conecte-se conosco



Estadual

Detran passa a oferecer prova especial para pessoas com deficiência no norte do Estado

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) passará a oferecer a prova prática especial para Pessoas com Deficiência no município de São Mateus a partir de dezembro. A novidade vai beneficiar os condutores com deficiência física que residem no norte do Estado.

A possibilidade de realizar a perícia médica e a prova especial de direção veicular em São Mateus vai tornar o processo de habilitação mais rápido e menos trabalhoso para os candidatos com deficiência física. Além disso, vai dispensar a necessidade de aqueles que moram no norte do Estado se deslocarem até Vitória para passarem pela avaliação especializada de direção veicular.

Até então, a prova era oferecida somente em Vitória, onde estão lotados os médicos credenciados ao Detran|ES. A ampliação da prova foi possível devido ao credenciamento de uma médica especialista de trânsito no município de São Mateus, que será responsável por fazer o exame físico para avaliar a necessidade de adaptação veicular para o candidato com deficiência física e também realizar a prova prática de direção veicular juntamente com os examinadores de trânsito para verificar se o candidato dirige com segurança e sem dificuldade com a adaptação veicular exigida.

A primeira prova especial no município será no dia 03 de dezembro. Ainda há vagas disponíveis para esta data e os candidatos que tiverem interesse de agendar a prova neste dia devem solicitar ao Centro de Formação de Condutores ou Clínica Médica o agendamento até esta quinta-feira (28).

Em caso de dúvida, o interessado pode entrar em contato com a Coordenação de Exame Médico e Psicológico do Detran|ES pelos telefones (27) 3137-2961 ou (27) 3137-2961 ou pelo e-mail [email protected].

Credenciamento de médicos

O Detran|ES está com credenciamento aberto para contratação de médicos peritos examinadores de trânsito e especialistas em Medicina de Tráfego para todos os municípios capixabas.

Os profissionais estão sendo contratados por meio de credenciamento e prestarão os serviços de realização de provas especializadas de direção veicular para o candidato com deficiência física, Junta de Recurso Médico e Junta Especial de Saúde. O credenciamento pode ser concedido ao médico ou à pessoa jurídica.

O atendimento médico será para as provas especializadas de direção veicular em processos de primeira habilitação, renovação de CNH, mudança ou adição de categoria. O trabalho será feito por meio de rotatividade entre os profissionais. Para auxiliar os novos médicos que vierem a se credenciar, a Coordenação de Exames Médicos e Psicológicos do Detran|ES (Cemp) irá até o município para dar o treinamento e orientações necessárias à execução do serviço.

O gerente de Habilitação do Detran|ES, Rodrigo Cândido, destaca o interesse do Órgão em ter credenciados principalmente no interior do Estado. “Estamos ampliando as provas especiais para São Mateus e queremos credenciar médicos em várias regiões do Estado, para oferecer as provas especializadas em todas as regiões e, assim, tornar o processo de habilitação mais rápido e menos trabalhoso para essas pessoas. Nosso objetivo é ampliar ainda mais as provas especiais e possibilitar que que pessoas com necessidades especiais façam as provas em sua região e não precisem se deslocar até Vitória para passarem pela avaliação especializada de direção veicular e, assim, se habilitarem”, ressalta.

O credenciamento não se configurará como vínculo empregatício e o pagamento dos profissionais contratados será efetuado mensalmente e corresponderá ao número de atendimentos efetivamente realizados e atestados pela Coordenação de Exames Médicos e Psicológicos (CEMP) do Detran|ES, sendo o valor por consulta igual a 35 VRTE (Valor de Referência do Tesouro Estadual), que corresponde atualmente a R$ 119,76.

Legislação

A contratação de médicos peritos atende ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O artigo 21 da Resolução 168/2004 estabelece que o exame de direção veicular para candidato com deficiência física deverá ser avaliado por uma comissão especial, que inclui um médico perito examinador.

Em caso de dúvida, os interessados podem entrar em contato com a Coordenação de Credenciamento do Detran|ES por meio do telefone (27) 3137-1974. Mais informações podem ser acessadas na Instrução de Serviço Nº142, de 2016, que está disponível no site www.detran.es.gov.br.

Clique aqui para ter acesso ao edital de credenciamento.

Comentários do Facebook

Estadual

Podcast fala sobre o programa “Maria da Penha Vai” e prevenção à violência contra a mulher

Publicado

em


.

Quem explica o assunto é a juíza Brunella Faustini, titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

No mais novo episódio de Just Talk – o Podcast do Tribunal de Justiça do Espírito Santo – a juíza Brunella Faustini, titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar, fala sobre o programa “Maria da Penha Vai”. A iniciativa, que conta com parceiros da rede de atendimento à mulher de Vitória, continua realizando ações integradas de prevenção à violência, mesmo durante a pandemia.

Além da equipe multidisciplinar da vara, participam do programa integrantes das Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. E ainda, o Ministério Público Estadual, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

“A violência doméstica e familiar é um fenômeno muito complexo. Cada caso traz diferentes demandas psicológicas, sociais, jurídicas, econômicas ou de saúde. Não existe apenas uma resposta. Por isso éextremamente importante uma atuação em rede para lidar com todas essas questões”, explica a juíza.

De acordo com magistrada, durante a pandemia, as ações que normalmente aconteciam em praças, praias, postos de saúde e empresas, foram adaptadas ao ambiente virtual. A primeira delas foi o vídeo que virou febre nas redes sociais, com integrantes da rede segurando cartazes de apoio às vítimas. Outra recente ação foi adisponibilização do Jogo da Memória Educativo, para as famílias conversarem sobre equidade de gêneros com as crianças.

Também foi criado um novo canal de comunicação com a população, o perfil no instagram @mariadapenhavai. A página dá transparência às ações do programa e oferece informações, orientações e suporte às mulheres.

Ouça aqui o episódio na íntegra.

Vitória, 05 de junho de 2020

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Tais Valle | [email protected]

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

[email protected]
www.tjes.jus.br

Fonte: TJES

Comentários do Facebook
Continue lendo

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!