conecte-se conosco



Estadual

‘Desvios’: Live propõe debate sobre ações culturais no sistema carcerário

Publicado

em


.

Uma discussão sobre aspectos do sistema prisional com relações entre ressocialização, disciplina e arte. Esse será o tema da live do projeto ‘Desvios’, de Rafael Pagatini. A transmissão do bate-papo ao vivo será na próxima quinta-feira (04), a partir das 18h30, nos canais oficiais da Galeria Homero Massena, no Instagram e Facebook, além do Youtube da Secult.

‘Desvios’ vai levantar um debate sobre o sistema carcerário capixaba, considerando o saber-fazer dos detentos no campo da arte. O encontro, que seria presencial, na Galeria Homero Massena (GHM), no Centro de Vitória, precisou ser adaptado para plataforma on-line por causa do período de distanciamento social, necessário para o combate à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19).

Ao lado do idealizador do projeto, o artista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Rafael Pagatini, o debate vai contar com as presenças da subsecretária de Ressocialização da Secretaria de Justiça (Sejus), Roberta Ferraz; do defensor público e coordenador do Núcleo dos Direitos Humanos, Hugo Fernandes Matias; e do sociólogo e professor da Universidade de Vila Velha (UVV), Pablo Ornelas Rosa.

Segundo Rafael Pagatini, “Desvios” trabalha desde 2017 com os internos do Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha. Em forma de oficinas, a dinâmica funcionou como uma troca para incentivar a criatividade dos presos. “Eu ensinava aulas de desenho para os detentos e eles me ensinavam formas de construção com materiais diversos existentes dentro da realidade do presídio”, afirma.

 

O projeto

 

Contemplado no Edital Setorial de Artes Visuais da Secult, o projeto “Desvios” promoveu oficinas com internos do sistema prisional do Espírito Santo, entre 2017-2020. As ações estabeleceram processos de trocas e sensibilização, com objetivo de refletir sobre o conhecimento e saber-fazer que foram desenvolvidos no cárcere pelos presos. Além de estimular a criatividade, subjetividade e inventividade.

Como fruto dessas oficinas, foram realizados registros audiovisuais dos internos construindo objetos, tendo como base peças de xadrez produzidas com materiais de uso diário, tais como sabonete, arroz, farelo de pão, entre outros. São construções que apresentam questões ligadas à criatividade, usos do espaço, transformações da matéria e coletividade.

Serviço: 

Webinar “Desvios”, de Rafael Pagatini
Quando: 04/06 (quinta-feira)
Horário: às 18h30

Link para acesso: https://us02web.zoom.us/j/82357279192

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
[email protected]
[email protected]
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

Fonte: Governo ES

Comentários do Facebook

Estadual

ES tem 1.781 mortes e 52.824 casos confirmados de Covid-19

Publicado

em

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (3), o aumento é de 23 mortes e 1.135 novos casos da doença.

O Espírito Santo registrou, até esta sábado (4), 1.781 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 52.824. Os dados foram divulgados na plataforma Painel Covid-19, do Governo do Estado.

Na comparação com os dados divulgados nesta sexta-feira (2), o aumento é de 23 mortes e 1.135 novos casos da doença. Até o momento, 32.927 pessoas estão curadas e 117.957 testes foram feitos.

A confirmação de casos é lançada no sistema utilizado pelo Governo do ES no dia referente à coleta da amostra do paciente, enquanto a divulgação para o público externo ocorre apenas no dia que sai o resultado positivo para a doença.

O sistema usado pelo Espírito Santo para atualizar os números também contabiliza pacientes residentes em outros estados que fizeram a testagem em cidades capixabas.

Bairros e municípios com mais casos

O município de Vila Velha agora é o com maior número de casos da doença (8.522), depois a Serra (8.346), Vitória (8.024), Cariacica (5.713) e Linhares (2.283).

No ranking dos bairros, Jardim Camburi, em Vitória, lidera com 1.040 casos. Em seguida está a Praia da Costa, em Vila Velha, com 960. Depois, vem Itapuã (650), também em Vila Velha. Jardim da Penha (534), em Vitória, e Praia de Itaparica (516), em Vila Velha, vêm em seguida.

Mortes

Os municípios que registraram o maior número de mortes até agora foram Serra (329), Vila Velha (298), Vitória (272), Cariacica (248) e Cachoeiro de Itapemirim (74).

Profissionais de saúde

De acordo com o painel, 8.494 profissionais de saúde do Espírito Santo testaram positivo para Covid-19 e 24 morreram em decorrência da doença.

O maior número de casos está em Vila Velha, onde 1.529 tiveram a doença. Em Vitória, são 1.507 e, na Serra, 1.263. Cariacica tem 780 registros de profissionais da saúde com coronavírus.

Leitos

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 está em 86% neste sábado (4). Ao todo, 693 pacientes estão internados em leitos de UTI e 740 em leitos de enfermaria.

No detalhamento por região de saúde, a Região Metropolitana tem o maior percentual de ocupação, com 89,07%. Já os leitos de enfermaria estão 68,01% ocupados na mesma região.



(*G1)

Comentários do Facebook
Continue lendo
Nacional2 horas atrás

Defesa apresenta novo pedido de liberdade para Queiroz

Reprodução/SBT Fabrício Queiroz está preso desde o dia 18 de junho. A defesa do ex-assessor do senador  Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ),...

Nacional4 horas atrás

Sobe para 12 o número de mortos pelo ciclone no sul do Brasil

Paulo Marques / Twitter / Reprodução Ciclone causou 10 mortes em Santa Catarina. Subiu para 12 o número de mortes...

Nacional4 horas atrás

Bolsonaro parabeniza Trump e os EUA pelo dia da independência

Reprodução/Instagram Bolsonaro, presidente do Brasil O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) parabenizou os Estados Unidos pelo dia da sua independência,...

Nacional4 horas atrás

SP registra 302 mortes por Covid-19 em 24 horas e chega a 15,9 mil casos

Divulgação/Governo de SP O governador João Doria defende que os testes já estão sendo realizados O estado de São Paulo...

Saúde4 horas atrás

Brasil tem 1.577.004 casos de covid-19 diagnosticados

. Segundo o boletim divulgado no final da tarde de hoje (04) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou até...

Política5 horas atrás

Maia diz que plataformas querem evitar lei das fake news

Reprodução Rodrigo Maia disse ainda que votação do projeto de lei é uma de suas prioridades. O presidente da Câmara...

Entretenimento5 horas atrás

Zé de Abreu é condenado na Justiça após compartilhar fake news sobre Bolsonaro

Divulgação José de Abreu ainda não se posicionou sobre o assunto José de Abreu, conhecido por atuar em novelas da...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!