conecte-se conosco



Estadual

Dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes é neste sábado (16)

Publicado

em


É neste sábado (16) o Dia D de mobilização voltado à Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes, de zero a menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). A orientação da Secretaria da Saúde (Sesa) é que as 493 salas de vacinação em todo Estado estejam abertas para que pais e responsáveis possam levar seus filhos, com objetivo de atualizar a caderneta de acordo com o Calendário Nacional de Imunização.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o dia D representa uma oportunidade para aqueles pais que durante a semana têm dificuldades em levar seus filhos para serem imunizados.

“Sabemos da correria do dia a dia de muitos pais e que muitos não conseguem durante a semana levar seus filhos à unidade de saúde para se vacinar, por isso, temos o dia D sendo realizado neste sábado, como uma forma de garantir a atualização da caderneta destas crianças e adolescentes, auxiliando cada vez mais na proteção deles e também na cobertura vacinal tão importante que precisamos alcançar”, explicou.

A coordenadora ressalta que, diante das atualizações realizadas pelo Ministério da Saúde quanto à suspensão do intervalo de doses da vacina contra a Covid-19 com as demais vacinas, torna-se um dia também importante para a imunização contra esta doença.

“Vale lembrar que não é necessário mais realizar intervalo de 14 dias entre as vacinas contra a Covid-19 e as demais vacinas. Assim, havendo doses disponíveis no local para a imunização de adolescentes a partir de 12 anos para esta doença, é muito importante que o façam”, informou Danielle Grillo.

A Campanha vai até o dia 29 de outubro e estão sendo ofertadas 18 tipos vacinas nas 493 salas de vacinação em todo o Estado. É importante que pais e responsáveis aproveitem a oportunidade para ir até um posto de vacinação, com a caderneta em mãos para verificar a situação vacinal dos seus filhos.

Cobertura vacinal atualizada

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações desta sexta-feira (15), a cobertura vacinal dos imunizantes que o Ministério da Saúde define meta preconizada de 90% a 95% apresenta o seguinte quadro:

BCG: 79,22%

Rotavírus Humano: 76,15%

Meningococo C: 77,51%

Penta: 76,57%

Pneumocócica: 79,76%

Poliomielite: 76,09%

Febre Amarela: 69,11%

Hepatite A: 74,66%

Tríplice Viral D1: 80,15%

Meningocócica C em esquema especial

Concomitante à Campanha de Multivacinação, o Estado passou a oportunizar de forma temporária, até final de dezembro deste ano, a vacinação contra a Meningite Meningocócica C a crianças de até 10 anos de idade (10 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não receberam a dose.

A ação é uma importante medida de controle da doença e vai ao encontro das medidas definidas pelo Ministério da Saúde, em virtude das baixas coberturas vacinais nos últimos anos – agravada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), evitando, assim, a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas e óbitos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
[email protected]

Fonte: Governo ES

Comente Abaixo
Entretenimento2 horas atrás

Axel comemora lançamento de especial de Natal gravado em São Paulo

Reprodução/Instagram Axel no júri do ‘Canta Comigo Teen’ O novo projeto do cantor português Axel, inspirado nas comemorações natalinas e...

Entretenimento2 horas atrás

Após chamar Sol de vacilona, Monique Evans declara: “Perdeu o top 3”

Reprodução/Instagram Solange Gomes e Monique Evans Monique Evans segue atenta aos últimos desdobramentos da  décima terceira edição do reality show...

Nacional3 horas atrás

Homem de 39 anos fica com serra cravada na nuca ao se desequilibrar em obra

Um homem de 39 anos foi socorrido após ter a nuca perfurada por uma serra na região do bairro Dona...

Mulher4 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 9 de dezembro de 2021

Foto: Marcelo Dalla A previsão para o seu signo no dia 09 de dezembro de 2021 ÁRIES Deixe de lado...

Política5 horas atrás

STF anula condenação de Sérgio Cabral em desdobramento da Lava Jato

Antonio Cruz/ Agência Brasil Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do...

Política5 horas atrás

STF anula condenação de Sérgio Cabral em desdobramento da Lava Jato

Antonio Cruz/ Agência Brasil Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações do...

Política5 horas atrás

Pré-candidatos à presidência, Pacheco e Tebet protagonizam embate no Senado

Marcos Oliveira/Agência Senado Senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), no ano passado Apresentados pelos seus partidos como pré-candidatos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!