conecte-se conosco


Nacional

Deputados pedem a Trump avaliação sobre violações de direitos humanos no Brasil

Publicado

em

Trump e Bolsonaro arrow-options
Alan Santos/PR – 28.6.19
Deputados pressionam Trump para que ele faça relatório sobre violação dos direitos humanos no Brasil. Na foto, ele ao lado de Bolsonaro em reunião do G20

A Câmara dos Deputados norte-americana aprovou nesta quinta-feira (11) a inclusão no texto da lei que autoriza o orçamento de Defesa para 2020 de uma emenda que poderá obrigar o governo dos Estados Unidos entregue uma avaliação sobre se forças de segurança brasileiras estão cometendo abusos de direitos humanos.

Leia também: Bolsonaro pode se igualar a ditadores caso indique filho à embaixada; veja casos

Na mesma votação, a Câmara dos Deputados , de maioria democrata, incluiu na lei outra emenda, que obriga a Casa Branca a requerer autorização do Congresso antes de qualquer ação militar contra o Irã.

No caso brasileiro, a emenda é justificada pelo “potencial crescimento na cooperação em segurança” entre os dois países, em uma referência à recente designação do Brasil como “grande aliado extra-Otan” dos Estados Unidos, uma das decisões anunciadas pelo presidente estadunidense, Donald Trump, na visita do presidente Jair Bolsonaro (PSL) a Washington, em março.

Com a aprovação pela Câmara do Ato de Autorização para a Defesa Nacional relativo a 2020, uma comissão formada pela Casa e pelo Senado será formada agora para unificar os dois textos da lei orçamentária. O texto final voltará a ser votado em uma sessão conjunta das duas Casas, e nesse processo os apoiadores da emenda sobre o Brasil defenderão que ela seja mantida.

“Esta é a primeira vez em décadas que a Câmara ou o Senado passam algo expressando preocupação com os direitos humanos no Brasil”, disse um funcionário do Congresso que trabalhou na emenda. “Isso mostra que, mesmo que Trump tenha nomeado o Brasil como grande aliado extra-Otan, o Congresso vai seguir muito perto a situação dos direitos humanos no Brasil”, completou ele.

Leia mais:  Homem morre baleado na cabeça em frente ao filho após tentativa de assalto

Leia também: Eduardo Bolsonaro se diz pronto para embaixada: “Já fritei hambúrguer nos EUA”

A emenda foi proposta pela deputada democrata Deb Haaland, do Novo México. Ela pede que o secretário de Defesa e o secretário de Estado submetam um relatório às comissões de Forças Armadas e de Relações Exteriores da Câmara e do Senado americano até 180 dias depois da promulgação da lei orçamentária.

Esse relatório deve incluir uma avaliação do “clima dos direitos humanos no Brasil”, assim como do compromisso com os direitos humanos das forças de segurança brasileiras, incluindo as Forças Armadas e as forças civis.

O trecho também pede uma avaliação para saber se unidades de forças de segurança acusadas de cometer abusos de direitos humanos podem ter recebido ou comprado equipamento ou treinamento dos Estados Unidos .

Por fim, o pedido adiciona a necessidade de, caso sejam identificados abusos cometidos por unidades que recebem apoio dos Estados Unidos, o governo desenhar uma estratégia para lidar com a questão, “no contexto do status recém conferido ao Brasil de grande aliado extra-Otan”.

“O governo Bolsonaro deve entender que o aumento da cooperação dos Estados Unidos é condicionado ao respeito pelos direitos da população do Brasil, incluindo os povos indígenas, os afrobrasileiros, as mulheres e as comunidades LGBTQ . O Congresso está observando e temos que exigir prestação de contas”, afirmou a deputada Haaland ao defender a emenda.

A Casa Branca enviou ao Congresso estadunidense uma mensagem informando sobre sua intenção de designar o Brasil como “grande aliado extra-Otan” no dia 8 de maio. Depois de um mês sem manifestação do Legislativo, a legislação americana considera o status aprovado.

Leia também: Imprensa internacional compara Eduardo Bolsonaro a Ivanka Trump

Leia mais:  Marcelino e Bianta, o casal de antas que pode salvar espécie da extinção no Rio

Junto com a deputada Deb Haaland, co-patrocinaram a inclusão da emenda no texto final os deputados democratas Ro Khanna (Califórnia), Hank Johnson (Georgia), Raul Grijalva (Arizona), Susan Wild (Pensilvânia), John Lewis (Georgia), Adriano Espaillat (Nova York) e Raskin (Maryland).

Comentários do Facebook
publicidade

Nacional

São Paulo terá feriado chuvoso e frio nesta sexta

Publicado

em

source
Previsão do tempo em São Paulo arrow-options
Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo – 4.8.19

Chuvas no feriado paulistano.

No feriado da Proclamação da República, nesta sexta (15), paulistanos e turistas precisarão lidar com uma São Paulo chuvosa e fria, informa o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). 

Leia também: Bolsonaro quis saber se príncipe era gay pouco antes de desistir dele como vice

A previsão do tempo é de temperatura mínima de 17ºC e máxima de 23ºC. O dia será úmido, com concentração de chuvas, principalmente, pela madrugada e manhã. O CGE também alerta que há chances de alagamentos e deslizamentos nas áreas de risco durante as precipitações.

Comentários do Facebook
Leia mais:  Israelenses deixam Brumadinho hoje e Bolsonaro agradece pelo apoio nos resgates
Continue lendo
Mulher28 minutos atrás

Mulher só descobre gravidez ao entrar em trabalho de parto

Erin Langmaid, 23 anos, foi surpreendida com uma gravidez inesperada no início do mês. A modelo australiana foi ao banheiro...

Economia1 hora atrás

Veja como garantir frete grátis para suas compras na Black Friday

Uma preocupação para muita gente que costuma ou pretende comprar na Black Friday é o custo do frete. Para a...

Política1 hora atrás

Fim do DPVAT é nova etapa do ‘complexo’ de Bolsonaro com o trânsito

arrow-options Valter Campanato/Agência Brasil Depois de atacar algumas das leis de trânsito, presidente pretende acabar com o seguro O presidente...

Mulher2 horas atrás

Por que é bom deixar o seu filho errar?

Errar é humano, essa é umas das frases mais clichês que existe, clichê e muito verdadeira, erramos e muito, começamos...

Nacional3 horas atrás

São Paulo terá feriado chuvoso e frio nesta sexta

arrow-options Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo – 4.8.19 Chuvas no feriado paulistano. No feriado da Proclamação da República, nesta sexta (15),...

Nacional3 horas atrás

A Carteira de Trabalho Digital anula o documento impresso? Tire suas dúvidas

arrow-options Divulgação Documento foi anunciado no segundo semestre de 2019. Idealizada para ser uma alternativa ao documento físico, a Carteira...

Mulher3 horas atrás

Horóscopo do dia: previsões para 15 de novembro de 2019

arrow-options Marcelo Dalla A mandala é desenhada pelo astrólogo Marcelo Dalla Leia também: Qual o signo mais buscado na web? Veja...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

Mais Lidas da Semana