conecte-se conosco



Policial

Dia do Policial Civil é comemorado nesta sexta-feira, 12 de junho

Publicado

em


.

Nesta sexta-feira (12), é celebrado o Dia do Policial Civil no Espírito Santo. Em comemoração à data, a Polícia Civil (PCES) agradece aos seus mais de dois mil policiais civis pelos resultados muito produtivos de suas ações, que têm ganhado destaque nacional. Anualmente, é realizado um evento comemorativo no mês de junho, mas em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), não haverá cerimônia neste ano.

“A data é muito importante para a PCES. Além de comemorarmos o Dia do Policial Civil, o dia 12 também é dedicado a Domingos Martins, herói capixaba e patrono da PCES. Em função desse dia, tradicionalmente dedicamos o mês de junho para prestar homenagens e realizar solenidades alusivas ao trabalho dos nossos policiais”, disse o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

O efetivo da Polícia Civil do Estado conta 2.026 agentes de segurança, sendo eles delegados, escrivães, investigadores, agentes, peritos oficiais criminais, médicos legistas, auxiliares de perícia médico legal, psicólogos e assistentes sociais. O Conselho de Polícia ficará responsável por entregar medalhas de 10, 20 e 30 anos, e de mérito, além do diploma de “Amigos da Polícia” àqueles indicados pelos superintendentes do Conselho.

“Apesar da impossibilidade de qualquer evento, é preciso reconhecer o valoroso trabalho realizado por nossos servidores. Por isso, o Conselho entregará as medalhas em rito próprio que será definido em reunião. As medalhas de 10, 20 e 30 anos são entregues aos policiais civis que completam o tempo de efetivo serviço prestado à instituição e que não possuem nenhuma infração em sua ficha funcional”, ressaltou Arruda.

 

Dia do Policial Civil

No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado em 12 de junho, conforme previsto no artigo 253 da Lei Estadual 3.400, de 17 de janeiro de 1981. Em outros estados é comemorado em datas distintas.

A data faz referência à morte de Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi fuzilado no dia 12 de junho de 1817, no estado da Bahia. Domingos Martins é o patrono da Polícia Civil do Espírito Santo. 

O Decreto 3.031-N, de 07.08.1990, regulamenta a concessão das medalhas do Mérito Policial e do Serviço Policial.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

[email protected]

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

 

Comentários do Facebook

Policial

DHPP Serra suspeito de homicídios em Central Carapina e Jardim Carapina

Publicado

em


A Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra cumpriu, nessa quinta-feira (08), cinco mandados de prisão contra um homem de 25 anos, suspeito de quatro homicídios e de tentativas de homicídios, que ocorreram entre janeiro de 2019 e fevereiro deste ano, em Central Carapina e Jardim Carapina, na Serra.

Evadido do Centro de Detenção Provisória da Serra, no dia 6 de novembro de 2018, o suspeito era o principal líder da região da “Vala”, no bairro Central Carapina. “Desde então, no período de um ano, ele é suspeito de ter assassinado quatro pessoas e baleado outras seis, na Serra. O que por si só demonstra sua alta periculosidade e potencial envolvimento com o submundo do crime, colocando em risco a tranquilidade social e, principalmente, a ordem pública nos bairros Central Carapina e Jardim Carapina”, afirmou o titular da DHPP da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori.

O suspeito foi detido no bairro Maringá, na Serra, e estava sendo monitorado pela unidade, já que trocava de endereço com frequência. “Fizemos um cerco na residência toda, na parte da frente, de trás e dos lados. Ele tentou se evadir por uma báscula, porém, o cerco estava muito bem montado e ele não teve para onde fugir. Não ofereceu resistência“, disse Sandi Mori.

Três suspeitos da associação criminosa, sendo um deles irmão do detido, estão foragidos e são réus em ações penais, com mandados de prisão em aberto por homicídio no bairro Central Carapina.

Os mandados

Os três primeiros crimes foram registrados no bairro Central Carapina. O primeiro aconteceu no dia 03 de janeiro de 2019 cuja vítima foi um homem de 22 anos. Além disso, na mesma data houve uma tentativa de assassinato contra outra pessoa. No mês seguinte, no dia 23 de fevereiro, tentou-se uma quádrupla tentativa de homicídio. No dia 26, um adolescente foi assassinado, além de outra tentativa de homicídio.

Em Jardim Carapina, no dia 17 de novembro de 2019, um homem de 23 anos foi morto no manguezal. Em 09 de fevereiro deste ano, um jovem de 18 anos  foi assassinado, no bairro Central Carapina. “Todos os crimes estão relacionados com a disputa pelo tráfico de drogas entre as regiões da ‘Favelinha e da Vala’, no bairro Central Carapina”, informou o delegado.

Após os procedimentos de praxe, o suspeito de 25 anos foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana, onde permanece à disposição da Justiça.

 

Texto: Olga Samara 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

[email protected]

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Camila Ferreira

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

 

 

 

 

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Estadual8 minutos atrás

Análises de Competitividade dos setores de rochas ornamentais e moagem são apresentadas durante encontro on-line

Para acompanhar a apresentação das Análises de Competitividade dos setores de rochas ornamentais e de moagem de calcário e mármore,...

Estadual8 minutos atrás

Governo do Estado participa da Semana de Imersão em Gestão Pública promovida pela FGV-SP

O Governo do Estado participou da Semana de Imersão em Gestão Pública. O evento on-line, promovido pela Escola de Administração de...

Estadual8 minutos atrás

Confira os serviços da Saúde que funcionam no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, na próxima segunda-feira (12), alguns serviços administrados pela Secretaria da Saúde (Sesa) sofrerão mudanças...

Esportes8 minutos atrás

Edição 2021 da Maratona de Tóquio é adiada para depois dos Jogos

A maratona de Tóquio do próximo ano foi remarcada de março para depois dos Jogos Olímpicos por causa das preocupações...

Economia8 minutos atrás

EUA anuncia tarifas sobre chapas de alumínio do Brasil e outros 17 países

Reprodução/Fox Business Anúncio foi feito em entrevista à Fox Business TV O secretário do Comércio dos Estados Unidos (EUA), Wilbur...

Policial8 minutos atrás

DHPP Serra suspeito de homicídios em Central Carapina e Jardim Carapina

A Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra cumpriu, nessa quinta-feira (08), cinco mandados de prisão...

Mulher8 minutos atrás

Ex-BBB Fran Grossi fala da amamentação e fissuras nos seios: “Dias exaustivos”

Franciele Grossi, conhecida por participar do “BBB 14”, deu à luz ao primeiro filho recentemente. O pequeno Enrico é fruto...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!