conecte-se conosco


Saúde

Desvinculação do Orçamento não deve tirar recursos da saúde, diz ministro

Publicado

em


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre o fim do percentual obrigatório de gastos com a pasta
undefined

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre o fim do percentual obrigatório de gastos com a pasta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse hoje (11) que acabar com o percentual mínimo de gastos em saúde no Orçamento Geral da União não vai necessariamente diminuir os recursos para a área. Segundo ele, a vinculação não garantiu ao longo do tempo um aumento nos investimentos federais em saúde.

Leia também: Ministro da Saúde garante recursos para obra do Hospital Universitário do Amapá

“O fato de ter verbas vinculadas não foi suficiente para que a União, no tempo, fosse diminuindo o seu percentual de participação no financiamento da saúde. Nós saímos de 57%, estamos chegando em 42% ou 43%”, afirmou o ministro da Saúde após participar de almoço promovido pelo Grupo Líderes Empresariais (Lide).

Para Mandetta , “talvez sem as vinculações a gente garanta até mais recursos para a saúde”. A desvinculação dos recursos da saúde exige uma mudança constitucional. A proposta é avaliada pela equipe econômica.

Segundo Mandetta, a própria sociedade impediria a aprovação de propostas que na prática reduzissem os investimentos em saúde. “Em tempos de mídias sociais, em que todos nós fiscalizamos, o Congresso Nacional tem condições de diminuir recursos da saúde? O fato de nós termos feito restrição absoluta com percentuais mínimos no passado teve a sua importância. Mas, hoje, basicamente o que era percentual mínimo virou teto”, acrescentou.

Leia também: Venda de 46 planos de saúde está proibida a partir desta segunda-feira

Durante o mesmo evento, o ministro disse ainda que o governo está formatando uma nova proposta para substituir o Programa Mais Médicos. Segundo Mandetta, o novo projeto focará nas regiões mais afastadas, que têm dificuldades de atrair e manter médicos.

Leia mais:  Cigarro eletrônico vira epidemia entre os jovens nos Estados Unidos

“Nós estamos falando em um programa para colocar médicos em cidades que tem dificuldade de suprir desse profissional. É o que a gente chama de ‘Brasil profundo’: é para o semiárido, para o [Vale do] Jequitinhonha, vales da Amazônia, os distritos sanitários indígenas. Não para ficar em grandes capitais ou cidades com o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] elevado, que tem total condição de prover os seus próprios profissionais.”

De acordo com Mandetta, o ministério está trabalhando na avaliação das cidades para definir as áreas prioritárias. “A gente está dimensionando, dividindo as cidades em críticas, semicríticas e já estabelecidas. Começar pelas críticas e fazer de uma maneira que cidadania, que é a questão da vida, não seja mais uma questão de vida do interior e da capital”, disse o ministro da Saúde .

Fonte: IG Saúde
Comentários do Facebook
publicidade

Mulher

4 sinais de ataque cardíaco nas mulheres

Publicado

em

Os sinais muitas vezes são negligenciados

Os sintomas de problemas cardíacos nas mulheres são muitas vezes diferentes daqueles que ocorrem nos homens, e muitas mulheres negligenciam os sinais. 

Cada vez mais mulheres morrem devido a ataques cardíacos fulminantes. Geralmente, os sintomas que surgem costumam vir ‘disfarçados’ de cansaço e de outros tipos de dores. 

Novas pesquisas publicadas no periódico científico British Columbia afirmam que as mulheres são 19% mais afetadas por infartos em comparação aos homens, com 13,7%.

Conheça os sintomas que você deve ter atenção:

1. Pressão no peito

Essa pressão pode ocorrer simplesmente por estresse ou ansiedade. Mas se sentir essa sensação diariamente, então está na hora de procurar um médico e realizar exames.  

Nos homens é habitual, por exemplo, que essa pressão comece no peito e depois passe para o braço na forma de formigamento, no entanto, nas mulheres costuma iniciar-se de uma forma local no peito.

2. Dor aguda na parte superior do corpo, pescoço, costas e mandíbula

A dor pode ocorrer em ambos os braços, nas costas, nos ombros, no pescoço, na mandíbula ou na parte superior do estômago.

Esse tipo de desconforto é frequentemente associado a dores nos ossos e osteoporose. Novamente se a dor for recorrente não hesite em contactar um profissional de saúde. 

3. Cansaço anormal e falta de ar

Os infartos nas mulheres costumam acontecer perigosamente em estado de repouso, quando, por exemplo, estão sentadas ou dormindo. 

Porém, existem sintomas aos quais deve estar permanentemente alerta,como cansaço extremo, fora do normal, e dores na parte alta do peito.

Tenha em atenção como se sente quando sobe um lance de escadas. Se a atividade é muito difícil, provocando uma sensação de asfixia, acompanhada da clássica pressão no peito, então está na hora de procurar um médico. 

4. Sentir um nó no estômago

Mal-estar e sensação de estômago pesado, azia e muitas vezes vômitos. Não menospreze este mal-estar, sobretudo se vier acompanhado por suores frios. 

O maior problema das mulheres é que costumam relacionar os sintomas de problemas coronários a outras condições menos graves, como o cansaço do quotidiano, nervos ou estresse. 

Se acha que está constantemente mais cansada do que deveria, se tem dificuldade em respirar ou se se sente angustiada, procure de imediato um médico. 

Comentários do Facebook
Leia mais:  Cigarro eletrônico vira epidemia entre os jovens nos Estados Unidos
Continue lendo
Variedades3 horas atrás

Casados há mais de 7 décadas na BA, idoso de 104 e mulher de 94 anos

Casal mora em povoado de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, têm 5 filhos, 18 netos e 24...

Nacional3 horas atrás

Google e WhatsApp devem remover imagens da boneca ‘Momo’

Imagens da boneca têm sido utilizadas por criminosos da internet para convencer crianças e jovens a cometerem atos ilícitos e...

Estadual4 horas atrás

Detenta foge de hospital em Vitória e deixa filho de dois meses internado

Aline Barreto Alcântara cumpria pena no Centro Prisional Feminino de Cariacica por furto qualificado. Presa fugiu por uma báscula após...

Mulher4 horas atrás

Aline Riscado posa de biquíni na praia e ganha elogios: ‘Parece uma escultura’

Beldade divulgou foto nas redes sociais RIO DE JANEIRO (RJ) – Aline Riscado aproveitou o finalzinho da tarde de domingo...

Nacional5 horas atrás

Menina se mata com a arma do pai em São Paulo

Ele estava tomando banho quando ouviu o barulho do tiro SÃO CAETANO (SP) – Uma menina de 10 anos se...

Nacional6 horas atrás

Homem pega no pênis de menino de 13 anos e diz: “quero sentir endurecer”

CUIABÁ (MT) – Um homem, identificado como E.L.R., 47 anos, foi preso em flagrante por abusar sexualmente de um garoto...

Agricultura7 horas atrás

Em Washington, ministra ressalta importância da reaproximação com os EUA

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que acompanha viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, comentou nesta...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana