conecte-se conosco


Estadual

Detran começa a implantar placa modelo Mercosul na segunda-feira no ES

Publicado

em

VITÓRIA (ES) – A placa modelo Mercosul será implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), a partir da próxima segunda-feira (10). Neste primeiro momento, a obrigatoriedade do uso da placa será para veículos que passarão pelo primeiro emplacamento e aqueles que necessitarem passar por procedimentos de transferências, seja de propriedade ou domicílio, no caso de mudança de município e estado, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas.

De acordo com o diretor de Habilitação e Veículos do Órgão, José Eduardo de Souza Oliveira, a nova placa vai aumentar a segurança para os proprietários de veículos, evitando a possibilidade de clonagem. “O modelo Mercosul possui QR Code, portanto, esse código único inserido na confecção da placa conterá informações desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do veículo. Assim, o agente de trânsito ou policial conseguirá identificar quem confeccionou a placa, a qual veículo pertence e, se por ventura, foi roubada ou extraviada. Caso as informações divirjam, a polícia poderá intervir na hora”, informa.

Oliveira destaca, ainda, que outro motivo para a necessidade da implantação do novo modelo da placa é que a combinação alfanumérica atual está no final. “Aqui no Estado, se fosse mantida a atual combinação, de três letras e quatro números, encerraríamos as combinações disponíveis no máximo até março de 2019”.

É importante ressaltar que os proprietários de veículos que não necessitam realizar qualquer um desses procedimentos não precisam fazer a troca das placas nas primeiras semanas de implantação do novo sistema.

Novo modelo

O QR Code é apenas um dos itens de segurança. O novo modelo tem marca d´água, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem. Os novos itens inseridos na placa irão auxiliar o trabalho das polícias nas fiscalizações e fraudes.

A placa modelo Mercosul tem o fundo branco e uma faixa azul na parte superior. Além disso, possui quatro letras e três números.  Na parte superior, à esquerda, será impresso o logotipo do Mercosul e, logo abaixo, o QR Code. A placa ainda possui o distintivo BR, no lado direito.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada). O tamanho continua o mesmo, com 40 cm de largura e 13 de altura.

O Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Uruguai (2015) e Argentina (2016) foram os dois primeiros. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que todos os estados devem implantar o novo modelo até o dia 31 de dezembro deste ano.

Como solicitar

O proprietário do veículo deverá se dirigir ao Detran|ES do seu município para abrir o processo alusivo ao serviço que necessita realizar. Na sequência será emitido o Documento Único de Arrecadação (DUA) referente à taxa de serviço do Órgão. Realizado o pagamento, o Detran|ES encaminhará um SMS com um código que deverá ser apresentado à estampadora de placas que o dono do veículo escolher. Após a compra e instalação da placa, o cidadão retorna ao Detran|ES para a emissão do novo documento do veículo.

Comentários do Facebook
Leia mais:  PM reage a assalto e mata bandido em Cariacica
publicidade

Estadual

Jogador de futebol agride a ex com golpes de faca durante visita aos filhos no ES

Publicado

em

O crime ocorreu dentro da residência onde a vítima mora junto com o atual marido, a mãe e cinco crianças.

Uma vendedora de 23 anos foi agredida a golpes de faca pelo ex-companheiro na noite de segunda-feira (19) no bairro Parque Gramado, em Cariacica. O crime ocorreu dentro da residência onde a vítima mora junto com o atual marido, a mãe e cinco crianças.

De acordo com testemunhas, duas delas seriam filhas do ex-casal. Elas teriam presenciado o momento em que a mulher foi agredida pelo pai, um jogador de futebol de 26 anos. A ação ocorreu quando o homem saía da casa, logo após ver as crianças.

Após a mulher abrir o portão da residência, o indivíduo teria tirado uma faca escondida por baixo da roupa e desferido um golpe contra a vendedora. O sujeito ainda teria empurrado a vítima da escada e, depois de ver ela cair, continuou o ataque, dando mais três golpes de faca. Com a vítima ferida, o agressor ainda tentou enforcá-la.

Segundo apuração da equipe da TV Vitória/Record TV, a mãe da vítima teria tentado intervir para cessar as agressões, mas não teve sucesso. O sujeito só parou quando vizinhos chegaram ao local. A vendedora foi socorrida pelo vizinho até um hospital de Vila Velha.

O homem, segundo relatos, teria permanecido por alguns instantes na residência e logo após fugido a pé do local do crime. A polícia está em busca do suspeito.

As informações são da repórter Rafaela Freitas, da TV Vitória/Record TV

Comentários do Facebook
Leia mais:  PM reage a assalto e mata bandido em Cariacica
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie
Mulher11 minutos atrás

Noiva toma suco detox, tem “acidente” no banheiro e mancha vestido de R$60 mil

O dia do casamento é considerado um dos mais importantes da vida e, por isso, é normal que os noivos...

Mulher11 minutos atrás

Jejum intermitente, low carb… Dietas da moda são eficazes para perder peso?

Reeducar a alimentação exige disciplina, foco e um objetivo a ser alcançado. As dietas se inserem nesse contexto, e visam...

Mulher11 minutos atrás

Horóscopo do dia: previsões para 21 de agosto de 2019

Terapeuta Integrativa, Masumi Suguinoshita usa a astrologia e a meditação como ferramentas principais de trabalho e traz ao Delas as...

Esportes11 minutos atrás

Relembre as melhores brigas ao vivo entre boleiros e jornalistas

A relação entre jornalistas e jogadores ou treinadores de futebol é muito próxima, e assim como todo relacionamento, é claro...

Nacional11 minutos atrás

PF mira propina a Palocci e Mantega em nova fase da Lava Jato

arrow-options Montagem/Agência Brasil Ex-ministros são investigados por supostos repasses recebidos da Odebrecht A Polícia Federal (PF) deflagrou a 63ª fase...

Nacional11 minutos atrás

Polícia busca celular para descobrir se sequestrador de ônibus tinha comparsas

arrow-options Reprodução Polícia busca celular para descobrir se sequestrador de ônibus tinha comparsas A Polícia Civil tenta localizar o celular de Willian Augusto da...

Nacional12 minutos atrás

Ao lado do presidente, padre toca berrante para seguidores de Bolsonaro

arrow-options Jair Bolsonaro / Twitter / Reprodução Padre Periquito tocou berrante como homenagem ao resgate das tradições e culturas Poucos...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana