conecte-se conosco



Estadual

Dom Silvestre, arcebispo emérito de Vitória, morre aos 87 anos

Publicado

em

O velório vai acontecer no início da tarde deste sábado (16), na Catedral Metropolitana de Vitória

VITÓRIA (ES) – O arcebispo emérito de Vitória, Dom Silvestre Luís Scandian, morreu aos 87 anos na madrugada deste sábado (16). A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Vitória. O velório, previsto para acontecer no início da tarde de hoje, vai ser realizado na Catedral Metropolitana da Capital.

Segundo a Arquidiocese de Vitória, a última missa de exéquias será neste domingo (17), às 15 horas. Depois o corpo será levado para sepultamento em Vila Velha, conforme desejo do próprio Dom Silvestre, junto ao túmulo de seus pais.

Por meio de nota, o arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, e o chanceler do arcebispado, padre Renato Paganini, lamentaram a morte de Dom Silvestre. De acordo com eles, o arcebispo emérito de Vitória dedicou 67 anos de consagração religiosa, 60 nos de sacerdócio ministerial e quase 44 anos de vida como bispo que se completariam no próximo dia 22 de fevereiro, sendo destes, 20 anos dedicados ao pastoreio da Arquidiocese de Vitória. Dom Silvestre entra na Vida Eterna Exatamente no dia que a Arquidiocese celebra 61 anos, herigida pela bula de Pio XII Cum Territorium.

“Glorifiquemos a Deus pelos dons concedidos a Dom Silvestre, e que ele soube partilhar com os irmãos. Louvemos a Deus pelo testemunho de vida de pobreza e por sua dedicação corajosa na defesa da dignidade humana e dos direitos inalienáveis de cada pessoa. Agradeçamos a Deus por seu exemplo de Pastor zeloso do povo de Deus e por sua atenção especial aos pequenos, pobres e aflitos. Dom Silvestre, agora, se alegre no céu e obtenha o fruto da sua esperança junto de Deus!”, afirmaram.

QUADRO DE MENINGITE

No início do mês, Dom Silvestre ficou internado na UTI de um hospital em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele tinha sido diagnosticado com meningite. No dia 1º de fevereiro, a cunhada do arcebispo emérito de Vitória, a aposentada Noélia Scandian, informou ao Gazeta Online que apesar de ter a sedação retirada, ele continuava entubado e em coma induzido.

“Como ele já é idoso e também tem Alzheimer, a volta da consciência demora mais um pouco”, comentou Noélia, na ocasião.

A mudança do arcebispo emérito para a congregação que ele faz parte em Minas Gerais aconteceu há menos de dois meses, antes dos problemas de saúde aparecerem, pois, devido à idade, Dom Silvestre estava precisando de mais assistência, que é oferecida no local.


(*Gazeta on line)

Comentários do Facebook

Estadual

Município de Atílio Vivacqua poderá adquirir produtos de saúde com recurso de penas pecuniárias

Publicado

em

.

A decisão é do juiz Miguel Maira Ruggieri Balazs que deferiu o pedido feito pela Secretaria de Saúde.

No município de Atílio Vivacqua, assim como em outras cidades do Espírito Santo, os recursos das penas pecuniárias serão destinados à aquisição de produtos e insumos de saúde, devido à situação emergencial vivida no momento em razão da pandemia do Covid-19, conforme classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A decisão é do juiz Miguel Maira Ruggieri Balazs, que deferiu o pedido feito pelo Município, por meio da Secretaria de Saúde, para liberação imediata do valor de R$ 177.304,58, que será utilizado para aquisição de itens de saúde, como respiradores, termômetros, álcool em gel, testes rápidos, máscaras, óculos e luvas de proteção, entre outros.

O magistrado destacou, na decisão, que “Atílio Vivacqua é município pequeno do sul do estado já com poucos recursos em saúde e que pode sofrer grande impacto caso o vírus seja disseminado, o que motiva a adoção de toda e qualquer medida que possibilite minimizar a crise em que vivemos, sendo oportuno que os recursos arrecadados com as penas pecuniárias nesta Comarca sejam utilizados em prol da população local no combate à pandemia, especialmente com medidas de prevenção”.

A decisão do juiz leva em consideração o Ato Normativo nº 64/2020, da Presidência do Tribunal de Justiça, e a Recomendação nº 62/2020, do Conselho Nacional de Justiça, que determina a todos os magistrados em território Nacional a adoção de medidas ainda mais rigorosas no tocante ao enfrentamento da questão sanitária.

Assim como, a recomendação da Supervisão das Varas Criminais e de Execuções penais do TJES, por meio do Ofício Circular nº 05/2020, para que os magistrados aplicadores e gestores de penas pecuniárias analisem a possibilidade de destinação de valores existentes nos fundos de penas pecuniárias para atendimento de demandas urgentes e específicas de prevenção e combate ao Covid-19.

Vitória, 31 de março de 2020

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

foto: Ashkan Forouzani/Unsplash

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento3 horas atrás

Em votação recorde, Felipe Prior é eliminado do “BBB 20”

E o jogo acaba aqui para Felipe Prior, do ” BBB 20 “. O arquiteto enfrentou um paredão acirrado com Manu Gavassi e...

Saúde4 horas atrás

Rio terá mais 1.800 leitos em hospitais de campanha até final de abril

. O estado do Rio de Janeiro terá 1.800 leitos em hospitais de campanha para enfrentar a pandemia de covid-19,...

Internacional4 horas atrás

Casa Branca prevê ao menos 100 mil mortos pela Covid-19 nos EUA

arrow-options Shealah Craighead/Official White House Trump pediu que população respeite isolamento social A Casa Branca divulgou nesta terça-feira (31) o...

Nacional5 horas atrás

Deputado Osmar Terra publica fake news sobre isolamento na Holanda

arrow-options Marcos Corrêa/PR Osmar Terra é deputado federal pelo Rio Grande do Sul O deputado e ex-ministro do Desenvolvimento Social,...

Política6 horas atrás

Alerj aprova obrigatoriedade de álcool gel para transporte público

As concessionárias de transporte público poderão ser obrigadas a disponibilizar álcool 70% em gel em todas as estações de trem,...

Saúde6 horas atrás

Secretária de Saúde do Rio testa positivo para coronavírus

. A secretária municipal de Saúde do Rio, Beatriz Busch, apresentou exame positivo para o novo coronavírus. Ela havia se...

Estadual6 horas atrás

Município de Atílio Vivacqua poderá adquirir produtos de saúde com recurso de penas pecuniárias

. A decisão é do juiz Miguel Maira Ruggieri Balazs que deferiu o pedido feito pela Secretaria de Saúde. No...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana