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São Mateus

Direção da UPA de São Mateus rebate acusação de negligência médica

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FOTO: ARQUIVO FA NOTÍCIAS

SÃO MATEUS (ES) – A Direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Mateus encaminhou ofício, nesta segunda-feira (10), ao prefeito Daniel Santana e ao secretário municipal de Saúde, Eduardo Ribeiro Morais, rebatendo a acusação de negligência médica, por uma página da internet de São Mateus.

O documento redigido em papel timbrado oficial da Prefeitura de São Mateus – Secretaria de Saúde – Fundo Municipal de Saúde (FMS), publicado em grupos de WhatsApp nesta terça-feira (11), é assinado pela diretora clínica Drª Vitória Valadares Mota e detalha o atendimento à paciente Renata Silva dos Santos Vasconcellos no início da noite de domingo (09). As informações são confirmadas pela recepcionista Maria Célia dos Reis Corrêa.

“Deixo claro que, em nenhum momento, a UPA deixou de ter médico presente durante o período de plantão (7h às 19h)”, afirmou Valéria. Ela frisou que, “para cobertura dos atendimentos encontravam-se na UPA a pediatra Wandra Prado e o médico clínico Marcos Tafuri”, e relata que a paciente foi atendida antes das 18h40.

Acionado por uma página da internet local, o prefeito Daniel Santana gravou em vídeo entrevista no local.

Confira abaixo vídeo gravado pelo prefeito Daniel da Açaí:

 

Sem conhecimento dos fatos, o prefeito fez críticas à médica Nayra Fundão, que, conforme a direção da UPA, havia deixado o plantão às 18h depois de realizar quase 100 atendimentos. Instigado pelo blogueiro, Daniel usou um tom ofensivo e chegou a ameaçar o secretário Eduardo Ribeiro de exoneração em ligação telefônica feita na recepção da UPA.

O caso teve grande repercussão em São Mateus e, acuada, a diretora clínica da UPA fez os devidos esclarecimentos sobre o caso nesta segunda-feira (10).


Confira abaixo a íntegra do documento:


 (*Com informações do Portal SBN)

Leia mais:  Moto tomada de assalto em Guriri
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São Mateus

Prefeitura de São Mateus fica impedida de realizar obras por ultrapassar limite de gastos com pessoal

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SÃO MATEUS (ES) – O Secretário Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, Valter Pigati, sabatinado em reunião das comissões da Câmara de São Mateus, no plenário Lizete Conde Rios, esta semana, revelou que o inchaço na folha de pagamento da prefeitura paralisou cerca de 40 projetos em sua pasta.  Pigati informou aos vereadores que as obras ainda não saíram do papel porque a prefeitura não consegue cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, com a folha de pagamento ultrapassando o limite de 54% determinado por lei.

Por descumprir a legislação fiscal o Poder Executivo Municipal fica impedido pelo Tribunal de Contas do ES de receber a certidão que permite celebrar convênios, até ser feito o ajuste nas contas públicas. “Por causa dessa ultrapassagem nos gastos com a folha dos servidores tá tendo a dificuldade da certidão”, justificou Pigati.


SOLICITAÇÃO

O secretário prestou esclarecimento às comissões na reunião de segunda-feira (12), por solicitação dos vereadores Aquiles Moreira da Silva (PMN), presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos, Cidadania e Redação; Antônio Luiz Cardoso, o Temperinho (PRTB), Presidente da Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura Municipal e pelo Vice-Presidente desta mesma comissão, Jerri Pereira (PRTB). Os onze parlamentares da Câmara participaram da sabatina e tiveram oportunidade de esclarecer, entre outros pontos, os projetos paralisados na secretaria, reparos emergenciais sem solução definitiva em áreas castigadas por alagamentos, obras que começam e não terminam, pontos críticos como a Rua da Graça, no Bairro Santo Antônio Avenida Dom José Dalvit, região do Mercado Municipal, no centro, além da contenção de encostas, falhas nos serviços de iluminação pública e transporte público.

Segundo Pigati, algumas obras serão retomadas ou refeitas de forma correta, uma delas na região do Córrego da Bica, aumentando o tamanho das manilhas com tubo ármico e galerias (do INSS até a Ladeira da Antártica).


GURIRI

Confiante em que a prefeitura receberá a certidão do Tribunal de Contas ainda este ano, o secretário apresentou aos vereadores cópia do projeto de mobilidade urbana de Guriri em convênio com o Governo do Estado, que prevê a retirada do tráfego de veículos, transformando o trecho central do balneário (da antiga Cascata até a entrada da Av. Oceano índico) em um grande calçadão, com a retirada dos canteiros centrais, transferência da rede de iluminação pública para as laterais, próximo às calçadas do comércio que devem ser padronizadas e projeto de drenagem. “Vai ter galeria subterrânea e PV de drenagem de quinze em quinze metros. Vai ter uma caixa que vai ser bombeada, da cascata para um local pré-determinado em área pública para drenar a água”, explicou o secretário.

Questionado sobre o valor do projeto, não soube precisar o volume de recursos. Disse apenas que a previsão é começar as obras ainda este ano. A maioria dos vereadores alertou que o tempo é curto, por causa da temporada de verão e a previsão de muita chuva até o fim do ano. “Prevemos terminar a obra num prazo máximo de 45 dias. pode ser que faça até depois do verão, eu vou até levar essa sugestão, mas a obra tem que ser feita”, disse Pigati.


PRAÇA WILSON GOMES

Sobre a denúncia de destruição da praça do centro de Guriri, Pigati não entrou em detalhes sobre o novo projeto, apenas explicou que estão rebaixando o piso cerca de 20 centímetros para deixar no nível da avenida. Esclareceu que a prefeitura teria oferecido ao dono de um estabelecimento de churros, situado há muitos anos na pracinha, um espaço na Praça Vinícius Cavaleiro Mileri, no lado norte do balneário.


LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A observância ao Limite de Gastos com Pessoal no Setor Público é tratada com grande importância na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Lei Complementar nº 101 de 4 de Maio de 2000, a conhecida Lei da Responsabilidade Fiscal, revogou a Lei Complementar 96 de 3 de Maio de 1999. Esta lei chamada Lei Rita Camata já trazia o Limite de Gastos com Pessoal que era de 60% da Receita Corrente Líquida. Estes limites para os Municípios são 54% para o Poder Executivo e de 6% para o Poder Legislativo. A LRF manteve este limite, porém acrescentou o Limite Prudencial de Despesa com Pessoal de 51,3% e o Limite de Alerta de 48,6%

O Artigo 59 da LRF que trata da Fiscalização da Gestão Fiscal pelo Controle Externo (Tribunais de Contas, Câmaras Municipais e Ministério Público) determina no Inciso II do Parágrafo 1º que o Gestor deverá ser alertado se a Despesa Com Pessoal ultrapassar 90% do Limite Máximo, ou seja 48,6%.


(*Assessoria de Comunicação da CMSM)

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