conecte-se conosco



Estadual

Doação de órgãos proporcionou recomeço de vida para quatro pessoas neste domingo (12)

Publicado

em


.

Neste domingo (12), uma doação de órgãos que aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, região Sul do Espírito Santo, mudou a vida de quatro pessoas que aguardavam por um transplante. O coração e o fígado foram destinados a dois capixabas e os dois rins encaminhados a receptores em Minas Gerais.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, o último transplante de coração realizado no Estado aconteceu em 24 de fevereiro e o de fígado no dia 08 de abril.

“Desde fevereiro não tínhamos realizado um transplante de coração. Agradecemos aos familiares desse doador, por se mostraram sensíveis e solidários, possibilitando o recomeço para muitas outras famílias”, explicou Maria Machado.

Ainda segundo dados do CET-ES, de janeiro a junho de 2020, foram realizados 126 transplantes no Espírito Santo, enquanto no mesmo período do ano anterior, o Estado registrou 246 transplantes. Um dos motivos dessa queda na realização dos transplantes, segundo a coordenadora, foi o aumento da recusa familiar no período da pandemia. “A pandemia impactou a decisão familiar, porque a doação de órgãos é uma decisão delicada para essas famílias”, disse.

 

Recusa familiar aumenta no período da pandemia

Em comparativo com o período de janeiro a junho de 2019, o ano de 2020 registrou uma queda de 4% no número de recusa familiar. Porém, considerando somente o período de pandemia, observou-se um aumento de 10% nessas recusas, segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES).

Segundo a coordenadora do CET-ES, Maria Machado, o Estado realiza todos os protocolos de segurança para viabilizar as doações e os transplante.

“Uma das medidas é a exigência do teste de Covid-19 para todos os processos de doação. Assim, cada paciente em morte encefálica, com doação autorizada pela família, passa por testagem para a Covid-19 antes da realização da captação dos órgãos, para garantir o procedimento com órgãos saudáveis, além disso o exame tem prioridade ao chegar no Lacen, sendo entregue em até 24 horas”, explica a coordenadora. 

 

Fila de espera no Espírito Santo

Nesta segunda-feira (13), o Espírito Santo conta com 1.336 pacientes aguardando por um órgão, sedo 1.010 para rins, 32 para fígado, 288 de córnea e 06 de coração.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

[email protected]

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

Inscrições abertas para vaga de estágio no 2º Juizado Especial Cível de Serra

Publicado

em


.

Estudantes de graduação em Direito podem enviar o currículo até o dia 17 de agosto.

O 2º Juizado Especial Cível de Serra está com inscrições abertas para o preenchimento de 01 vaga de estágio de graduação, a ser ocupada de imediato.

Somente poderão participar da seleção os estudantes regularmente matriculados entre o 3º e o 7º período do curso de Direito, com frequência efetiva, em instituição de ensino superior conveniada com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Os interessados devem encaminhar seus currículos até o dia 17 de agosto (segunda-feira) para o e-mail: [email protected]. Após análise dos documentos, os candidatos escolhidos serão chamados para uma entrevista pessoal ou virtual.

A carga horária será de 04 horas diárias, podendo o estagiário exercer as atividades das 12 às 18 horas. A bolsa recebida nesta modalidade de estágio é de R$ 695,00, já incluso auxílio-transporte.

Vitória, 10 de agosto de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | [email protected]

Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional4 minutos atrás

Relatório do Planalto destaca gestores em ranking de mortes da Covid-19

Foto: Marcos Corrêa/PR Presidente Jair Bolsonaro sem máscara entre os presidentes o Senado David Alcolumbre e da Câmara Rodrigo Maia...

Política4 minutos atrás

Enquanto era casada com Bolsonaro, Rogéria pagou R$ 95 mil em espécie por imóvel

Reprodução Rogéria Bolsonaro, primeira esposa do atual chefe do Executivo brasileiro A mãe de Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro e...

Política19 minutos atrás

Covid-19: Bolsonaro compartilha desinformação e crítica a Mandetta

Reprodução YouTube Bolsonaro exibe uma caixa de cloroquina O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou um vídeo no Twitter no...

Tecnologia19 minutos atrás

Golpistas já vendem likes e visualizações no Reels do Instagram

Unsplash/Claudio Schwarz Reels é uma ferramenta do Instagram Golpistas já estão ganhando dinheiro vendendo visualizações e curtidas no Reels ,...

Agricultura34 minutos atrás

TRIGO/CEPEA: Clima preocupa triticultor, mas chuvas nos próximos dias podem trazer alívio

. Cepea, 11/8/2020 – A comercialização de trigo no mercado interno segue pontual, e produtores estão atentos ao clima no...

Policial34 minutos atrás

Policiais Militares apreendem plantação de maconha em Marataízes-Es

. Na tarde desta segunda-feira (10), policiais militares da 9ª Companhia Independente localizaram cinco plantações de cannabis sativa (maconha), em...

Policial34 minutos atrás

Cão Kable realiza primeira apreensão como integrante do K9

. Na manhã desta terça-feira (11), o mais novo integrante do K9 da 14° Cia Ind realizou sua primeira apreensão...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!