Connect with us

Destaque

Dois capixabas na disputa pela presidência da Câmara

Published

on

BRASÍLIA – A eleição para o cargo de presidente da Câmara e dos demais integrantes da Mesa Diretora será dia 2 de fevereiro.
O mandato dos eleitos será de dois anos.Pelo menos um capixaba entrou na disputa para presidência, Evair Melo (PV).
Mas não tem nenhuma chance de ser eleito. Na eleição anterior ele teve apenas seis votos. Para se eleger são necessários 257 votos, entre os 513.
Outro capixaba, Carlos Manato (SD) vai disputar cargo à mesa, como fez e se deu bem em eleições anteriores. Não decidiu ainda o cargo.
Além da presidência da Casa, mais dez cargos estarão em disputa: duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências de secretaria.
A Mesa Diretora tem a atribuição de dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara.
O prazo para o registro das candidaturas termina às 23h do dia 1º de fevereiro. Os partidos terão até as 12h desse mesmo dia para formar blocos parlamentares para concorrer à eleição.
Às 15h, será realizada a reunião de líderes para definir a divisão dos cargos da Mesa Diretora. Qualquer deputado pode ser candidato à presidência da Casa.
Os demais cargos da Mesa são distribuídos de acordo com a proporcionalidade partidária.
Assim, os partidos ou blocos escolhem os cargos que pretendem ocupar. Podem disputar o voto apenas parlamentares do partido ou bloco a que cabe a vaga.
A eleição
Na eleição da Câmara, a votação ocorre em urnas eletrônicas usadas nos pleitos nacionais.
No início da sessão para a eleição da Mesa, é uma tradição que cada candidato à presidência da Casa discurse.
Para ser eleito em primeiro turno para a presidência, o candidato terá de obter metade mais um do total de votos – maioria absoluta, observado o quórum mínimo de 257 votantes.
Se isso não ocorrer, os dois mais votados concorrem em segundo turno e será eleito aquele que obtiver maioria simples.
Em ambos os casos, os votos em branco serão contados para efeito de quórum. No caso de empate, prevalecerá o candidato com maior número de legislaturas.
Se ambos tiverem o mesmo número de mandatos, vencerá o mais idoso.
Inicialmente são apurados os votos para presidente da Câmara, que, após eleito, comanda a apuração dos votos para os demais cargos da Mesa Diretora.
A eleição está marcada para as 9h do dia 2 de fevereiro. No mesmo dia, em horário a ser definido, haverá sessão do Congresso Nacional para abertura da próxima sessão legislativa.
A inauguração dos trabalhos prevê a presença de um enviado do presidente da República com a mensagem presidencial que será lida pelo 1º secretário do Congresso.

  • Com informações da Agência Câmara

Comente Abaixo
Carros e Motos5 minutos ago

Veículos autônomos necessitarão atualizações de segurança constantes

Divulgação A comodidade de andar em um veículo autônomo vai envolver uma série de questões complexas Os veículos autônomos vêm...

Política5 minutos ago

Bolsonaro insinua que igrejas serão fechadas com a vitória de Lula

Reprodução/YouTube – 16.08.2022 Presidente Jair Bolsonaro participou de ato em Juiz de Fora (MG) Nesta terça-feira (16), o presidente e...

Política6 minutos ago

SP: Se eleito, Tarcísio promete reduzir ICMS e IPVA, mas não diz como

Marcello Casal JrAgência Brasil – 24/11/2021 SP: Se eleito, Tarcísio promete reduzir ICMS e IPVA, mas não diz como O...

Política11 minutos ago

Paulista não tem preconceito, diz Tarcísio ao falar sobre ser carioca

Reprodução/YouTube – 16.08.2022 Tarcísio de Freitas defendeu sua candidatura Nesta terça-feira (16), o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio...

Saúde36 minutos ago

Ministro da Saúde diz que farmacêuticas tiveram ótimo lucro no Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (16) a empresários do setor que o grande lucro obtido pela indústria farmacêutica no Brasil durante...

Internacional41 minutos ago

Chuvas no Reino Unido: 3 milhões de casas correm risco de alagamento

Reprodução/Getty Images A capital da Inglaterra foi atingida por grandes inundações no ano passado Os efeitos da onda de calor...

Saúde41 minutos ago

Ministro da Saúde pede investimentos privados na área de inovação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (16) a empresários do setor que o grande lucro obtido pela indústria farmacêutica no Brasil durante...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana