conecte-se conosco



Política

Descartáveis: semana para debater uso zero

Publicado

em

O deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) propôs a criação da “Semana Estadual de Conscientização e Orientação do Uso Zero de Produtos Descartáveis” e a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Espírito Santo. A comemoração deve ser anual, na primeira semana do mês de junho, conforme o Projeto de Lei (PL) 78/2020.

O objetivo é fomentar a realização de eventos para esclarecer os impactos causados pelos produtos descartáveis no meio ambiente e promover campanhas educativas nas escolas, hospitais e órgãos públicos. O projeto prevê ainda a integração voluntária dos profissionais em Ciências Biológicas por meio de palestras, seminários e outras ações.

Para justificar sua proposta, o autor cita o artigo 225 da Constituição Federal, que trata sobre o “meio ambiente ecologicamente equilibrado”, e destaca que o movimento em torno da conscientização para o não uso ou a substituição dos descartáveis atingiu proporções mundiais nos últimos anos.

Estima-se que são consumidos no Brasil cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1.500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe).

“Vamos nos dedicar à análise e elaboração de medidas práticas de minimizar ou substituir o uso dos descartáveis no estado. O plástico usado diariamente de forma excessiva e descartado de maneira inadequada está literalmente envenenando os seres humanos”, explica.

Mameri justifica ainda que, além de gerar lixo, a produção do plástico consome considerável volume de água. “Um copo descartável, por exemplo, chega a consumir quinhentos mililitros de água, enquanto a lavagem de um reaproveitável utiliza menos da metade dessa quantidade. Apesar de terem vida útil curta, os descartáveis, como copos e canudos, são compostos por matérias primas não biodegradáveis, podendo levar em torno de quinhentos anos para se decomporem na natureza”, defende.

Tramitação

A apreciação desta matéria é terminativa na Comissão de Justiça, o que significa que, se for aprovada pelo colegiado, posteriormente ela entra na Ordem do Dia para leitura e, se não houver recurso, se torna lei. 

Comentários do Facebook

Política

Maduro foi único chefe de país com mensagem apagada no Twitter além de Bolsonaro

Publicado

em

source
homem de terno arrow-options
Reprodução/Twitter @NicolasMaduro

Presidente venezuelano Nicolás Maduro

O presidente Jair Bolsonaro, que teve duas mensagens apagadas dele em público falando contra quarentena e sobre economia no Twitter por violar regras da rede social neste domingo (29), foi o segundo chefe de estado no mundo a passar por isso na história.

Segundo levantamento da coluna Painel, da Folha de S.Paulo , o primeiro presidente a ter mensagens apagadas na rede foi o venezuelano Nicolás Maduro e o conteúdo do texto também tinha relação com a pandemia de coronavírus.

Leia também: Twitter exclui duas postagens de Bolsonaro por violação de regras

Na mensagem deletada, Maduro passava links diferentes com uma receita caseira usando plantas para curar a doença. A mensagem de Bolsonaro foi deletada poucos dias após uma mensagem do filho dele, senador Flávio Bolsonaro, também ser apagada da rede. Nela, Flávio usava um vídeo antigo do Dr Dráuzio Varela para minimizar o surto do novo coronavírus.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Carros e Motos14 minutos atrás

Conheça detalhes dos 5 hatches mais econômicos do Brasil hoje em dia

arrow-options Divulgação Quando os preços dos combustíveis tendem a seguir em alta, andar com hatches mais econômicos no dia a...

Policial14 minutos atrás

PRF prende condutor com dois simulacros de arma de fogo na BR 101

. Homem estava sendo investigado por roubo de motocicleta no município da Serra/ES. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na...

Internacional14 minutos atrás

Japão quer incluir em lista de recusa entrada de estrangeiros dos EUA

. Japão planeja incluir em lista de recusa a entrada de estrangeiros vindos dos Estados Unidos, da China e Coreia...

Internacional14 minutos atrás

Coronavírus: população de Moscou fica confinada

. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, ordenou hoje (30) que todas as pessoas da cidade fiquem em casa em...

Saúde40 minutos atrás

Unifesp recebe propostas para mapa da desigualdade do coronavírus

.   A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebe até a próxima quinta-feira (2) projetos técnico-científicos que se proponham a avaliar se...

Política40 minutos atrás

Maduro foi único chefe de país com mensagem apagada no Twitter além de Bolsonaro

arrow-options Reprodução/Twitter @NicolasMaduro Presidente venezuelano Nicolás Maduro O presidente Jair Bolsonaro, que teve duas mensagens apagadas dele em público falando...

Nacional53 minutos atrás

Niterói vai fazer teste de covid-19 em todos os pacientes com sintomas

arrow-options Josué Damacena/IOC/Fiocruz Niterói vai testar todos os pacientes com sintomas da Covid-19 O município de Niterói , no Rio...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana