conecte-se conosco



Saúde

Doença desconhecida causa morte em Minas Gerais

Publicado

em

Uma doença misteriosa assusta os moradores de Minas Gerais, e oito casos suspeitos são investigados pelo estado. Os pacientes apresentam problemas gastrointestinais – como náuseas, vômitos e dor abdominal -,  insuficiência renal aguda e alterações neurológicas – com paralisias e  dificuldades na visão.
 
Seis casos foram em Belo Horizonte, um em Nova Lima e outro em Ubá, no interior do estado. Todos os pacientes são homens, com idade entre 23 e 76 anos. O primeiro caso foi registrado em 19 de dezembro.

Um dos pacientes, de 55 anos, morreu terça-feira (7) em Juiz de Fora, onde estava internado. 

Exames foram realizados pela Fundação Ezequiel Dias, que abriga o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, e ainda não há resultados conclusivos.

A Secretaria estadual de Saúde informou que uma força tarefa foi constituída com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e o Ministério da Saúde. A primeira reunião foi realizada nessa quarta-feira (8) para alinhar informações e dados colhidos e definir os trabalhos.

O Ministério da Saúde disse que uma equipe especializada em epidemiologia foi enviada a Belo Horizonte terça-feira Os profissionais colaboram na investigação e no diagnóstico dos casos.
 
A Secretaria de Saúde da capital investiga os aspectos clínicos, epidemiológicos e sanitários da doença. Além disso, fiscais sanitários agem na coleta de alimentos e demais produtos, para análise laboratorial, além de vistorias nos locais de aquisição desses produtos.

A Polícia Civil de Minas Gerais está verificando indícios de crime relacionado a doença desconhecida. Até o momento, amostras de bebidas foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística para serem examinadas.

O governo do estado pede que novos casos sejam comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

Edição: Graça Adjuto
Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook

Saúde

Novo coronavírus: Brasil monitora cinco casos suspeitos

Publicado

em

O Ministério da Saúde acompanha cinco casos de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, sendo uma criança de dois anos. O boletim divulgado nesta terça-feira (18) traz dois casos a mais que o de ontem. Todos estiveram na China, mas nenhum deles na cidade de Wuhan, epicentro da doença. 

“Entraram mais dois casos de São Paulo, então permanecem os dois de ontem e dois novos em São Paulo e o do Rio Grande do Sul permanece desde a semana passada”, disse em coletiva à imprensa o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo.

Segundo o secretário, o paciente do Rio Grande do Sul foi testado para os vírus mais comuns, como H1N1, e os testes deram negativo. Agora, uma amostra está sendo enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise específica quanto ao novo coronavírus. Três dos pacientes ainda serão testados para vírus gripais.

Gabardo enfatizou que a mobilização para prevenir e conter o vírus continua pelo menos até o começo do inverno. “Nós não vamos reduzir todas essas ações feitas, toda mobilizações feita antes da chegada do inverno, independentemente de até lá nós termos casos confirmados no Brasil”.

Repatriados

A pasta deve divulgar amanhã (19) o resultado dos exames dos brasileiros resgatados da China e dos tripulantes da Força Aérea Brasileira que estiveram envolvidos na ação. No total, 58 pessoas estão em quarentena na Base Aérea de Anápolis (GO) para descartar o risco de contaminação pela doença no Brasil.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Saúde

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento2 horas atrás

Lucas é o quarto eliminado do “BBB 20” com 62,62% dos votos

A edição desta terça-feira (18) do “BBB 20” eliminou Lucas Gallina. O brother foi indicado ao paredão pelo líder Guilherme. O...

Policial2 horas atrás

PRF prende um dos criminosos mais procurados do Espírito Santo

Líder de uma facção criminosa e foragido da justiça está na lista dos 10 mais procurados do Estado A Polícia...

Esportes3 horas atrás

Ex-capitã pede sequência de Pia na seleção feminina: "Melhor do mundo"

O trabalho de Pia Sundhage na seleção feminina de futebol está apenas no início, mas um dos maiores nomes da...

Estadual3 horas atrás

Juiz de Venda Nova do Imigrante determina que defensores públicos voltem a atuar na Comarca

A tutela de urgência foi concedida em ação civil pública proposta pela OAB-ES. O juiz da Vara Única de Venda...

Estadual3 horas atrás

Secretários, coordenadores e assessores do TJES participam do curso Gestão com Acessibilidade

O presidente da Comissão de Acessibilidade, desembargador Jorge Henrique, fez a abertura do evento cujo objetivo foi apresentar o tema...

Estadual3 horas atrás

Colaboração Premiada é tema da solenidade de abertura das atividades letivas da Emes

A palestra será proferida pelo ministro Néfi Cordeiro, do STJ. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Néfi Cordeiro,...

Estadual3 horas atrás

Presidente do TJES recebe visita do procurador-geral da Justiça Eder Pontes

Chefe do Ministério Público Estadual foi recebido no gabinete da Presidência pelo desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa. Nesta terça-feira (18/02),...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana