Connect with us

Destaque

Desemprego fica em 11,9% no trimestre encerrado em novembro

Published

on

Essa taxa é a mais elevada desde o início da série histórica, que teve início em 2012, segundo o IBGE
RIO DE JANEIRO – O desemprego ficou em 11,9% no trimestre encerrado em novembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. Essa taxa é a mais elevada desde o início de toda a série histórica, que teve início em 2012. No mesmo trimestre de 2015, o índice havia ficado em 9%.
O número de pessoas desocupadas nesse período, de setembro a novembro, chegou a 12,1 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica. O aumento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior é de 33,1%.
Já a população ocupada foi estimada em 90,2 milhões – uma redução de 2,1% em comparação com o trimestre de setembro a novembro de 2015.
As baixas partiram da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura, -4,7% (-438 mil pessoas), indústria geral, -8,2% (-1,0 milhão de pessoas), construção, -9,0% (-702 mil pessoas), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, -2,6% (-256 mil pessoas) e serviços domésticos, -3,1% (-194 mil pessoas).
Por outro lado, cresceram as ocupações nos grupamentos de alojamento e alimentação, 7,8% (346 mil pessoas) e outros serviços, 7,0% (287 mil pessoas).
Do total de pessoas empregadas, 34,1 milhões tinham carteira assinada no setor privado. Frente ao ano anterior, o recuo foi de 3,7%. O número de empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada cresceu 3,5% contra o mesmo trimestre de 2015.
Já o rendimento médio recebido pelas pessoas ocupadas ficou estável em R$ 2.032, de acordo com a pesquisa. Em relação ao mesmo trimestre de 2015, os empregadores tiveram queda no rendimento (-5,9%) e as outras categorias ficaram estáveis.
Empregadores e autônomos
A categoria dos trabalhadores por conta própria somou 21,9 milhões de pessoas: número 3% menor do que o registrado um ano atrás. Por outro lado, o número de empregadores, estimado em 4,2 milhões de pessoas e ficou praticamente igual ao registrado no mesmo trimestre de 2015. O contingente dos trabalhadores domésticos (6,1 milhões de pessoas) também ficou estável.
Nível de ocupação
O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) ficou em 54,1% no trimestre de setembro a novembro. Houve retração na comparação com o mesmo trimestre de 2015, quando o índice chegou a 55,9%.
A força de trabalho (pessoas ocupadas e desocupadas), estimada em 102,3 milhões de pessoas, cresceu 1,1% (mais 1,1 milhão de pessoas) frente ao mesmo trimestre de 2015.

  • Com informações do IBGE e do Gazeta Online

Comente Abaixo
Estadual5 horas ago

Oficiais de justiça debatem o papel dos profissionais na modernização do judiciário

O encontro aconteceu no Tribunal Pleno e contou com a participação do presidente do TJES e dos desembargadores Pedro Valls...

Estadual5 horas ago

Corregedor Geral da Justiça Carlos Simões Fonseca participa do 89º Encoge em Campo Grande

O desembargador foi homenageado pelas boas práticas em prol do aperfeiçoamento da prestação jurisdicional O Corregedor Geral a Justiça do...

Estadual5 horas ago

Juiz da 10ª Vara Criminal de Vitória profere sentença em processo que apurou adulteração em emissão de cupons fiscais

Ação criminosa em supermercados e padarias teria gerado um prejuízo de cerca de 150 milhões ao Estado. O juiz da...

Estadual5 horas ago

A eficácia da citação eletrônica nos Juizados Especiais Cíveis é tema do podcast Just Talk

Quem explica é o juiz Salomão Elesbon, do 3º Juizado Especial Cível de Colatina Um recente estudo feito pelos juízes...

Estadual5 horas ago

Tribunal de Justiça do ES participa da V Jornada de Direito da Saúde do Conselho Nacional de Justiça

O evento aconteceu esta semana no Tribunal de Justiça da Bahia. O desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo...

Estadual5 horas ago

Coordenação das Varas Criminais realiza reunião com Diretores de Unidades Prisionais

Durante o encontro, realizado na última quinta-feira, 18, foram apresentadas sugestões para o aperfeiçoamento das audiências por videoconferência. A Coordenação...

Nacional5 horas ago

Manutenção no Cantareira pode deixar 4,9 milhões de moradores sem água

Assembleia Legislativa de São Paulo Mais de 4,9 milhões de moradores de SP podem ficar sem água A Companhia de...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana