conecte-se conosco


Policial

Desarme prende responsável por fuzis apreendidos em Cariacica

Publicado

em

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) apresentou, em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (07), a prisão de um homem considerado o dono dos três fuzis apreendidos no último domingo em Cariacica. A ação foi possível graças às investigações realizadas pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). Participaram da coletiva o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Roberto Sá, o delegado-geral da PCES, José Darcy Santos Arruda, o Superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas, João Calmon, o delegado titular da Desarme, Christian Waichert, e a perita oficial criminal, Alexandra Bonelli Wanderley.

De acordo com Roberto Sá, o resultado se tornou possível graças à criação da Desarme. “A população denunciou, a Polícia Militar prendeu e apreendeu o material levando até a Delegacia Regional e a Desarme deu continuidade na investigação para identificar a origem e os caminhos percorridos pelo armamento. Eles chegaram a uma pessoa que tem um papel mais importante e esse é um desdobramento que demonstra a relevância da existência de uma especializada para aprofundar as investigações relacionadas ao tráfico de armas”, destacou o secretário.

“Com a nova especializada, os policiais se aprimoram cada vez mais nesse tipo de investigação. O que permite ações rápidas como essa, dificultando a ação criminosa. O trabalho integrado já tem feito uma grande diferença em nossos resultados, agora com a especialização evoluímos cada vez mais na proteção da população”, ressaltou o delegado-geral José Darcy Arruda.

As ações da Desarme

De acordo com o delegado titular da Desarme, o trabalho de sua equipe teve início logo depois da apreensão do armamento. As investigações chegaram até T. M. P., 21 anos, traficante ligado a uma organização criminosa atuante no município de Cariacica. Nesse momento foi organizada uma operação policial, com o objetivo de localizar e prender o suspeito ainda em estado flagrancial.

Leia mais:  Mototaxistas envolvidos em crime bárbaro se apresentam à polícia

Na segunda feira (04), as equipes realizaram buscas e localizaram o suspeito na residência da namorada dele, no bairro Itaquari. O detido foi autuado em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse de arma de fogo de uso restrito.

“Os levantamentos apontaram que o suspeito, sendo responsável pela guarda dos três fuzis AK47, pediu que seu vizinho escondesse as armas em sua própria casa. Ele atendeu ao pedido, mas o esconderijo foi descoberto e o armamento foi apreendido no último domingo, em uma exitosa ação da Força Tática da Polícia Militar”, detalhou Waichert.

Na ocasião, os militares também apreenderam 1200 munições de calibre 556 e 1954 pinos de cocaína. Os materiais e o detido foram levados para a 4ª Delegacia Regional (DR) de Cariacica e ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

De acordo com o delgado responsável, as investigações na Desarme continuam com o intuito de rastrear a origem e o destino deste armamento.

Exames periciais

O material apreendido no domingo já foi examinado na Seção de Balística de PCES e o laudo entregue ao delegado Christian Waichert. De acordo com a perita, foram feitos exames para verificar o funcionamento das armas e munições, além da descrição técnica do material. “São armas que copiam o modelo da AK 47 e que foram fabricadas na antiga Iugoslávia. Logo, não são armas novas, mas em bom estado de conservação”, explicou Alexandra Wanderley.

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

[email protected]

 

Atendimento à Imprensa

Olga Samara – (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111

[email protected]

Camila Ferreira – (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

Leia mais:  Perito criminal da Polícia Civil do Estado é destaque no Prêmio Espírito Público

Comentários do Facebook
publicidade

Policial

PRF recupera motocicleta roubada há oito dias

Publicado

em

A apreensão ocorreu na tarde de ontem (16), durante fiscalização no KM 251 da BR 101, no município de Serra, estado do Espírito Santo. Policiais rodoviários federais abordaram uma caminhonete transportando em sua carroceria uma honda/biz.

Ao consultar os sistemas da PRF eles observaram que havia queixa de roubo da motoneta biz registrada em 09/01/2020.

O condutor e os veículos foram encaminhados  para o Departamento de Polícia Judiciária de Laranjeiras, bairro localizado em Serra/ES.

Fonte: PRF ES

Comentários do Facebook
Leia mais:  Escola e Igreja do interior são visitadas por ladrões em São Mateus
Continue lendo
Política10 minutos atrás

Bolsonaro embarca nesta quinta-feira para visita oficial à Índia

arrow-options Alan Santos/PR Presidente vai participar das celebrações do Dia da República O presidente Jair Bolsonaro embarca, na manhã desta...

Nacional1 hora atrás

São Paulo tem 33 ruas que homenageiam personagens e datas da ditadura

arrow-options Divulgação/PT Com a ação do programa Ruas de Memória, cinco logradouros da cidade tiveram seus nomes alterados. Castelo Branco,...

Política6 horas atrás

Deputado quer banir coleira antilatido no ES

Criada com a finalidade de adestrar animais, a coleira antilatido, que emite impulsos elétricos capazes de inibir o comportamento do...

Esportes6 horas atrás

Brasil vence Uruguai no Pré-Olímpico

O Brasil derrotou o Uruguai por 3 a 1 na madrugada desta quinta (23) em jogo válido pela segunda rodada...

Nacional7 horas atrás

Anvisa decide simplificar acesso a medicamentos de canabidiol

arrow-options Divulgação/Defensoria Pública do Rio Grande do Sul Canabidiol A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) simplificou a...

Nacional7 horas atrás

Pedido de Suzane von Richthofen para barrar biografia não autorizada é negado

arrow-options Reprodução Suzane Von Richthofen foi condenada por planejar a morte dos pais O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Estadual8 horas atrás

Câmaras Criminais do Tribunal de Justiça retornam com julgamentos nesta quarta-feira, 22

As sessões são públicas e acontecem na sede do Poder Judiciário Estadual, semanalmente. As pautas de julgamento estão disponíveis no...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana