Connect with us

Internacional

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde é reeleito

Published

on

Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) reelegeram Tedros Adhanom Ghebreyesus como diretor-geral, por uma ampla maioria, para mais um mandato de cinco anos, disse o presidente da Assembleia Mundial da Saúde, Ahmed Robleh Abdilleh, nesta terça-feira (24).

A votação realizada com voto secreto durante uma grande reunião anual foi uma formalidade, uma vez que Tedros era o único candidato na disputa.

Ministros e delegados se revezaram para apertar a mão e abraçar Tedros, um ex-ministro da saúde da Etiópia, que dirigiu a agência da ONU durante um período turbulento dominado pela pandemia de covid-19. O presidente da assembleia teve que usar um martelo várias vezes para interromper os aplausos.

Dirigindo-se à assembleia logo após sua reeleição, Tedros disse que o foco da OMS será na preparação para emergências e na melhoria da agência.

“Esta pandemia foi muito sem precedentes e trouxe muitas lições que devemos aprender e estamos aprendendo. Mas, ao mesmo tempo, não podemos apenas parar, aprender e implementar…  em vez de fazer uma pausa para aprender, estamos dizendo enquanto aprendemos, vamos implementar.”

O recém-reeleito chefe da OMS chorou ao falar sobre a atual crise na Ucrânia e a morte de seu irmão mais novo por uma doença infantil em meio à guerra e à pobreza décadas atrás.

“Quando visitei a Ucrânia, vi especialmente as crianças. Foi a imagem de mais de 50 anos atrás que me veio à mente, tão visível, tão perseguidora. O cheiro, o som e a imagem da guerra. Não quero que aconteça com ninguém.”

Vários países, incluindo Alemanha e Estados Unidos, foram rápidos em dar os parabéns.

“Acabou de ser reeleito como diretor-geral da OMS: @DrTedros. 155/160 votos, resultado espetacular. Parabéns, plenamente merecido.”

A Alemanha ultrapassou recentemente os Estados Unidos como o principal doador da agência de saúde da ONU.

Edição: Denise Griesinger

Comente Abaixo
Economia13 minutos ago

PEC dos combustíveis pode ser votada amanhã no Senado

Geraldo Magela/Agência Senado PEC dos Combustíveis deve furar teto de gastos em R$ 34,8 bilhões O Plenário do Senado deve...

Mulher14 minutos ago

Signo de Câncer: confira a previsão especial para o mês de julho

Redação EdiCase Signo de Câncer: confira a previsão especial para o mês de julho Com o Sol em seu signo,...

Polícia Federal14 minutos ago

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes a Sistema Oficial de controle de produto florestais – SISDOF

Porto Velho/RO – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28/6), a Operação Paper Wood, que visa desarticular organização criminosa dedicada...

Entretenimento14 minutos ago

Esposa de Cauã Reymond parabeniza Grazi Massafera em aniversário

Reprodução/Instagram – 28.06.2022 Cauã Reymond, Sofia, Mariana Goldfarb e Grazi Massafera Grazi Massafera celebra o aniversário de 40 anos nesta...

Economia14 minutos ago

Governadores de 11 estados e DF acionam STF contra lei que limita ICMS

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL Teto do ICMS para combustíveis: 11 estados e o DF entram no STF contra lei que...

Polícia Federal14 minutos ago

PF prende homem com mais de 8 kg de bombons recheados com cocaína

Guarulhos/SP – A Polícia Federal apreendeu na madrugada de hoje (28/6), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em ação conjunta...

Tecnologia14 minutos ago

Windows 11 22H2 vai obrigar uso de conta Microsoft até na versão Pro

Divulgação/Microsoft Windows 11 22H2 chegará no final deste ano O Windows 11 22H2 está chegando nos próximos meses com mudanças importantes. Quem...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana