conecte-se conosco



Política

Deputados pedem hidroxicloroquina contra Covid-19

Publicado

em


.

O uso do medicamento hidroxicloroquina em pacientes no início da Covid-19 foi o assunto tratado por vários deputados na sessão ordinária virtual desta segunda-feira(13), tanto na fase das Comunicações como na fase do Grande Expediente.

O deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos) comentou a visita que ele e outros deputados fizeram para assistir a coletiva de imprensa promovida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), na qual a entidade apresentou um estudo técnico sobre a importância do uso da hodroxicloroquina na fase 1 da Covid-19.

“Através daquele estudo do CRM ficou claro que o tratamento deve se dar primordialmente e de maneira mais aguda na fase 1, ainda que seja realizado somente através [com base em] diagnóstico clínico. Mesmo que não tenha saído ainda o resultado do teste da Covid-19, mas se o paciente apresentar sintomas positivos, ele deve sim, através de exames clínicos, ser medicado. O médico tem de ter liberdade de prescrição”, afirmou o deputado. 

Ficou claro, para Pazolini, que os médicos não estão tendo essa liberdade: “Os médicos querem exercer seu ofício com mais tranquilidade”. Considerou que é um ato privativo da classe médica e isso tem de ser respaldado e garantido. 

Fez apelo para que o estado do Espírito Santo, por meio do estudo técnico do CRM-ES, embasado na experiência do estado do Pará, para que o nosso estado reveja o protocolo da aplicação do medicamento. E que o paciente com algum sintoma da doença não fique em casa e procure um médico. “É fundamental o tratamento na fase 1”, recomendou.

O CRM-ES encaminhou ao Executivo estadual o resultado do estudo. O deputado Doutor Hércules (MDB) garantiu que é prerrogativa do médico de receitar ou não o medicamento. “Eu insisto que o Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Saúde não podem ficar fora dessa discussão”, observou. 

Os deputados Vandinho Leite (PSDB), Rafael Favatto (Patriota),e Hudson Leal (Republicanos) também comentaram o estudo do CRM-ES e defenderam a utilização do medicamento. “O CRM se posicionou em favor da ciência”, afirmou Hudson. 

Já o parlamentar Capitão Assumção (Patriota) lembrou que alertou o governo estadual sobre a eficácia da hidroxicloroquina e responsabilizou o governo do estado pelas mortes que vem acontecendo no estado.

Feira de Colatina

Na esteira da pandemia, o deputado Torino Marques (PSL) comentou as dificuldades dos produtores rurais da região serrana causadas pelo fechamento da feira de Colatina. Afirmou que os administradores estão quebrando a economia local. 

Sobre o impedimento de funcionamento das feiras, ele comparou o que vem ocorrendo no comércio que tem permissão de funcionamento. Perguntou para que serve o distanciamento social, a máscara, o álcool gel, a lavagem das mãos, e que só funcionam para comprar em supermercados, em padarias ou farmácias, para pegar pedágios e estacionamentos rotativos.

“Ao que parece, a eficácias das medidas de higiene e proteção somente podem ter comprovação científica para certos tipos de comércio, mas para as feiras livres, onde as pessoas querem e devem comprar seus alimentos frescos esses cuidados não funcionam”, protestou. Finalizou sua intervenção dizendo que o povo está de olho nos administradores dos 78 municípios do estado.

30 anos do ECA

A deputados Iriny Lopes (PT) lembrou que neste dia 13 de julho, deveria ser um dia de grandes comemorações, porque hoje fazem 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mas não é data para comemorações, segundo ela. “É raríssimo uma prefeitura que tenha acompanhamento real da questão da criança e do adolescente. Eu pelo menos não conheço um estado onde as condições possam se equiparadas ao nome “reabilitação socioeducacional””, disse.

Iriny lamentou a atitude o Instituto Socioeducacional do Espírito Santo (Iases) que anunciou no Diário Oficial compras de equipamentos de repressão. “Para a tristeza daqueles que querem ver nossas crianças e nossos jovens longe do tráfico, dentro de casa, concluindo seus estudos, constituindo uma vida de dignidade, e que possa se tornar um adulto para viver e conviver em sociedade, hoje, foi publicado no Diário Oficial a compra de materiais, cassetetes de choque, gás de pimenta e outros tipos de armamento para ser usados no Iases”, informou. 

“Num estabelecimento socioeducativo, o que vem em primeiro lugar? Professores, material escolar, lugar para sentar, ambiente adequado do ponto de vista de que a criança tenha ali todas as condições de estudar e não para voltar o que estava fazendo e o que a levou a estar ali”, pontuou a petista. 

A deputada enfatizou que a compra de tais equipamentos não são prioridades. “Eles não são animais. São pessoas. Pessoas dotadas de direitos, reconhecidos internacionalmente. O ECA é considerado a melhor legislação para acompanhar as necessidades de crianças e adolescentes em conflito com a lei do mundo”, ressaltou. 

“O que está acontecendo é uma inversão de valores. Eles estão tratando essas crianças que lá estão e que deveriam ser ressocializadas, estão tratando como tratam os presos que já são objetos de denúncias na OEA e na ONU”, lembrou.

Comentários do Facebook

Política

Deputados criticam possível retorno de aulas

Publicado

em


.

Durante a sessão virtual desta segunda-feira (10), deputados demonstraram preocupação com o possível retorno presencial das aulas no Espírito Santo. O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) solicitou que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALES) envie um ofício à Secretaria de Estado da Educação (Sedu) solicitando informações a respeito das discussões sobre o retorno e sugerindo que o governo faça uma pesquisa para ouvir a opinião dos pais.

“Observamos que a pandemia não está controlada. Morreram mais de mil pessoas nas últimas 24 horas, e essa é uma média que prossegue há vários dias. Chegamos a 101 mil mortos e não vejo como vamos retornar com as escolas. Estamos bastante preocupados com a situação de retorno as aulas, principalmente com a educação infantil. Mesmo que as crianças tenham dificuldade de adoecer com essa doença, elas podem ser portadoras e levar o coronavírus para casa para onde tem os adultos, os avós, pessoas dos grupos de risco”, alertou.

O deputado Sergio Majeski (PSB) também criticou a possibilidade de retorno de aulas presenciais antes da estabilização da pandemia. “Tem cinco meses que estamos em um isolamento meia boca no Brasil, não conseguimos fazer com que os adultos mantivessem o isolamento social e umprissem as regras. Imagine conseguir convencer crianças e adolescentes sobre isso em escolas que, ao que tudo indica, não estarão totalmente preparadas”.

No último sábado (08), o governo do Estado publicou em edição extra do Diário Oficial as medidas do possível retorno das aulas. O governo estuda a possibilidade de retorno em setembro. Para Majeski, não se deve especular datas, mas discutir os protocolos de segurança para quando houver redução nos números de contágio. “Não há de se falar sobre datas. Não será possível o retorno em setembro. O que deveria se falar é como as escolas estão sendo preparadas para quando tiver possibilidade de retornar, como os professores estão sendo preparados em nível tecnológico, quais os equipamentos vão ser fornecidos às escolas para quando esse retorno for possível”.

A pedido da deputada Iriny lopes (PT) foi feito um minuto de silêncio em solidariedade às 101 mil vítimas da Covid-19 no Brasil. “São vítimas do descaso e da falta de atenção e apoio. Vítimas de um governo que trocou duas vezes o ministro da saúde e que está há 60 dias sem ministro algum no meio da pandemia. Em nenhum estado de guerra, declarado pela ONU, um país contabilizou num tempo recorde de quatro meses uma perda de 101 mil vidas. Todas elas importam”, ressaltou Iriny.

Perdas para a economia

O deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos) repercutiu o anúncio de encerramento das atividades no Espírito Santo de uma empresa multinacional do ramo de produção de bens para o setor de petróleo. A fábrica deve ser transferida para o estado do Rio de Janeiro.  “A cadeia de petróleo e gás é uma garantidora de emprego no nosso Estado. Nesse sentido, fomos surpresados nas últimas semanas com anúncio de fechamento de uma grande indústria em Vitoria, a TechnipFMC. A programação inicial é de demissão de 1300 pessoas”.

O parlamentar cobrou debate sobre a questão. “Precisamos nos unir, não temos visto ações do poder público estadual e municipal. Não tivemos manifestações no sentindo de manutenção desse importante equipamento gerador de emprego. Além disso, há a questão tributária. A arrecadação de tributos será afetada substancialmente. Temos que trazer esse debate para a Assembleia Legislativa. Precisamos agir”, apontou.

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) endossou a fala do colega. “Essa preocupação deve ser de todos nós. Essa indústria tem uma importância fundamental para o Espírito Santo. Não só pelos impostos, mas também pela questão dos empregos. Não podemos assistir calados uma perda irreparável para o progresso e desenvolvimento do nosso Estado”.

Retorno de Janete

Ainda durante a sessão, diversos deputados comemoraram o retorno da deputada Janete de Sá (PMN) às atividades na Assembleia. A parlamentar ficou 12 dias internada para tratamento da Covid-19. Janete agradeceu o apoio que recebeu dos colegas deputados, do governador Renato Casagrande (PSB) e da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), durante o período em que esteve hospitalizada.

“Quero também agradecer a Deus por ter me dado forças para vencer uma doença misteriosa, covarde e muito difícil, que levou a vida de muitos capixabas e de muitos brasileiros. E também agradecer toda equipe do hospital Vila Velha, o primeiro hospital particular que abriu seus leitos para o SUS. Quero agradecer de coração a todos vocês”, completou a deputada.
 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Internacional14 minutos atrás

Suspeita de tiroteio interrompe coletiva de Trump na Casa Branca; assista

Dougs Mills/Getty Images Trump estava falando sobre o mercado de ações quando um agente do Serviço Secreto o interrompeu Um...

Entretenimento29 minutos atrás

Danilo Gentili dá em cima de Gabi Martins e ela corresponde

Reprodução Danilo Gentili e Gabi Martins A cantora e ex-participante do “BBB 20”, Gabi Martins, postou uma foto sua em...

Policial29 minutos atrás

Polícia Militar apreende armas, drogas e recupera veículos em Serra

. Neste final de semana, a Polícia Militar do Espírito Santo (14° Cia Ind), detiveram criminosos, armas, drogas e recuperaram...

Política44 minutos atrás

Deputados criticam possível retorno de aulas

. Durante a sessão virtual desta segunda-feira (10), deputados demonstraram preocupação com o possível retorno presencial das aulas no Espírito...

Policial44 minutos atrás

Apreensões de drogas e captura de fugitivos marcaram as ações deste final de semana na Serra

. Final de semana bastante movimentado para a Polícia Militar do Espírito Santo (6º BPM), no município de Serra. Os...

Policial44 minutos atrás

Polícia Militar apreende arma e munições com três indivíduos em Itapemirim

. No último sábado (08), A Policia Militar do Espírito Santo (9ª Companhia Independente),  recebeu uma denúncia de três indivíduos...

Policial44 minutos atrás

Batalhão de Trânsito ministra curso de atualização de agente de trânsito

. Dando continuidade ao seu compromisso de zelar pelas vidas nas vias públicas do Espírito Santo, o Batalhão de Polícia...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!