conecte-se conosco



Política

Dia do Estudante: deputados apontam desafios para alunos

Publicado

em


.

Os deputados aproveitaram o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, para falar sobre juventude, evasão escolar e militância estudantil durante a sessão ordinária desta terça-feira (11). Parlamentares também lembraram que este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, os estudantes de todo o país, e a educação de maneira geral, enfrentam grandes desafios.

Para a deputada Iriny Lopes (PT), a data deve ser voltada para uma reflexão sobre a juventude. “Falar do Dia do Estudante é falar de uma juventude que precisa de investimento, lazer, espaço nas cidades, cultura. Quando o poder público pensa na estrutura da cidade, infelizmente deixa de lado o lugar onde a juventude pode ocupar. Não podemos ver somente a escola como o lugar da juventude”, disse a deputada Iriny Lopes. A parlamentar também lembrou de algumas lutas importantes dos estudantes como o passe livre.

A deputada Janete de Sá (PMN) também destacou a juventude estudantil como importante ator político. “Comecei a militância no movimento estudantil, enquanto aluna de Enfermagem. Os estudantes têm uma força enorme para ir para as ruas, para a luta, buscar seus direitos. É um ator político fundamental no nosso país”.

O desafio enfrentado pela área da educação por conta da pandemia foi lembrado pelo deputado Luciano Machado (PV). “Esse ano de 2020 está especialmente difícil para os nossos estudantes. Não queremos dizer que o ano foi perdido. Mas é muito difícil ver os estudantes fora das escolas, com as aulas suspensas”.

Sobre o tema, o deputado Sergio Majeski (PSDB) adicionou a preocupação com a evasão escolar. “Nós vivemos um momento muito delicado com uma quantidade imensa de estudantes fora das escolas. E se não houver um investimento muito grande nesses jovens, nós vamos perder ainda mais alunos. Nesse dia, é importante lembrar que nós, políticos, não podemos descansar enquanto todos os estudantes não tiverem a mesma educação de qualidade”.

O dia 11 de agosto também é Dia do Advogado. “Sem os advogados não existe democracia. Eles desempenham um papel fundamental na defesa dos direitos”, registrou o deputado Dr. Hércules (MDB). Parlamentares também lembraram que a data celebra o Dia do Garçom.

Reforma Tributária

O deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos) repercutiu a reforma tributária, tema que está na agenda nacional. O governo federal planeja estabelecer um imposto único, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). “A proposta de reforma tributária, ainda que bem intencionada, vai pesar muito para o setor de bens e serviços que, no caso da cidade Vitória, tem uma participação muito importante na economia da capital. Esse é momento de falar de desoneração, de falar de desburocratização. O aumento desse imposto vai resultar em aumento do preço final. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já se pronunciou dizendo que a alíquota de 12% para o CBS não está definida. Precisamos que isso seja repensado”, disse Pazolini.

Aglomeração

O deputado Hudson Leal (Republicanos) falou sobre a necessidade de manter o isolamento social para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “A doença ainda está no pico, com uma tendência de queda, mas não é hora de ceder. Ainda é momento de cuidado e preocupação. Ainda precisamos manter o distanciamento social, usar máscaras e higienizar as mãos. Não é momento de aglomerar em bares”, disse o parlamentar, destacando que é possível observar bares e restaurantes da Grande Vitória com grande número de pessoas.

O deputado Dr. Hércules também reforçou os cuidados. “O melhor a fazer nesse momento é evitar a doença. Por isso, quem puder, deve manter o distanciamento social. O uso da máscara e a higiene das mãos também são essenciais. Não vou discutir qual remédio pode ser usado. O importante é que, tendo algum sintoma, procure um médico ou uma unidade de saúde”, disse o parlamentar, reforçando que as pessoas não usem medicamentos sem a devida prescrição médica. 
 

Comentários do Facebook

Política

Bolsonaro deixa hospital e segue para Brasília depois de operação

Publicado

em


source
Bolsonaro
Reprodução Instagram/Michelle Bolsonaro

Bolsonaro teve alta neste sábado (26)

O presidente Jair Bolsonaro saiu do Hospital Israelita Albert Einstein por volta das 13h30 deste sábado (26). A alta foi dada após a realização de  cirurgia para retirada de cálculo na bexiga, que ocorreu na sexta (25).


Na manhã deste sábado (26), o presidente já estava bem e a  sonda colocada na operação já havia sido retirada.

A alta foi confirmada pela assessoria do presidente. Bolsonaro já está a caminho de Brasília, indo para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento21 minutos atrás

A Fazenda 12 censura transmissão e frustra usuários de serviço pago

Reprodução Imagem mostrada aos assinantes do serviço PlayPlus durante festa O público voltou a reclamar do PlayPlus da Record após...

Esportes21 minutos atrás

Time principal do Fluminense tem cinco jogadores com covid-19

. O Fluminense confirmou na tarde deste sábado (26) que cinco jogadores do time principal testaram positivo para o novo coronavírus...

Economia21 minutos atrás

Apesar de congelamento salarial, 162 mil funcionários públicos terão aumento

Agência Brasil Grupo de servidores federais vai se beneficiar de brecha na nova regra barra reajustes até o fim de...

Internacional1 hora atrás

Coreia do Sul vê casos de coronavírus caírem ao menor nível

. A Coreia do Sul informou neste sábado (260 que registrou 49 novos casos domésticos do novo coronavírus, o menor número de...

Esportes1 hora atrás

Série B: Figueirense e Guarani empatam em 2 a 2, em Florianópolis

. Jogando no estádio Orlando Scarpelli,em Florianópolis (SC), Figueirense e Guarani ficaram apenas no empate, na primeira partida de sábado,...

Política2 horas atrás

Bolsonaro deixa hospital e segue para Brasília depois de operação

Reprodução Instagram/Michelle Bolsonaro Bolsonaro teve alta neste sábado (26) O presidente Jair Bolsonaro saiu do Hospital Israelita Albert Einstein por...

Internacional2 horas atrás

Suspeito de ataque em Paris diz que agiu contra Charlie Hebdo

BFMTV/Reprodução Quatro pessoas ficaram feridas O suspeito de ataque com faca em Paris (França) confessa que agiu contra o semanário...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!