissões de Justiça, Saúde e Finanças. 

Comentários do Facebook

Política

Justiça cassa a candidatura de Lindbergh Farias para vereador do Rio

Publicado

em


source
Lindbergh
Jeferson Rudy/Senado Federal

Justiça cassa a candidatura de Lindbergh Farias para vereador do Rio

A Justiça Eleitoral impugnou o registro de candidatura do ex-senador Lindbergh Farias a vereador do município do Rio de Janeiro nas eleições municipais deste ano. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (22). O ex-senador vai recorrer da decisão.

O pedido do MPE (Ministério Público Eleitoral) se baseou em um condenação de 2019, que suspendeu os direitos políticos de Lindbergh.

O caso se refere à propaganda pessoal antecipada durante as Eleições de 2008, quando o candidato disputava a reeleição para prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.  

O MP explica que foi identificado que Lindbergh realizou propaganda pessoal antecipada, por meio de veiculação em caixas de leite distribuídas à população de baixa renda, nas quais, além do uso do logotipo da Prefeitura de Nova Iguaçu nas caixas, a promoção pessoal restou ainda mais evidenciada nas ‘cadernetas-sociais” que foram distribuídas para cerca de 6 mil famílias, em que constava o nome do então prefeito, Lindbergh Farias.

Em seu Twitter, o ex-senador comentou a situação: “Essa decisão da Justiça, em 1ª instância, de impugnar minha candidatura, infelizmente é uma postura que se repete sem base jurídica. Em 2018, enfrentei pedido de impugnação semelhante, e meu registro foi deferido por unanimidade pelo TRE/RJ”, afirmou.

Apesar da impugnação, Lindbergh afirmou que vai continuar com sua campanha nas ruas da cidade. 

“A luta faz parte da nossa história, e nossas vitórias foram construídas ultrapassando adversidades. Não será diferente nesta eleição. Estou muito tranquilo, esperando o deferimento da minha candidatura. Sou candidato a vereador do Rio, continuo na rua e na luta”.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Esportes6 minutos atrás

Libertadores: Grêmio empata no último minuto e garante 1ª posição

Já classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores, o Grêmio recebeu o América de Cali (Colômbia) em Porto...

Esportes21 minutos atrás

Internacional perde no Chile, mas avança na Libertadores

Foi sofrido, mas o Internacional garantiu vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores mesmo sendo derrotado por 2 a...

Entretenimento1 hora atrás

RBD compartilha vídeo de Marília Mendonça e cantora comemora

Reprodução/Instagram RBD e Marília Mendonça A cantora Marília Mendonça  mostrou que é muito fã da banda RBD — e conseguiu ser notada...

Polícia Federal2 horas atrás

PF apreende mais de 437 kg de cocaína em Ponta Porã/MS

Ponta Porã/MS – A Polícia Federal prendeu na terça-feira (22/10) um homem com mais de 437 kg de cocaína, em...

Entretenimento2 horas atrás

Hugo Gloss elogia trabalho de Emilia Pedersen nas redes sociais: “Maravilhosa”

Reprodução/Instagram Hugo Gloss e Emilia Pedersen Emilia Pedersen foi surpreendida, nesta semana, com o carinho de Hugo Gloss, pseudônimo do...

Estadual2 horas atrás

Ex-vereador é condenado por “rachid” e tem direitos políticos suspensos por 10 anos

  O parlamentar também já havia sido condenado na esfera penal e está preso em regime semiaberto. A Vara Cível...

Estadual2 horas atrás

Faculdade é condenada a indenizar estudante por constrangimento em formatura

  A decisão é da juíza da 2ª Vara Cível de Vitória. Formanda do curso de Direito, que ingressou com...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!