conecte-se conosco


Nacional

Detentas sofrem queimaduras em incêndio em presídio de Porto Alegre

Publicado

em


O Presídio Madre Pelletier foi palco de incêndio neste final de semana; o fogo teria sido provocado por uma briga entre detentas
Wikimedia Commons

O Presídio Madre Pelletier foi palco de incêndio neste final de semana; o fogo teria sido provocado por uma briga entre detentas

O Presídio Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, pegou fogo na manhã de domingo (10). Duas detentas sofreram queimaduras no corpo e estão internadas em hospitais públicos da capital gaúcha em estado grave. O incêndio teria sido provocado por elas.

Leia também: Bolsonaro concede indulto humanitário a presos com doenças graves

De acordo com a Superintendência Estadual dos Serviços Penitenciários (Susepe), as duas mulheres dividiam uma cela no Presídio Madre Pelletier e teriam se desentendido. Durante a briga, uma delas teria ateado fogo no colchão da outra, o que teria provocado o incêndio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma delas, de 37 anos, teve queimaduras em 60% do corpo e foi transferida para um hospital de referência neste tipo de atendimento, o Hospital Cristo Redentor. A outra mulher teve cerca de 30% do corpo atingido pelas chamas e está internada no Hospital Pronto Socorro. Ambas respiram com a ajuda de aparelhos.

Leia também: Internado sob escolta, preso se joga da janela de hospital no ABC Paulista

Outras 19 detentas e dois agentes penitenciários também tiveram que ser levados ao Hospital Pronto Socorro para atendimento por terem inalado fumaça. Todos foram liberados poucas horas depois, e não tiveram ferimentos.

Uma sindicância interna será instaurada para apurar o caso. A Polícia Civil também vai iniciar um inquérito policial. As duas detentas envolvidas na confusão devem prestar depoimento assim que forem liberadas pelos médicos.

O fogo começou por volta de 11h e foi rapidamente controlado pelos próprios agentes penitenciários. O Corpo de Bombeiros não chegou a atuar para apagar o incêndio . Posteriormente, o Departamento de Segurança e Execução Penal (Desep) esteve no local cuidando da situação.

Leia mais:  Incêndio em Paris: relembre outros patrimônios culturais destruídos pelas chamas

Leia também: Detento que matou ex-esposa dentro do presídio premeditou crime, diz polícia

O Presídio Madre Pelletier é um presídio estadual feminino localizado no bairro de Teresópolis, na região sul de Porto Alegre, capital gaúcha. A casa prisional tem capacidade para 241 detentas e, em agosto de 2018, abrigava 214 mulheres, conforme os últimos dados da Susepe.

Fonte: IG Mundo
Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

Enterro de catador que foi morto pelo exército será nesta sexta-feira (19)

Publicado

em


Família de Luciano Macedo
Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Família de Luciano Macedo pretende processar o Exército

O enterro do catador de material reciclável Luciano Macedo, 27 anos, acontecerá nesta sexta-feira (19) à tarde, no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, zona portuária do Rio. A família não divulgou o horário do sepultamento.

Leia também: Morre catador baleado pelo Exército ao ajudar família alvo de 80 tiros no Rio

Luciano levou três tiros no domingo (7), ao tentar ajudar a família do músico Evaldo dos Santos Rosa, o Manduca, 51 anos, que teve o carro atingido por 83 tiros disparados por militares do Exército , quando passava por Guadalupe, zona norte do Rio. O músico morreu na hora. Os militares confundiram o carro de Evaldo com um veículo também branco que havia sido roubado por ladrões.

De acordo com informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Luciano morreu na madrugada de ontem (18), no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Em nota, a secretaria informou que “todos os esforços clínicos necessários foram realizados por profissionais multidisciplinares do Hospital Estadual Carlos Chagas com o objetivo de oferecer o melhor atendimento ao paciente Luciano Macedo, vítima de perfuração por arma de fogo que deu entrada na unidade no último dia 7″.

A SES esclareceu que o paciente “apresentava estado de saúde gravíssimo desde a entrada na unidade, o que impossibilitava sua transferência”. No dia 17, Luciano Macedo foi submetido a uma cirurgia torácica, mas acabou morrendo às 4h20 da madrugada de ontem (18). O catador deixou mulher, Daiana Horrara, grávida de cinco meses.

Leia também: Bolsonaro diz que “exército não matou ninguém” sobre tiros em músico

Leia mais:  Criminosos explodem bancos e fecham principal via de acesso a Campos do Jordão

A organização não governamental (ONG) Rio de Paz conseguiu, por meio de doações, enxoval para o bebê e dinheiro para alugar casa para a viúva. De acordo com o advogado da família do catador, João Tancredo, nove tiros disparados pelos militares do Exército atingiram outro veículo estacionado do outro lado da rua. 

Fonte: IG Nacional
Comentários do Facebook
Continue lendo
Direto de Brasília4 minutos atrás

Salles nomeia militares para acabar com “arcabouço ideológico” no Ministério

Jorge William/Agência O Globo O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não comentou nomeação de militares Seguindo orientação do presidente...

Direto de Brasília4 minutos atrás

Alan García deixou carta de despedida onde nega subornos e diz que cumpriu dever

Alexandre Moreira/Brazil Photo Press/Agencia O Globo Alan García deixou carta de despedida onde nega subornos e diz que cumpriu sua...

Direto de Brasília4 minutos atrás

Explosão em casas deixa dois mortos e três feridos em Pernambuco

Reprodução/TV Globo A explosão atingiu três casas em Camaragibe e duas delas foram completamente destruídas Um vazamento de gás provocou...

Direto de Brasília4 minutos atrás

Acidente com ônibus que ia para enterro de ex-presidente do Peru deixa 8 mortos

Reprodução Acidente com ônibus que ia para enterro do ex-presidente do Peru deixou vários mortos e feridos Pelo menos oito...

Mulher2 horas atrás

‘Tinja o cabelo’: aluna de medicina faz lista com vezes que sofreu com machismo

Se você é mulher, certamente já ouviu frases como “Isso não é coisa de menina” ou “Você precisa se comportar...

Entretenimento2 horas atrás

Túlio Gadelha faz trocadilho e se derrete por Fátima Bernardes

Curtindo uma folga do “Encontro”, Fátima Bernardes está aproveitando s sexta-feira (19) ao lado de seu namorado, Túlio Gadêlha. Em...

Entretenimento2 horas atrás

Mulher que inspirou “Invocação do Mal” morre ao 92 anos

Na noite de quinta (18) para sexta-feira (19) Lorraine Warren, investigadora paranormal que inspirou a franquia de filmes “Invocação do...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana