conecte-se conosco



Política

Deputados repercutem tragédia em Beirute

Publicado

em


.

As imagens impressionantes e assustadoras de uma forte explosão na cidade de Beirute, capital do Líbano, que viralizaram nessa terça-feira (4) também repercutiram em Plenário, durante a sessão ordinária virtual. Deputados prestaram solidariedade à comunidade libanesa localizada no Espírito Santo.

A explosão teve origem em um armazém de uma área portuária. As primeiras informações divulgadas pelas autoridades locais estimam que o ocorrido deixou pelo menos 50 mortos e mais de 2.500 feridos. “As imagens são estarrecedoras. Uma forte e gigantesca explosão. Quero me solidarizar com a comunidade libanesa aqui do Espírito Santo que está tentando ter notícias de seus parentes nesse momento”, comentou Torino Marques (PSL).

O deputado Doutor Hércules (MDB) também falou sobre a tragédia. “Tenho um sobrinho libanês que mora no Espírito Santo e está bastante preocupado com a família. Pelo que ele disse, a explosão pôde ser ouvida em uma distância de 30 quilômetros”.

O deputado Bruno Lamas (PSB) lembrou que o Brasil conta com uma grande comunidade libanesa. “Uma tragédia enorme, centenas de vidas envolvidas. E o Brasil, temos que registrar, tem uma comunidade libanesa enorme e que muito contribui para o país. Precisamos ser solidários nesse momento triste”, observou o parlamentar.

Centro Cultural Carmélia

A deputada Iriny Lopes (PT) voltou a lamentar o anúncio da destinação do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, no bairro Mario Cypreste, em Vitória, ao armazenamento de sacas de café, a pedido da União, que é proprietária do espaço. O imóvel estava cedido ao governo estadual que, por sua vez, repassou a gestão do espaço para a Prefeitura de Vitória. A sede é da década de 1980 e, atualmente, na parte preservada do prédio, funciona a TV Educativa. “É triste ter que passar pelo vexame de fechar um dos poucos espaços públicos culturais em função do grande abandono em que se encontra o Carmélia. É um espaço que deveria ser preservado como um patrimônio histórico”, disse a parlamentar.

Cultura e Esporte

Sobre a área da cultura e do esporte, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) destacou a importância de investir nas pessoas. “Nós precisamos trabalhar no retorno de projetos de esporte e centros culturais. Esses projetos, além de dignificar a família, são um investimento na juventude. Precisamos reagir para dar condição para que as pessoas possam se estabelecer, crescer e se tornar cidadãos”, destacou o parlamentar. Enivaldo é autor de uma indicação ao governo do Estado, aprovada durante a sessão ordinária, pedindo a criação de um teatro estadual no município de Barra de São Francisco.

Transporte Escolar

O deputado Marcus Mansur (PSDB) cobrou novamente medidas para dar apoio às cooperativas que atuam na área de transporte escolar. “Precisamos minimizar os problemas enfrentados pelas famílias que trabalham nesse ramo. Estamos entrando no quinto mês de suspenção das atividades escolares, uma situação que gerou problemas seríssimos para quem atua na área do transporte escolar”. Mansur preside a Comissão de Cooperativismo, que tem tratado do tema junto a cooperativas da área e ao governo estadual. De acordo com o parlamentar, o colegiado aguarda decisão do Executivo sobre medidas para beneficiar as cooperativas.

O deputado Alexandre Xambinho (PL) cobrou celeridade na resposta do governo. “Esses trabalhadores estão sem ter como encher a geladeira de casa. Nós estamos tentando, participando de várias reuniões, mas nós precisamos de uma resposta mais precisa do governo sobre esse tema”.

Pauta trancada

A pauta da Ordem do Dia da sessão ordinária virtual trazia cinco proposições tramitando em regime de urgência. Entretanto, nenhuma delas foi analisada porque o deputado Gandini (Cidadania) manteve o pedido de prazo regimental na análise do veto total ao Projeto de Lei (PL) 285/2020, de Dr. Emílio Mameri (PSDB), que trata da suspensão do prazo preclusivo para a validade dos concursos públicos em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Estado. Quando isso ocorre a pauta é “trancada” e os demais itens ficam sem ser analisados até que o veto seja mantido ou derrubado pelo Plenário. Dessa forma, a avaliação dos projetos ficou adiada para a próxima sessão ordinária, a ser realizada na manhã desta quarta-feira (05).

Novos projetos

Quatro novas propostas foram lidas no Expediente para simples despacho e agora começam a tramitar na Casa. Entre elas o Projeto de Lei (PL) 431/2020, de Euclério Sampaio (DEM), que acrescenta item ao Anexo I da Lei nº 10.973/2019 para instituir o Dia de Conscientização e Diagnóstico Precoce do Mutismo Seletivo. A matéria será analisada pela Comissão de Justiça.

Também segue para análise das comissões o PL 432/2020, de Marcos Garcia (PV), que proíbe a criação de peixes com finalidade comercial em lagos e lagoas sob domínio do Espírito Santo. A proposição vai passar pelos colegiados de Justiça, Meio Ambiente e Finanças.

Outras duas iniciativas lidas são de parlamentares do PSB. O PL 433/2020, de Sergio Majeski, trata da concessão de ajuda de custo aos professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino para a aquisição de computadores. O projeto segue para as comissões de Justiça, Educação e Finanças.

Já o PL 434/2020, de Bruno Lamas, estabelece a prestação de serviço de seguros como atividade essencial para o atendimento das necessidades da população capixaba. O projeto vai tramitar pelos colegiados de Justiça, Saúde, Defesa do Consumidor e Finanças.

Confira como ficou a Ordem do Dia
 

  • Discussão única, nos termos do art. 66, § 6º, da Constituição Estadual, do veto total, aposto ao Projeto de Lei nº 285/2020, de autoria do Deputado Dr. Emílio Mameri, que dispõe sobre a suspensão do prazo preclusivo para a validade dos concursos públicos, em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), no âmbito do Estado. Prazo Regimental na Comissão de Justiça.
  • Discussão única, em regime de urgência, do Projeto de Lei nº 357/2020, do Deputado Bruno Lamas, que dispõe sobre a criação do cadastro online do produtor rural e dá providências correlatas. Depende da análise do veto (item 1) para seguir com a tramitação. 
  • Discussão única, em regime de urgência, do Projeto de Lei nº 415/2020, do Deputado Gandini, que autoriza os órgãos estaduais e municipais competentes a expedirem alvarás de autorização e funcionamento para eventos culturais e de entretenimento na modalidade drive-in, e dá outras providências. Depende da  análise do veto (item 1) para seguir com a tramitação. 
  • Discussão única, em regime de urgência, do Projeto de Lei n° 298/2020, do Deputado Vandinho Leite, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do covid19 – coronavírus para autorizar o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da doença. Depende da análise do veto (item 1) para seguir com a tramitação. 
  • Discussão única, em regime de urgência, do Projeto de Lei nº 399/2020, do Deputado Doutor Hércules, que proíbe a utilização do auxílio emergencial, pago de acordo com o Decreto Federal n° 10.316 de 7 de abril de 2020, pelas instituições fornecedoras de serviços bancários, para quitar eventuais dívidas que o consumidor beneficiário tenha com as mesmas. Depende da análise do veto (item 1) para seguir com a tramitação.
  • Discussão, nos termos do artigo 81, § 3º do Regimento Interno,  do Projeto de Lei nº 564/2019, do Deputado Delegado Lorenzo Pazolini, que obriga as concessionárias de energia elétrica do Estado a disponibilizarem pela internet a medição do consumo de energia elétrica em tempo real aos usuários do serviço. Depende da análise do veto (item 1) para seguir com a tramitação.

Comentários do Facebook

Política

Por medo de impeachment, candidato no interior do Paraná põe filho como vice

Publicado

em


source
Boca Aberta
Câmara dos Deputados

Deputado federal Boca Aberta (PROS-PR) concorrerá à prefeitura de Londrina

O deputado Emerson Petriv, conhecido como Boca Aberta (Pros), que vai concorrer à prefeitura de Londrina, chamou atenção ao assumir querer “blindar” seu governo caso seja eleito. Boca Aberta Jr., como foi apelidado o filho do candidato, será vice da chapa. O candidato a prefeito é alvo de pedidos de cassação como parlamentar.

O político tem histórico de votações expressivas e apelo popular, sendo o vereador mais votado em 2016 no município. Ao portal Uol, Boca Aberta defendeu a escolha da chapa afirmando que “o sistema não aceita pobre, defensor do morador do barraco e da periferia no poder”.

Ainda de acordo com o candidado do Pros, os processos aos quais responde são todos com acusações de injúria e difamação de outros políticos. “Para mim, isso é uma honra”. Ele é o deputado com mais inquéritos e ações penais em tramitação na justiça.

Entre as denúncias ao parlamentar, está o fato de que, em março de 2018, Boca Aberta entrou sem autorização em um hospital em busca de médicos que não estariam trabalhando em seu plantão. “Encontrei um médico dormindo”, disse.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Entretenimento5 horas atrás

Lidi Lisboa se distrai admirando Mariano e quase bate de cara na porta

O momento mais icônico do dia em A Fazenda já está garantido. Lidi Lisboa quase deu de cara com uma...

Nacional5 horas atrás

Brasil registra 739 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde (MS) atualizou no início da noite deste sábado (19) os dados do novo coronavírus (covid-19) no...

Nacional5 horas atrás

Incêndio destrói cerca de 40 ônibus em pátio na zona leste de São Paulo

São Paulo – Um incêndio em um pátio na zona leste de São Paulo queimou cerca de 40 ônibus. O...

Esportes5 horas atrás

Vice-presidente do Flamengo defende volta da torcida aos estádios

. Neste sábado (19), em coletiva à imprensa, o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, defendeu o retorno dos torcedores aos...

Esportes5 horas atrás

Figueirense supera América-MG em Belo Horizonte

. O Figueirense surpreendeu o América-MG, dentro do Estádio Independência, neste sábado (19), em Belo Horizonte. Os catarinenses ganharam por...

Saúde6 horas atrás

Brasil registra 739 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas

. O Ministério da Saúde (MS) atualizou no início da noite deste sábado (19) os dados do novo coronavírus (covid-19)...

Nacional6 horas atrás

Bolsonaro passará por cirurgia para retirar cálculo na bexiga

ESTADÃO CONTEÚDO Bolsonaro passará por cirurgia para retirar cálculo na bexiga O presidente Jair Bolsonaro será submetido na próxima sexta-feira,...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!