conecte-se conosco


São Mateus

Dezenas de mutuários levam calote no Minha Casa Minha Vida em São Mateus

Publicado

em

SÃO MATEUS (ES) – Cento e oitenta famílias que um dia sonharam em ter a sua casa própria estão há quase dez anos somente sonhando. É que o empreendimento que vislumbravam um dia morar, até agora é só problema. Pior: chegaram a pagar um sinal de R$ 24 mil e assinar contrato com a Caixa Econômica Federal, o agente financiador do Programa do Governo Federal da era Lula-Dilma. Mas ficou só nisso: o sonho. Trata-se do Residencial Moradas do Vale, próximo ao prédio do Ministério Público Estadual na chegada do Bairro Cohab.

Logo nos primeiros meses que a obra que se constitui na construção de prédio com direito a área de serviço e piscina, teve início muitos dos mutuários não viam a hora de entrar para o imóvel, mas com o passar dos anos os problemas foram acumulando e o sonho ficando mais distante. E o drama da Casa Própria é ainda maior para quem tem que passar em frente aos prédios com construção inacabada, e que um dia pensou que não demoraria a pegar as chaves do seu apartamento e curtir uma vida melhor com a família.

É o caso do corretor de imóveis Paulo Paiva que em 2010 tornou-se um mutuário e acreditou que estava fazendo um grande negócio. Como a obra até hoje não foi concluída e a Caixa Econômica diz que não tem qualquer responsabilidade, embora tenha assinado contrato com os mutuários como agenciador, o corretor vive na saudade. Emocionado ele conta que “é triste passar todos os dias em frente aos prédios e perceber que estão ficando deteriorados com o passar dos tempos”.

Material publicitário feito pela Construtora Verti na época do lançamento do empreendimento

A Justiça Federal já foi acionada em São Mateus, porém o juiz federal em sua decisão não incluiu a Caixa Econômica como corresponsável na ação, segundo o mutuário Ubirajara Negreiros, alegando que não possui condições de penalizar a Instituição Financeira por meios legais, por entender que há brechas no contrato de financiamento que não a penaliza.

O mutuário Wesley Tavares da Costa, um dos líderes do movimento informou que no município vizinho de Linhares existe uma situação parecida com a de São Mateus e, em uma decisão o juiz federal entendeu que a Caixa é responsável e inclusive vem arcando com os alugueis dos mutuários que não possuem residência própria.

“Pretendemos colocar nos autos do nosso processo essa decisão obtida pelos mutuários vizinhos”, disse, acrescentando que não consegue entender porque a empresa Juiz de Fora, contratada pela Caixa Econômica Federal prestar serviço de vigilância na agência, e a mesma que trabalha na segurança dos prédios, o que comprova seu vínculo.

 

Leia mais:  Morador de São Mateus que cancelou passagens e receberia 10% do valor será indenizado

 

Vídeo produzido pelos mutuários que circula nas redes sociais:

Comentários do Facebook
publicidade

São Mateus

Mulher mantida em cárcere privado no balneário de Guriri

Publicado

em

Uma mulher cuja identidade não foi revelada, passou momentos de tensão nas mãos de um homem com quem vivia, em Guriri. O caso registrado como sequestro, só não teve desfecho trágico devido à ação de policiais militares da Companhia da PM local.

Quando os policiais chegaram à casa onde a mulher estava sendo ameaçada de morte e já teria sido agredida na noite de Natal, o agressor pulou o muro e fugiu não sendo alcançado.

A mulher contou aos policiais que desde às 9 horas da manhã desta quarta-feira (22) vinha sendo mantida em cárcere privado, na casa localizada na Rua 30, lado Sul de Guriri, onde os policiais chegaram por volta das 19 horas.

Quando tomaram ciência da situação os policiais chegaram a dialogar com o acusado, mas logo em seguida ele retornou para dentro da casa momento em que a mulher chegou ao portão desesperada e chorando, pedindo socorro. Chegou a pular o muro enquanto que o acusado também pulou o muro pelos fundos da casa e fugiu em direção a uma área de mato, não sendo localizado pelos policiais.

Em conversa com a vítima ela disse para os policiais que viveu com o acusado durante um ano e meio e que no Natal passado foi agredida por ele quando terminou o relacionamento.

Afirmou ainda que nesta quarta-feira veio a São Mateus para buscar o restante de suas coisas, e que combinou com o ex-companheiro que ele entregaria suas coisas e a deixaria na rodoviária, momento em que ele mudou de direção a levando para uma plantação de eucalipto dizendo que iria matá-la e depois se matar, chegando a dizer que queria voltar para ela e que faria de tudo para ficar ao lado dela.

A mulher relatou ainda que foi conversando com o ex-companheiro até ele desistir da ideia momento em que a levou para sua casa, onde a manteve em cárcere privado, até ser libertada na noite desta quarta-feira depois da ação policial. O acusado está sendo procurado pela Polícia Civil. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Aprovado passe livre para acompanhante de portador de deficiência no transporte público
Continue lendo
Política14 minutos atrás

TV exibe eventos do Simpósio de Comunicação

No próximo sábado (25) a TV Assembleia vai apresentar a íntegra de algumas atividades que fizeram parte do simpósio “Tendências...

Política14 minutos atrás

Crimes cibernéticos aumentam no Espírito Santo

Um total de 1.922 crimes cibernéticos foi registrado pela delegacia especializada no Estado em 2019. O número apresenta leve aumento...

Estadual14 minutos atrás

Setor de oncologia do Hospital Infantil de Vitória em novo espaço

A nova Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Onco-Hematologia (Unacon) pediátrica do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória...

Política14 minutos atrás

Após polêmica sobre ministério, Moro se reúne com Mourão

arrow-options Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil Ministro da Justiça, Sérgio Moro Após a polêmica sobre a possível recriação do Ministério...

Saúde35 minutos atrás

Pesquisadores desenvolvem software para diagnosticar melanoma

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprimoram um software capaz de agilizar diagnósticos de câncer de pele do tipo...

Nacional1 hora atrás

Marco Zero de São Paulo reúne histórias curiosas que nem paulistanos conhecem

arrow-options Rayanne Albuquerque/ Repórter iG Alife Melo ao lado de Ricardo Diógenes apreciando detalhes do Marco Zero paulistano Quem cruza...

Nacional1 hora atrás

Três crianças morrem em incêndio a residência em Paraty, veja vídeo

arrow-options WHATSAPP/REPRODUÇÃO Incêndio ocorreu em imóvel de dois andares Três crianças morreram, no início da manhã de sexta-feira (24), em...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana