conecte-se conosco



Economia

Deputados negociam inclusão de forças de segurança na reforma administrativa

Publicado

em


source
Arthur Maia deve apresentar a proposta na Câmara após o recesso
Cleia Viana/Câmara dos Deputados – 7.2.18

Arthur Maia deve apresentar a proposta na Câmara após o recesso

Deputados da base do governo querem beneficiar categorias, como policiais e guardas municipais , no bojo das mudanças que devem acontecer com a reforma administrativa . Em análise por uma comissão especial na Câmara, o relatório da proposta deve ser apresentado em agosto pelo deputado Arthur Maia (DEM-BA).

O benefício para essas categorias está sendo sugerida por emendas ao texto apresentadas no âmbito da comissão. A primeira foi protocolada pelo deputado Nicoletti (PSL-RR), do partido no qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito, e teve apoio de 215 deputados.

Essa emenda propõe a inclusão de “um mínimo”, segundo o próprio relator, de direitos e deveres de policiais na Constituição, como as regras para perda de cargo e para posse em outros cargos públicos. Esses direitos seriam regulamentados no futuro pelo Congresso, espera o parlamentar.

Com essa mudança constitucional, possíveis futuras mudanças nas regras ficariam mais difíceis, porque precisariam de aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) , que necessita de apoio de três quintos do Congresso em dois turnos de votação.

Na justificativa da emenda, o parlamentar defende que a atividade policial é peculiar e por isso seria necessário contemplar suas regras na Constituição.

Você viu?

“A Reforma Administrativa é o momento oportuno para que os ajustes nas carreiras policiais sejam realizados de forma que o Poder Judiciário não tenha que ser constantemente desafiado a interpretar a adequação ou não do que figura no capítulo dos servidores públicos (direitos e deveres) em relação aos profissionais de segurança pública, assim como o Legislador não tenha que fazer ajustes e contorcionismos redacionais para estabelecer um regime específico que atenda às características peculiares dos policiais”, diz a emenda.

A inclusão de policiais na Constituição engloba não só a Polícia Civil, Militar e Federal, mas os policiais rodoviários, a polícia científica, polícia penal, agentes de trânsito e guardas municipais.

Essa última categoria também é alvo de outras emendas, entre as 62 apresentadas. Uma delas é a do deputado Capitão Wagner (Pros-CE), que foi apoiado pelo presidente em sua campanha para a prefeitura de Fortaleza em 2020. A proposta é transformar as guardas municipais em órgãos de natureza policial.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que na prática as guardas municipais já tem uma atuação ligada à diminuição de criminalidade. O objetivo da emenda é que, assim como os policiais, as guardas municipais sejam considerados carreiras típicas de estado e protegidos de mudanças, como a retirada da estabilidade.

Comente Abaixo
Estadual23 minutos atrás

Justiça Estadual inicia na próxima terça-feira (03/08) júri popular do caso Gerson Camata

O julgamento de Marcos Venício Moreira Andrade terá início às 9h, no Fórum Criminal de Vitória. Começa na próxima terça-feira,...

Estadual23 minutos atrás

130 anos do Tribunal de Justiça do ES: depoimentos de servidores encerram o mês de comemoração

Margareth, Frederico, Sandra e Eufânia contam seus aprendizados e experiências vividas no judiciário. Para encerrar o mês de comemoração dos...

Estadual23 minutos atrás

Servidores do Judiciário devem participar de capacitação no Processo Judicial Eletrônico

Os atos de convocação foram publicados pela Presidência do TJES no e-diário da última quinta feira (29). No próximo mês...

Saúde23 minutos atrás

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (30) o pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária...

Estadual23 minutos atrás

Emes promove curso remoto: Tarefas de Secretaria de 1º Grau no PJe: Preparar Comunicação

Destinado a membros do PJES, curso acontece no dia 09 de agosto e será ministrado por Juliana Casoti e Márcia...

Entretenimento23 minutos atrás

Saiba quem foi eliminado da “Super Dança dos Famosos”

Reprodução Dandara Mariana, Tiago Abravanel, Viviane Araújo e Christiane Torloni Mais uma classificatória da terceira fase da ‘Super Dança dos...

Entretenimento28 minutos atrás

“Nunca gostei do VK”, diz viúva de MC Kevin

Instagram Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin A advogada Deolane Bezerra deu uma entrevista nesta quinta-feira (29) para falar sobre...

São Mateus

Regional

Estadual

Nacional

Policial

ENTRETENIMENTO

POLÍTICA

Esportes

Mais Lidas da Semana

error: O conteúdo está protegido !!